Os filmes e séries mais polêmicos de 2023
O ano de 2023 foi cheio de atrações nas plataformas de streaming que geraram bastante repercussão nas redes. São filmes e séries que polemizaram por conta dos seus temas, por fazerem abordagens de eventos históricos famosos ou até por terem sido fracassos retumbantes.
- Confira também: os 20 piores filmes de 2023
Quer conferir o que bombou (para o bem e para o mal) em 2023? Então confira a nossa lista abaixo.
6. Oppenheimer
Começanado a lista, temos Oppenheimer, filme dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Cillian Murphy, que conta a história do físico J. Robert Oppenheimer, considerado o "pai da bomba atômica".
As polêmicas geradas pelo filme dizem respeito a uma acusação de que a obra teria desrespeitado a memória das vítimas das bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Isso porque o seu lançamento se deu junto ao de Barbie, e o marketing das obras explorou bastante a brincadeira com a dobradinha "Barbenheimer". Por conta disso, o filme ainda não foi lançado no Japão, o que deve acontecer só em 2024.
5. Barbie
Não há dúvida: Barbie, de Greta Gerwig, foi o grande filme sensação em 2023. O live-action da boneca mais famosa do mundo nos apresenta ao mundo mágico das Barbies. Nesse contexto, a Barbie Estereotípica (Margot Robbie) começa a passar por experiências estranhas. Para conseguir entender o que está acontecendo com ela, a boneca precisa sair da Barbieland e ir para o "mundo real".
Como o filme tem um discurso empoderador das mulheres, houve muito debate sobre ele nas redes, assim como quem o acusasse de fazer "lacração". No fim de toda a discussão, restou apenas a certeza de que Greta Gerwig produziu um excelente filme.
4. The Crown
A sexta e última temporada de The Crown, que conta a história da família da rainha Elizabeth II, também chegou neste ano na Netflix. Em duas partes, os episódios cobrem os impactos da morte da princesa Diana para a família real e os eventos ocorridos na década de 2000, como o relacionamento do príncipe William e Kate Middleton, o Jubileu de Ouro da Rainha e o casamento do príncipe Charles e Camilla Parker Bowles.
The Crown também levantou alguma discussão por conta da representação de certas pessoas na história. Uma das acusações foi a de ter fantasiado o papel que Mohamed Al-Fayed teve no romance entre Diana e Dodi. Segundo matéria da BBC, o antigo porta-voz de Al-Fayed disse que era absurda a insinuação trazida pela série de que o pai de Dodi teria arquitetado o relacionamento do filho com a princesa.
3. The Idol
The Idol é a polêmica série lançada em 2023 por Sam Levinson, o criador do sucesso Euphoria, da HBO. Só que a atração chamou a atenção por um motivo bem negativo: ela foi considerada péssima e cancelada logo na primeira temporada.
Parece que tudo deu errado em The Idol. Para começar, a diretora Amy Seimetz deixou a produção em 2022, quando 80% dela já estava gravada, o que atrasou o lançamento. Além disso, a série foi acusada de ser pornográfica.
Leia mais: The Idol: nova série da HBO estreia com polêmicas e nota baixa
Fontes ouvidas pela revista Rolling Stone afirmaram que a gravação do programa havia “saído dos trilhos de maneira selvagem e repugnante”. Isso teria a ver com a entrada de Sam Levinson no projeto, que teria mudado totalmente o foco da proposta original e tornado a produção caótica e mal feita.
2. Round 6: O Desafio
O grande sucesso de Round 6 na Netflix fez com que a plataforma criasse um reality show baseado nela, chamado Round 6: O Desafio. A atração foi lançada em três partes, com a premissa sedutora de ser o reality show com o maior valor de prêmio já lançado. O ganhador leva para casa nada menos que US$ 4,56 milhões (aproximadamente R$ 21 milhões).
A graça do desafio é que ele se baseia nas mesmas provas executadas no programa original da Netflix, e que eram baseadas em brincadeiras infantis. Só que, claro, sem as mortes.
Mesmo angariando grande sucesso, Round 6: O Desafio levantou muitas polêmicas acerca de sua produção, que foi acusada de oferecer condições insalubres para os participantes. O jornal The Sun colheu depoimentos com competidores que disseram ter sofrido insolação e até se machucado durante as filmagens.
1. Som da Liberdade
Para encerrar, outro filme que polemizou bastante foi Som da Liberdade, obra protagonizada por Jim Caviezel e dirigida por Alejandro Monteverde. O longa foi realizado por uma produtora cristã, Angel Studios, e se propõe a contar as histórias vividas por Tim Ballard, um ex-agente especial do Departamento de Segurança Interna do governo dos Estados Unidos. Em 2013, ele teria comandado uma operação a fim de resgatar crianças de traficantes que comandavam uma rede de exploração sexual na Colômbia.
Contudo, o filme foi acusado de distorcer a história de Ballard para fins religiosos e políticos. Além disso, há quem acredite que o longa faça várias referências à QAnon, uma teoria da conspiração criada pela extrema-direita no país.
-
Assista The Idol no Amazon Prime
Teste Grátis o Amazon Prime
Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!
Categorias