O que é um filme ou série 'Original Netflix'? Veja exemplos
Quando você vê a etiqueta 'Original Netflix' em alguma capa de filme ou série, já se perguntou o que ela realmente significa? Isso indica que a Netflix está envolvida diretamente em sua produção e/ou distribuição pelo mundo.
Quando um filme ou série é classificado como 'Original Netflix', a plataforma pode ter financiado, desenvolvido ou adquirido exclusividade sobre o conteúdo. Você não encontrará essas produções em nenhum outro lugar, sendo exclusivas para os assinantes da Netflix, como House of Cards (2013), Orange is the New Black (2013) e BoJack Horseman (2014).
É importante ressaltar, porém, que existem exceções para a regra. A Netflix também pode perder filmes e seriados feitos em parceria com outras grandes empresas, como é o caso da Marvel, que retirou produções como Demolidor do streaming para disponibilizar no Disney+.
Exemplos de produções originais da Netflix
Dentre filmes e séries, a Netflix lança dezenas de produções originais mensalmente em seu streaming. Com isso, vale a pena relembrar as principais produções que carregam este selo.
- Netflix mais cara? Veja como nova lei vai impactar streaming no Brasil.
Conheça alguns exemplos marcantes de produções que carregam esse rótulo na plataforma de streaming, que já possui mais de mil títulos dessa categoria em seu catálogo!
Stranger Things (2016)
A série que nos apresentou ao grupo de crianças que conquistaram nossos corações! Stranger Things (2016) mistura aventura, suspense e nostalgia dos anos 80 na cidade fictícia de Hawkins, Indiana, com sua trama iniciada pelo desaparecimento de Will e eventos sobrenaturais na região.
Podemos dizer que a série é uma verdadeira produção Original Netflix, pois a criação dos irmãos Duffer foi encomendado, produzido e distribuído pela plataforma preta e vermelha.
'Stranger Things' (2016) é uma produção original da Netflix que se tornou um fenômeno cultural.Fonte: Netflix/Reprodução
Ozark (2017)
A série dramática Ozark (2017) é mais uma produção que está na mesma categoria que Stranger Things (2016). Intensa e cheia de reviravoltas, a história acompanha a família Byrde, que se muda para a região dos Lagos Ozark para lavar dinheiro para um cartel de drogas.
Esse Original Netflix de quatro temporadas conquistou crítica e público pela sua trama envolvente e performances excepcionais com Jason Bateman, Laura Linney e companhia.
Operação Final (2018)
O filme de ação e comédia Operação Final (2018) estrela Oscar Isaac e Ben Kingsley, sob a direção de Chris Weitz, em um enredo sobre a captura de um dos principais organizadores do Holocausto, Adolf Eichmann. Um thriller com altas doses de tensão disponível como Original Netflix.
Round 6 (2021)
A série Round 6 (2021) é uma produção sul-coreana que custou à Netflix cerca de 2,4 milhões de dólares por episódio. Mas o gasto valeu a pena: a série gerou um lucro de quase 1 bilhão de dólares para a plataforma e aumentou em US$ 900 milhões o valor de mercado da Netflix.
No enredo, estranhos são atraídos para um jogo mortal, com apostas altas e luta pela sobrevivência que são de arrepiar. De forma surpreendente, Round 6 se tornou rapidamente uma favorita do público, superando o recorde de Bridgerton (2020) como a série mais assistida da história da Netflix.
Raio Negro (2018)
Em Raio Negro (2018), Jefferson Pierce, um herói aposentado conhecido como Raio Negro, é forçado a voltar à ativa para proteger sua comunidade. Embora seja uma produção da DC, a Netflix a distribui internacionalmente, tornando-se uma escolha popular para os fãs de aventuras superpoderosas.
Frontier (2016)
A série histórica Frontier (2016), que explora o comércio de peles na América do Norte no século XVIII, é um exemplo de produção Original Netflix que também é co-produzida com outros estúdios para que sua distribuição seja exclusiva para outras regiões fora do país de origem.
No caso de Frontier, essa colaboração com a Discovery resultou em uma trama fascinante e em uma visão única desse período da história para o público que não mora no Canadá.
Black Mirror (2011)
Embora as duas primeiras temporadas de Black Mirror (2011) tenha começado no Channel 4, a Netflix adquiriu os direitos de distribuição exclusiva e passou a produzir os próximos episódios e transmitir mundialmente.
A antologia de ficção científica mergulha nas implicações sombrias e futuros distópicos da tecnologia. Uma escolha cativante para os amantes de histórias provocativas e intrigantes.
Até o momento, a série Black Mirror (2011) tem 6 temporadas no streaming.Fonte: Netflix/Reprodução
Com tantos exemplos de filmes e programas de TV, ficou mais fácil entender o que significa ser um 'Original Netflix', certo? Agora, quando você se deparar com um "N" vermelho no canto das imagens que estampam o catálogo da plataforma, terá certeza de que se trata de um conteúdo que a Netflix teve uma participação ativa, seja na sua produção ou distribuição!
Essa foi apenas uma das maneiras que o streaming encontrou para proporcionar aos espectadores uma ampla variedade de opções. Fique ligado na próximas novidades da Netflix aqui no Minha Série, veja a lista com os 6 lançamentos de peso que estreiam nesta semana na plataforma!
Fontes
Categorias