Filme do Homem de Ferro já mencionava X-Men e Homem-Aranha em 2008; veja cena
O lançamento do box de filmes Infinity Saga, que reúne todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) até Vingadores: Ultimato, trouxe extras interessantes. Um dos materiais exclusivos contidos na edição de colecionador é uma série de cenas alternativas que acabaram descartadas pela Marvel.
A cena inédita mais peculiar é a pós-créditos de Homem de Ferro, filme de 2008 que começou todo o MCU. A conversa de Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Nick Fury (Samuel L. Jackson) cita os Vingadores pela primeira vez e dá pistas sobre o que veríamos nos anos seguintes.
Porém, a versão alternativa dessa conversa é um pouco diferente. Ela mostra o diretor da S.H.I.E.L.D. com ainda menos paciência para lidar com o bilionário — e citando personagens da editora que no momento não estavam garantidos nas futuras produções.
O diálogo alternativo entre Nick Fury e Tony Stark
Na cena divulgada, o começo é o mesmo da tomada oficial: após derrotar Obadiah Stane (Jeff Bridges) e contar ao mundo que é o Homem de Ferro em uma entrevista, Stark entra em seu escritório e se depara com a misteriosa figura de Fury já esperando por ele.
Só que o personagem de Samuel L. Jackson está sem paciência e cita outros problemas recentes que ele teve que lidar. Especificamente, ele menciona Hulk, o Homem-Aranha e os X-Men.
An alternate post-credit scene where Nick Fury mentions gamma accidents, radioactive bugs bites and assorted mutants.
— All Marvel, All the Time (@historyofthemcu) December 14, 2023
???????? ?????? (????????) pic.twitter.com/etrbjFLZSS
"Como se acidentes com raios Gamma, mordidas de insetos radioativos e diversos mutantes não fossem o bastante, eu preciso lidar com um pirralho mimado que não brinca bem com os outros e gosta de ficar com todos os brinquedos para si mesmo", dispara Fury.
Ao ser questionado por Stark "o que exatamente eles estariam vingando" na iniciativa Vingadores, o diretor é objetivo: "qualquer coisa que quisermos".
O que mudou na Marvel desde então?
No início dos planos para o MCU, é possível que a Marvel já planejasse formas de adicionar esses personagens ao cânone dos filmes. Entretanto, a missão de provou bem difícil: naquele momento, o Homem-Aranha continuava com os direitos cinematográficos vinculados totalmente à Sony, enquanto os X-Men eram de propriedade da Fox nas telonas.
Apenas o Hulk teve os direitos devolvidos à própria Marvel e virou o segundo filme do MCU: O Incrível Hulk, de 2008, com Edward Norton no papel principal.
O Incrível Hulk (2008).Fonte: Disney
Nos anos seguintes, a Disney comprou não apenas a Marvel como a Fox, o que significa que os direitos de adaptação dos X-Men voltaram a pertencer ao estúdio. Apesar de menções esporádicas nas últimas produções, os personagens da saga ainda não têm previsão para ganhar filmes ou séries na cronologia.
Já a Sony costurou um acordo com a Marvel para que o Homem-Aranha pudesse aparecer no MCU normalmente.
-
Assista filmes e séries da Marvel no Disney Plus
Conheça o Disney Plus
O streaming conta com os clássicos e lançamentos da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic e muito mais. Assista séries e filmes exclusivos!
Fontes
Categorias