A Milhões de Quilômetros: conheça história real que inspirou filme
Em um mergulho cativante pelo espaço e pela extraordinária história real de José Moreno Hernández, o Prime Video nos presenteou em 2023 com o filme A Milhões de Quilômetros (A Million Miles Away), obra que transcende a ficção para contar a trajetória inspiradora do primeiro astronauta da NASA filho de imigrantes mexicanos. O longa foi dirigido por
Alejandra Márquez Abella e traz o ator Michael Peña no papel central.
Mas, afinal, quem foi José Moreno Hernández? Qual é a história verdadeira que inspirou o filme A Milhões de Quilômetros? Abaixo, saiba tudo sobre o tema!
A Milhões de Quilômetros: a jornada de José Moreno Hernández
Nascido em 1962, na Califórnia, Hernández enfrentou uma infância marcada por desafios. Filho de trabalhadores agrícolas, o dinheiro era escasso e a estabilidade era um luxo que sua família não conhecia. Em A Milhões de Quilômetros, testemunhamos a crueza da vida de Hernández, onde a falta de recursos e a natureza nômade de sua família moldaram uma infância emocionalmente e psicologicamente desafiadora.
O filme do Prime Video não suaviza as dificuldades, destacando o momento em que Hernández, com apenas 12 anos, aprendeu a falar inglês. Engajado nas atividades agrícolas da família, suas aspirações transcendiam as expectativas impostas pela realidade que o cercava.
Como um estudante nômade, enfrentou um sistema educacional complicado, mas sua determinação não vacilou. O brilhantismo de Hernández o conduziu da obscuridade do Vale Central para uma jornada acadêmica impressionante, culminando em um mestrado em Engenharia pela University of the Pacific e U.C. Santa Barbara.
O filme destaca que o sonho de Hernández de se tornar astronauta foi concebido em 1972, quando ficou fascinado pela última missão Apollo. Contudo, o caminho para a NASA não foi uma jornada fácil. A Milhões de Quilômetros revela que Hernández enfrentou 11 recusas antes de ser aceito no programa espacial, em sua décima segunda tentativa.
A abordagem direcional de Alejandra Márquez Abella, embasada em fatos, mas com pequenos retoques para garantir a trajetória emocional, traz autenticidade à tela. Hernández, inclusive, elogiou a cineasta por representar não apenas sua história individual, mas também o esforço coletivo de uma comunidade.
Aos 46 anos, Hernández finalmente realizou seu sonho, sendo selecionado como especialista de missão na STS-128 em 2008. O filme destaca a emocionante jornada de 14 dias que culminou em 11 de setembro de 2009, marcando-o como o primeiro astronauta a usar o espanhol no espaço, tuitando: "Microgravidade é ótima." Hoje, aos 61 anos, Hernández continua a desafiar expectativas. Após concorrer ao Congresso em 2012, ele e sua família dirigem a Tierra Luna Cellars, uma vinícola em Lodi, Califórnia.
Hernández, agora Regente da Universidade da Califórnia, motiva outros compartilhando sua jornada extraordinária como palestrante. Nesse sentido, A Milhões de Quilômetros não é apenas um filme sobre um astronauta, mas sobre um herói improvável que prova que os sonhos, independentemente de suas origens, podem transcender as estrelas.
Fontes
Categorias