Filme brasileiro do Oscar 2024 será lançado na Netflix! Conheça Retratos Fantasmas
O documentário Retratos Fantasmas, do diretor Kleber Mendonça Filho, foi a aposta do Brasil para concorrer a uma vaga no Oscar 2024 na categoria "Melhor Filme Internacional". Mas antes mesmo do evento acontecer, você poderá conferir o longa de sucesso na Netflix em novembro.
Retratos Fantasmas ficou entre os cinco pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para concorrer à premiação mais importante do entretenimento e foi o grande selecionado para representar o país.
Vitrine Filmes/DivulgaçãoFonte: Vitrine Filmes
Sobre o que é Retratos Fantasmas?
O filme brasileiro tem como cenário o centro da cidade de Recife, capital de Pernambuco, durante o século 20. Retratos Fantasmas expõe a história da região a partir de fotos, vídeos e imagens de arquivo que registram a importância do cinema na comunidade da época.
As idas da população aos cinemas faziam parte de um fenômeno chamado "cinemagoing", que basicamente consistia nas salas de exibição sendo espaços de convívio rotineiros. Filho comenta que o documentário funciona como uma amostra da nossa relação com as cidades, da nossa percepção dos processos de transformação e da metamorfose do lugar em que moramos.
O cineasta completa dizendo que Retratos Fantasmas não tem como objetivo ser saudosista, afinal os processos de mudança das cidades acontecem naturalmente, considerando o fenômeno como "quase biológico".
- Confira também: 12 melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix
"A cidade do Recife teve a sua história marcada pelo cinema. Depois do período áureo, em que as pessoas entravam em comunhão diante de uma telona na sala escura, esses templos se tornaram ruínas indicativas do nosso presente", diz a sinopse oficial do documentário Retratos Fantasmas.
Retratos Fantasmas: produção e repercussão internacional
O filme estreou no Brasil no dia 23 de agosto sob direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho, um dos cineastas mais renomados do Brasil, que também assina tramas de sucesso como Bacurau, Aquarius, O Som ao Redor, entre outros filmes.
A produção do possível indicado ao Oscar é de Emilie Lesclaux, a cinematografia de Pedro Sotero e a edição de Matheus Farias. A produtora é a CinemaScópio e a distribuição ficou por conta da Vitrine Filmes.
Retratos Fantasmas se passa nos cinemas de RecifeFonte: Vitrine Filmes/Divulgação
Kleber Mendonça Filho também viu os frutos do documentário em outras premiações e festivais. Retratos Fantasmas foi destaque no Festival de Cannes, Sydney Film Festival, Munich Film Festival, New Zealand International Film Festival, Santiago Festival Internacional de Cinema, New York Film Festival, entre outros.
O documentário Retratos Fantasmas estreia na Netflix no dia 2 de novembro, mas você também pode conferir o filme por compra (R$ 29,90) ou aluguel (R$ 14,90) nas plataformas Apple TV, Prime Video e Google Play.
Fontes
Categorias