A Queda da Casa de Usher: a suposta história real por trás da série da Netflix
O mês de outubro, conhecido por ser o mês mais arrepiante do ano por conta do Halloween, chegou com tudo na Netflix, com o lançamento de uma série de terror que tem rendido bastante hype. Estamos falando de A Queda da Casa de Usher (The Fall of the House of Usher), nova obra do diretor e roteirista Mike Flanagan, que também é o idealizador de A Maldição da Residência Hill (2018) e Missa da Meia-Noite (2021).
Lançada na última quinta-feira, A Queda da Casa de Usher tem a seguinte sinopse: "Os impiedosos irmãos Roderick e Madeline Usher construíram a Fortunato Pharmaceuticals em um império de riqueza, privilégio e poder. Mas segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer nas mãos de uma misteriosa mulher de sua juventude."
Com cenas de fazer qualquer um pular do sofá, a série é repleta de reviravoltas e mistérios. Porém, a dúvida que tem surgido nas mentes de muitos espectadores é: A Queda da Casa de Usher é baseada em uma história real? Abaixo, veja o que descobrimos sobre o tema!
A Queda da Casa de Usher: série da Netflix explora caso real?
A Queda da Casa de Usher foi inspirada, primeiramente, em um conto de mesmo nome do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, conhecido por adicionar elementos sombrios às suas obras. O conto gótico em questão foi publicado pela primeira vez em 1839, na revista Burton's Gentleman's Magazine e é centrado, assim como a série da Netflix, nos personagens Roderick e Madeline Usher.
Na história original de Poe, uma pessoa não identificada recebe uma carta de um velho amigo de infância, Roderick, que pede para visitar sua casa, pois está doente. Quando ele chega ao local, é revelado que a irmã de Roderick, Madeline, também está enferma.
A Queda da Casa Usher traz história macabra inspirada em contos do autor Edgar Allan Poe (Foto: Netflix)
A partir daí, uma série de fatos estranhos começa a se desenrolar, com os três personagens da publicação entrando em uma espiral de loucura e de decisões equivocadas. No final, os irmãos morrem e o narrador consegue fugir, mas vê a casa ruir, se dividir em duas e cair em um lago.
E é aí que entra a parte curiosa desse caso todo: muitos creem que Poe, quando escreveu "A Queda da Casa de Usher", se inspirou em um edifício real, chamado Hezekiah Usher House, localizada em uma propriedade em Boston, nos Estados Unidos.
Segundo afirma a revista Esquire, algumas fontes confirmaram que o proprietário do espaço teria visto um marinheiro e sua esposa juntos em sua propriedade e reagiu enterrando-os dentro dela (algo que acontece no conto de Poe, quando Roderick enterra Madeline).
Segundo a reportagem, quando a Casa Usher foi demolida, em 1830, dois corpos foram encontrados abraçados em uma cavidade na adega. Contudo, há quem diga que isso tudo não passe de um boato macabro.
Seja como for, tanto a série da Netflix como o conto de Poe e o suposto caso que o inspirou são igualmente assustadores!
--
Livro A queda da casa de Usher, Edgar Allan Poe
Livro A queda da casa de Usher, Edgar Allan Poe
Uma mansão gótica está em ruínas e aos poucos afunda no pântano sob ela. Seus moradores estão doentes e deslizando para o mundo da loucura. Acompanhe a história da queda da casa de Usher.
Fontes
Categorias