7 curiosidades sobre Homem de Ferro, o primeiro filme do MCU
O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla original em inglês) é formado por vários filmes e séries, separados por fases e arcos de personagens — muitas vezes exigindo que você veja produções anteriores para entender alguns acontecimentos.
Só que tudo isso não teria começado sem Homem de Ferro, filme de 2008 que inaugurou as produções da empresa, antes mesmo da compra pela Disney. Ele foi tão bem recebido por público e crítica que incentivou a editora a investir na área, chegando no império do entretenimento atual.
Para celebrar os 15 anos do lançamento do filme, confira a seguir algumas curiosidades sobre Homem de Ferro e a repercussão desse pioneiro do MCU.
1. O filme reviveu a carreira de Robert Downey Jr.
Se hoje Robert Downey Jr. é celebrado por viver o bilionário Tony Stark, poucos imaginavam que ele seria capaz de fazer um bom trabalho — tanto que ele foi considerado o "maior risco do MCU" segundo o chefe da divisão, Kevin Feige.
Downey Jr.Fonte: GettyImages
Isso porque, apesar de ser considerado um ótimo ator e tendo um Oscar por Chaplin em 1993, ele estava em volta de problemas com drogas e sucessivas prisões, afastado de grandes papéis. A atuação na Marvel, entretanto, "relançou" o astro e ajudou ele a superar as dificuldades, voltando a grandes produções em Sherlock Holmes e Oppenheimer, por exemplo.
2. O ator não era a única escolha para o papel
Você conseguiria imaginar outra pessoa no papel de Homem de Ferro? Isso hoje parece difícil, mas foram muitos os nomes considerados na época.
O diretor do filme, Jon Favreau, insistiu no ator, porém encontrou resistência por parte do estúdio. Ele chegou a testar Clive Owen (Filhos da Esperança, American Crime Story) e Sam Rockwell como o protagonista. O segundo até entrou na franquia em Homem de Ferro 2, como o vilão Justin Hammer.
3. A adaptação era pensada desde os anos 90
Apesar de passar longe de ser popular na Marvel em comparação com outros heróis, o Homem de Ferro estava nos planos de virar filme bem antes de 2008. Porém, a produção seria nos moldes de X-Men e Homem-Aranha, com outro estúdio licenciando os direitos dos personagens.
Nomes como Universal, New Line e Fox chegaram a conversar com a Marvel ou até fechar acordos pelo projeto, mas nenhum deles saiu do papel. Em 2004, os direitos retornaram para a editora, que decidiu fazer ela mesma a adaptação.
4. Os diálogos são cheios de improvisos
Se muitas das falas de Tony Stark, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e Obadiah Stane (Jeff Bridges) parecem fluídas, dinâmicas e realistas, parte da "culpa" foi do diretor Jon Favreau.
Stane (Jeff Bridges) ameaça Tony Stark.Fonte: Marvel
Por conta de atrasos na produção, ele não terminou o roteiro a tempo e iniciou as filmagens com muitas das falas incompletas ou ausentes, deixando o elenco improvisar boa parte do diálogo. Nem todos ficaram felizes com a ideia: Bridges, que tem métodos mais tradicionais de atuação, se incomodou no início com a ausência de roteiro e ensaios, mas depois usou isso para trabalhar sentindo menos pressão.
5. As armaduras são de um mestre do setor
Homem de Ferro dificilmente funcionaria se as armaduras do personagem não ficassem bem na tela. E isso aconteceu, porque a Mark-1 (que é cinza e propositalmente desengonçada) e a Mark-3 (com o visual clássico nas cores amarela e vermelha) são alguns dos destaques técnicos do filme.
Um dos testes de visual com o diretor (à direita).Fonte: Marvel
A construção das armaduras, que foram feitas na íntegra para serem usadas por Downey Jr. e tinham versões em metal e borracha, ficou a cargo de uma lenda dos efeitos visuais. O estúdio contratado foi o de Stan Winston, responsável por produções como Jurassic Park, Aliens: O Resgate e O Extermiandor do Futuro 2: O Julgamento Final, entre muitas outras.
O modelo original da Mark-3 foi roubado e está desaparecido até hoje.
6. Samuel L. Jackson era a escolha óbvia para Nick Fury
Outra escalação do elenco que Favreu considerava importante era a do agente Nick Fury, diretor da SHIELD. Mesmo tendo apenas uma cena de curta duração, o personagem seria o embrião do MCU e reaparecia várias vezes ao longo da franquia.
Samuel L. Jackson.Fonte: GettyImages
O escolhido foi Samuel L. Jackson (Pulp Fiction, Serpentes a Bordo) e os quadrinhos contribuíram bastante para isso. Afinal, na reimaginação dos personagens durante o universo Ultimate, Fury é um homem negro com a fisionomia claramente inspirada na aparência do ator, que é fã de gibis e concordou com a homenagem.
7. O filme foi indicado a dois Oscars
Filmes da Marvel estão cada vez mais conseguindo indicações ao Oscar, incluindo categorias mais prestigiadas. O que poucos lembram é que até o primeiro longa-metragem do MCU chegou na premiação.
Homem de Ferro competiu em Melhores Efeitos Visuais e Melhor Edição de Som, mas perdeu ambos os prêmios para O Curioso Caso de Benjamin Button e Batman: O Cavaleiro das Trevas, respectivamente.
Fontes
Categorias