Ator Michael Gambon, o Dumbledore em Harry Potter, morre aos 82 anos
O ator Michael Gambon, famoso por interpretar o icônico personagem Albus Dumbledore na franquia de filmes Harry Potter, morreu aos 82 anos na madrugada desta quinta-feira (28).
A notícia foi confirmada pela família do artista em nota divulgada pela agência de notícias PA Media. Segundo o comunicado, Gambon morreu "pacificamente no hospital".
O ator começou a carreira em Londres, como membro de um grupo de teatro amador, aos 21 anos. Na década de 1980, protagonizou a série The Singing Detective, que lhe rendeu um prêmio BAFTA. Gambon também ganhou três prêmios Olivier e dois prêmios Screen Actors Guild Awards por Gosford Park e O Discurso do Rei, respectivamente.
Gambon ficou mais conhecido ao assumir o papel do bruxo em Harry Potter, logo após a morte de Richard Harris, em 2002, que participou dos dois primeiros longas da franquia no papel de Dumbledore. Além disso, o ator tem em seu currículo outras produções de peso, como O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989) e O Discurso do Rei (2010).
Categorias