CSI: 6 histórias de crimes reais que inspiraram episódios da série
CSI: Crime Scene Investigation é uma série que foi produzida entre os anos de 2000 e 2015, gerando 15 temporadas muito bem sucedidas. Em momentos de pico de audiência, um episódio de CSI chegava a ser assistido por 26 milhões de americanos e 63 milhões de pessoas no mundo todo.
O segredo de tanto sucesso certamente era uma combinação inteligente: a série misturava investigação policial com ciências forenses. Foram centenas de casos que foram desvendados por policiais e técnicos que usavam os métodos mais incríveis para descobrir a verdade por trás de um determinado crime.
Nem todo mundo sabe, mas muitos casos que foram mostrados em CSI tiveram inspirações em crimes reais. A seguir, você confere 6 episódios em que isso aconteceu.
1. A morte de Candace Newmaker
(Fonte: Wikipedia)Fonte: Wikipedia
Na temporada 2, o episódio Overload fala de uma terapeuta que usa métodos estranhos para tratar uma criança diagnosticada com transtorno de apego reativo, que se caracteriza por um padrão de comportamentos inapropriados de vínculo durante o desenvolvimento infantil. A terapeuta tenta usar uma chamada técnica de renascimento, na qual o menino é sufocado e acaba morrendo. Para salvar sua carreira, ela conta para a equipe de CSI que ele teve uma convulsão e bateu a cabeça, falecendo por acidente.
A história se baseia no caso de Candace Newmaker, que passou pelo mesmo tratamento no ano de 2000. Isso a levou a ser morta durante uma sessão de terapia de 70 minutos, comandada por uma terapeuta chamada Connell Watkins. No método usado, a menina foi enrolada em uma flanela para representar um útero, e instruída a se libertar. Só que ela não conseguiu sair, acabou perdendo a consciência e morrendo mais tarde.
2. O assassinato da irmã Margaret Ann Pahl
(Fonte: Cinemaholic)Fonte: Cinemaholic
Na temporada 7, o episódio intitulado Double Cross mostra a investigação de um crime horrível: o de uma freira que foi assassinada e posicionada como se estivesse crucificada. A suspeita é de que ela tenha sido estrangulada por um padre com o uso de um rosário.
A história encontra inspiração em um caso real: a morte da irmã Margaret Ann Pahl, que foi assassinada na capela de um hospital em 1980, quando tinha 71 anos. Ela foi estrangulada e esfaqueada 31 vezes. Logo descobriu-se que o assassino era um colega, um padre chamado Gerald Robinson - que chegou a conduzir a sua missa de sétimo dia.
3. Massacre no templo em Arizona
(Fonte: AZCentral)Fonte: AZCentral
Na 2ª temporada, o episódio Felonious Monk mostra a equipe de CSI investigando a execução de vários monges dentro de um mosteiro. Inicialmente, imagina-se que eles tenham sido vítimas de um assalto, mas logo surge a desconfiança de que poderia haver ali alguma ação interna.
O episódio remete ao massacre ocorrido no Arizona em 1991, quando nove pessoas foram encontradas mortas dentro de um templo budista. Mas, diferente do que ocorreu em CSI, o crime real foi consequência de um assalto. Na época, dois adolescentes invadiram o templo para roubar, mas um deles ficou paranoico e resolveu começar a matança.
4. Suicídio em massa
(Fonte: IMDB)Fonte: IMDB
Na temporada 6, o episódio Shooting Stars fala da questão dos cultos religiosos. Grissom e Sara são chamados para investigar o caso de um aparente suicídio em massa que aconteceu em um culto. Entretanto, eles começam a desconfiar de um possível assassinato quando encontram 12 leitos, sendo que havia 11 mortos.
A referência deste episódio é o caso do culto Heaven's Gate, liderado por Marshall Applewhite. Em 1997, ele convenceu 39 pessoas a se suicidarem pois uma nave espacial estaria esperando para levá-los para o céu.
5. O assassinato de Kathleen Peterson
(Fonte: People)Fonte: People
Na 6ª temporada, o episódio Bite Me mostra um crime em que uma mulher é encontrada morte ao pé de uma escada. Seu marido afirma que ela se acidentou e caiu. Contudo, a quantidade exagerada de sangue faz com que a equipe de CSI fique desconfiada. Aos poucos, eles vão descobrindo segredos sinistros que incriminam o homem.
O caso real que inspirou o episódio envolve a morte de Kathleen Peterson, que também foi encontrada morta ao pé de uma escada de sua casa. Seu marido, Michael Peterson, acabou sendo incriminado pelo assassinato. A história também foi contada na série The Staircase, da Netflix.
6. O crime de Peter Braunstein
(Fonte: New York Daily News)Fonte: New York Daily News
Na temporada 6, o episódio I Like to Watch fala do caso de um homem que se passou por bombeiro para entrar na casa de mulheres e estuprá-las. A história se baseia no caso real de Peter Braunstein, um jornalista de moda que, na noite do Halloween em 2005, colocou uma roupa de bombeiro e foi até a casa de uma ex-colega de trabalho.
Usando uma máscara, ele disse para a colega que estava acontecendo um incêndio no prédio. Em seguida, Braunstein convenceu a mulher a abrir a porta, e passou 13 horas torturando-a e estuprando-a.
--
Assista C.S.I. no Amazon Prime Video
Teste Grátis o Amazon Prime
Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!
Fontes
Categorias