O Urso: entenda o significado das tatuagens de Carmy
De volta para a segunda segunda temporada, a série The Bear (O Urso), da FX, tem como mote acompanhar a vida de Carmy (vivido por Jeremy Allen White), um chef de cozinha sofisticado que retorna para casa quando seu irmão mais velho morre e ele "herda" o restaurante da família. Na primeira temporada, o vimos lutando contra seus próprios demônios, além da própria zona do estabelecimento, para conseguir fazer o restaurante continuar de pé.
Carmy (apelido para Carmen Berzatto) é cheio de tatuagens nos braços. Elas carregam vários significados dentro da série. Uma curiosidade: elas não são reais, e foram criadas pelo Jeremy Allen White, com o apoio de um amigo, o tatuador Ben Shields, que as desenhou.
Shields conta que inicialmente pensou em 75 tatuagens para Carmy, mas elas acabaram diminuindo em quantidade. Neste texto, compartilhamos quais são os significados de 8 tattoos que Carmy leva no corpo.
1. A tatuagem “773” representa as raízes de Carmy
(Fonte: FX)Fonte: FX
Em entrevista ao portal Pop Sugar, Ben Shields revelou que a tatuagem “773” que Carmy carrega no bíceps representa o código de área de Chicago. A ideia é que ela tenha sido feita há muito tempo, possivelmente sendo a primeira que Carmy realizou.
Seu sentido é bastante óbvio: o número representa o apego de Carmy às origens, já que sua infância o moldou e o fez ser quem ele é. É provável que ele tenha tatuado antes de ir para Nova York e se tornar um grande chef, para que nunca se esquecesse de sua origem.
2. O anjo e o ceifador: os dois lados de Carmy
(Fonte: FX)Fonte: FX
Carmy tem duas tatuagens que parecem se complementar: dois anjos em um braço e um ceifador segurando uma garrafa de bebida no outro. Ben Shield menciona que as duas, que representam imagens contrastantes, falam da "luz e escuridão" do personagem. Carmy, portanto, é cheio de contradições: por mais que ele tente não repetir os erros da família, há momentos em que isso acaba acontecendo.
3. Caracol: dois momentos da vida do personagem
(Fonte: FX)Fonte: FX
O personagem também leva no antebraço uma tatuagem de um caracol em que está escrito "Live Fast" — o que é uma espécie de ironia, uma vez que este é um animal bem lento. É provável que o caracol represente a vida de Carmy antes de se mudar de Chicago, em que a estagnação e os conflitos familiares o "atrasavam".
Já o "Live Fast" se refere à sua vida profissional acelerada depois que ele começou a ser um chef profissional, tendo que entregar seu trabalho sempre em situações de pressão.
4. A faca na mão: os sacrifícios feitos por Carmy
(Fonte: FX)Fonte: FX
Na mão direita, Carmy tem uma tatuagem de uma faca de chef apunhalando uma mão. Embora Ben Shields não dê explicações bem claras sobre isso, ela pode simbolizar as lutas de Carmy como chef.
Na primeira temporada, nós vimos que ele teve que fazer muitos sacrifícios para se tornar um chef brilhante, além de ter adquirindo transtorno de estresse pós-traumático por causa dos ambientes tóxicos em que trabalhou. Por isso, ela pode representar os sofrimentos que teve ao seguir esse caminho.
5. "SOU": estado de urgência
(Fonte: FX)Fonte: FX
Nos dedos de uma mão, Carmy tatuou "SOU", sigla que quer dizer "estado de urgência" (em inglês, state of urgency). Em um episódio de The Bear, o personagem é visto escrevendo essa expressão em um papel. Provavelmente é uma lembrança de todos os riscos que envolvem o trabalho de um chef e administrador de restaurante.
6. Peixe com ampulheta: nada dura para sempre
(Fonte: FX)Fonte: FX
A tatuagem mais misteriosa de Carmy é a que mostra um peixe com uma ampulheta no seu centro. É difícil chegar a uma conclusão sobre o seu significado, mas é possível lembrar que os peixes são símbolos de movimento, fluxo e renovação, por conta de sua associação com a água.
Já a ampulheta pode apontar à lembrança da impermanência do tempo, e que ele sempre acaba. Provavelmente Carmy tatuou isso para lembrar que seu tempo é sempre limitado e que ele deve aproveitá-lo ao máximo.
7. O globo no copo medidor: o sentido da vida de Carmy
(Fonte: FX)Fonte: FX
No braço esquerdo de Carmy, há uma tatuagem que mostra um globo dentro de um copo medidor. O globo, obviamente, remete à ideia do mundo e da amplitude. Como está inserido dentro de um elemento da culinária, o copo, provavelmente a tatuagem significa que cozinhar tem muita importância para ele, definindo a sua própria vida.
8. A flor: a conexão com seu irmão Mikey
(Fonte: FX)Fonte: FX
Carmy, por fim, tem uma tatuagem de flor, que parece homenagear o seu irmão Mikey. Sua imagem lembra uma miosótis, que é uma flor herbácea, natural do clima temperado europeu, que também é conhecida como "não-me-esqueças". Símbolo de fraternidade, ela pode apontar à lembrança e à ligação que os dois irmãos tinham antes de Mikey falecer. Por conta disso, provavelmente é a tatuagem mais importante para Carmy.
Fontes
Categorias