Funcionários de efeitos visuais da Marvel pedem por sindicalização
A equipe responsável pelos efeitos visuais de produções da Marvel Studios votou a favor da sindicalização do setor. Segundo a Variety, os mais de 50 funcionários que prestam serviços ao estúdio assinaram autorizações para se sindicalizar a IATSE, a Aliança Internacional de Teatro e Funcionários de Palco, sindicato que representa os funcionários que trabalham nos bastidores da indústria televisiva e cinematográfica.
Com o sindicato, a expectativa é que os funcionários de efeitos visuais se juntem à atual greve de Hollywood, que já conta com os sindicatos de roteiristas e de atores e atrizes, para pedir por melhores salários e jornadas de trabalho mais humanizadas.
O organizador do sindicato Mark Patch ressaltou que esta é a primeira vez que os trabalhadores da área pedem por representação trabalhista.
"Por quase meio século, trabalhadores na indústria de efeitos visuais foram barrados de proteções e benefícios garantidos aos seus colegas de trabalho desde o começo da indústria cinematográfica. Esse é um primeiro passo histórico, mostrando que os trabalhadores dos efeitos visuais estão dispostos a se unir para reivindicar respeito pelo nosso trabalho", comentou Patch.
A expectativa é que os funcionários de efeitos visuais se juntem à atual greve de Hollywood (Reprodução/GettyImages)
A coordenadora de efeitos visuais da Marvel, Bella Huffman, também falou sobre os problemas enfrentados pelos artistas nos últimos anos. “Não temos prazos dignos, horas de trabalho bem definidas e nem salários justos. O departamento de efeitos visuais precisa se tornar um ambiente sustentável e seguro para todos que sofrem há tempo demais, e para todos os novatos saberem que não serão explorados.”
Denúncias
Em julho do ano passado, a Marvel foi acusada de oferecer um ambiente de trabalho insalubre para a equipe de efeitos visuais. A denúncia veio à tona quando os espectadores notaram a queda na qualidade do CGI nas séries e filmes do MCU, como She-Hulk, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Doutor Estranho.
Segundo um artista que presta serviços de efeitos visuais para o estúdio, os resultados ruins são consequências das práticas abusivas por parte da Marvel, que "pede grandes mudanças nos projetos semanas antes do lançamento".
Além disso, o profissional revelou que o estúdio tende sempre a diminuir os custos com CGI, contratando um número mínimo de funcionários. “Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de dez artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu”, relatou.
--
Assista filmes e séries da Marvel no Disney Plus
Universo Marvel no Disney Plus
Assista as novidades do Universo Marvel. Séries, filmes e curtas originais do universo Star Wars, Marvel, Pixar, National Geographic no Disney+.
Categorias