Som da Liberdade: entenda o final do filme disponível no Prime Video
Baseado em uma história real, o filme Som da Liberdade, estrelado por Jim Caviezel (de A Paixão de Cristo), chegou recentemente ao Amazon Prime Video no Brasil. Após passar pelos cinemas de diversos países em 2023, o longa agora pode ser assistido via streaming.
A produção, que contou com um orçamento modesto, chamou a atenção dos espectadores, gerando uma receita de mais de US$ 150 milhões até o momento. Mesmo com o lançamento limitado nos cinemas, é visível que a trama se destacou em meio a todas as questões do longa-metragem, que está gerando polêmica atualmente.
Abaixo, conheça mais sobre a história do filme e também sobre tudo o que acontece em seu final. Mas atenção: o texto contém spoilers.
Sound of Freedom: qual a trama do filme?
Contando com a direção de Alejandro Monteverde, Sound of Freedom apresenta Tim Ballard (Caviezel), que trabalha como agente de operações dos Estados Unidos. Enquanto trabalha lutando contra a pornografia infantil, ele se depara com informações sobre o tráfico sexual de crianças e adolescentes na América Latina.
A partir dessa questão, o personagem descobre uma pista sobre o desaparecimento de duas crianças recém-traficadas. Elas são Rocío (Cristal Paricio) e Miguel (Lucas Ávila), filhos de Roberto (José Zuñiga), que, por sua ingenuidade, foi enganado por Giselle (Yessica Borroto).
Infiltrando-se cada vez mais nesse mundo criminoso, Ballard conhece Ernst Oshinsky (Kris Avedisian), que havia comprado Miguel para explorá-lo sexualmente. Se passando por um interessado em contratar Miguel, o personagem consegue prender Ernst em flagrante.
Ao resgatar Miguel, Ballard tenta extrair mais informações sobre onde estariam outras crianças. Porém, o garoto não tem nenhuma pista. Com isso, Ballard o envia de volta ao seu pai, sendo presenteado com o cordão de São Timóteo que pertencia a Rocío.
Jim Caviezel e Javier Godino em cena de Sound of Freedom. (Angel Studios/Reprodução)Fonte: Angel Studios
Ballard viaja até Cartagena, na Colômbia, local em que, possivelmente, levaram a irmã de Miguel. Em meio às suas investigações, o personagem conhece Vampiro (Bill Camp), que também não mede esforços para conter o avanço do tráfico sexual infantil.
Com essa parceria, os dois chegam ao nome de Giselle. Logo, um esquema para prendê-la e libertar ao menos 50 crianças é arquitetado. Ambos contam com a ajuda de mais policiais e agentes especiais.
Em meio a essa questão, Tim Ballard é requisitado nos Estados Unidos, mas renuncia ao seu cargo em prol da operação que está montando. Pensando em seu subordinado, Frost (Kurt Fuller), o supervisor de Ballard, pede ajuda à embaixada dos Estados Unidos na Colômbia para ajudar na missão.
O plano funciona e eles finalmente conseguem localizar Giselle e cerca de 54 crianças. No entanto, Rocío não está entre eles, deixando Ballard intrigado sobre seu paradeiro. Determinado, o filme se transforma em uma busca para encontrá-la.
Entenda o final de Sound of Freedom
Billard comanda uma força tarefa que pretende buscar por Rocío. Inicialmente, Jorge (Javier Godino), um dos policiais aliados, passa a interrogar os aliados de Giselle, além dela mesma. Aos poucos, um quebra-cabeça é montado.
Com isso, os personagens descobrem que Rocío foi vendida para as Farc, cujos membros se escondem no meio da Floresta Amazônica. Dessa forma, Ballard é desencorajado por Jorge a seguir nessa busca, visto que seria muito difícil resgatá-la.
Vampiro sugere que o grupo se passe por médicos para conseguir adentrar à zona rebelde, mesmo que seja uma operação ainda mais arriscada. Em contato com as Farc, apenas Ballard é autorizado a seguir.
Sound of Freedom já arrecadou mais de US$ 150 milhões em bilheteria. (Angel Studios/Reprodução)Fonte: Angel Studios
Uma vez no território, ele descobre que Rocío está servindo como escrava sexual pelo líder dos rebeldes (Gerardo Taracena). Mesmo assim, Ballard segue com a missão e, na primeira oportunidade, assassina esse homem, libertando Rocío.
Apesar disso, os rebeldes os perseguem até conseguirem fugir. Ballard devolve a Rocío o colar que Miguel havia lhe dado e ela finalmente consegue voltar à tutela de seu pai em Honduras.
O filme ainda termina com Tim Ballard dando um depoimento no Congresso dos Estados Unidos sobre o assunto. Na fala, ele enfatiza seu compromisso com a causa e promete trabalhar para que mais leis sejam criadas em diversos países para o combate à exploração sexual infantil.
E aí, você assistiu ao filme Som da Liberade? Qual sua opinião sobre o longa-metragem?
Fontes
Categorias