Barbenheimer: meme causa polêmica no Japão e Warner pede desculpas
O meme “Barbenheimer” gerou um grande desconforto para a Warner Bros. no Japão. Responsável pelo lançamento de Barbie, o estúdio estadunidense fez um pedido público de desculpas após um post nas redes sociais ter sido considerado ofensivo pela filial japonesa.
“A Warner Bros. lamenta o recente incidente insensível nas mídias sociais. O estúdio oferece um sincero pedido de desculpas”, declarou a companhia em um comunicado enviado aos veículos de imprensa.
Barbie é um filme dos estúdios Warner Bros.Fonte: IMDb/Reprodução
Entenda o caso
No fim de semana, a conta oficial do filme Barbie no X (antigo Twitter) publicou a arte de um fã promovendo o meme Barbenheimer. Com a legenda “Será um verão inesquecível”, a imagem mostrava a Barbie (Margot Robbie) sentada no ombro de Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) em frente a uma nuvem de cogumelo de uma bomba atômica.
Em seguida, a rede social inseriu uma nota de contexto histórico descrevendo que uma bomba atômica foi lançada em Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. O texto ainda cita que a arma de destruição em massa matou milhares de pessoas de forma “instantânea e indiscriminadamente”.
Na última segunda-feira (31), a Warner Bros. Japão publicou um comunicado criticando a ação da conta global do estúdio. A filial japonesa considerou a publicação “extremamente lamentável” e solicitou medidas apropriadas da sede nos EUA.
“Pedimos desculpas àqueles que se sentirem ofendidos por esta série de reações imprudentes”, declarou a conta oficial do filme Barbie no Japão.
Retratado em Oppenheimer, a bomba atômica é um assunto sensível para o público japonês.Fonte: IMDb/Reprodução
Oppenheimer não tem previsão de lançamento no Japão
Dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer não tem data para chegar aos cinemas do Japão. Contando a história do criador da bomba atômica, o longa discute se os bombardeios realmente salvaram vidas e colaboraram com a paz mundial após a 2ª Guerra Mundial.
Do outro lado, o uso de armas nucleares ainda é um tema muito sensível para a comunidade japonesa. Cerca de 250 mil pessoas morreram por conta das duas bombas atômicas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Vale citar que os memes Barbenheimer têm sido amplamente criticados no Japão por ignorar as consequências causadas pelos ataques. Um exemplo disso é a hashtag #NoBarbenheimer estar entre os principais assuntos do país nos últimos dias.
Fontes
Categorias