Amor ou Falsidade: reality da Netflix que mistura IA e traição gera polêmica
Nos últimos meses, os debates a respeito do uso de inteligência artificial para a produção de filmes e séries de TV vem crescendo cada vez mais. O assunto é, inclusive, um dos principais tópicos da atual greve de roteiristas, atores e atrizes de Hollywood, que pedem proteção e a garantia de que os estúdios não usarão IAs para substituí-los.
Em meio ao embate dos estúdios com os artistas em greve, a Netflix lançou um reality show que chamou a atenção do público pela premissa, no mínimo... curiosa. Trata-se de Falso Amor, que chegou ao Brasil como Amor ou Falsidade?.
O reality show espanhol chegou ao streaming no começo de julho e usa inteligência artificial para testar a confiança dos casais. Na produção, acompanhamos cinco duplas, que são divididas em duas casas separadas. Lá, eles compartilham o espaço com outros solteiros, que tentam causar conflitos entre os casais.
Nesse contexto, a dinâmica do reality é a seguinte: os participantes devem se sentar em frente a um telão e assistir seus cônjuges tendo relações intimas com os solteiros da outra casa. Só após um longo momento de desespero, os "traídos" são avisados de que pode não ser o parceiro deles na tela, mas sim uma imagem falsa fruto de uma deep fake.
É aí que a "diversão" começa, já que agora eles devem adivinhar se os vídeos com o parceiros são reais ou falsos. Mas se você está se perguntando o que motivaria uma pessoa a se submeter a isso, eis a resposta: a dupla que conseguir acertar mais vezes leva um prêmio de € 100 mil.
À esquerda, a imagem real (com uma dublê); à direita, a imagem modificada com IA (com o rosto da namorada de um participante)
"Muito Black Mirror"
Descrita pela Netflix como uma produção "inovadora na qual cinco casais enfrentam a tecnologia deepfake", Amor ou Falsidade chamou a atenção de muita gente pela tecnologia ultrarrealista utilizada nas imagens. Inúmeros assinantes se chocaram com a técnica impressionante de IA da série, mas concordaram que os casais foram submetidos a uma crueldade desnecessária.
Em posts nas redes sociais, alguns telespectadores apontam que os produtores queriam apenas testar a tecnologia de inteligência artificial no entretenimento, sem proteger a saúde mental dos participantes. Confira algumas reações dos assinantes:
there’s a new Netflix show called deep fake love where they trick people into thinking their partners cheated on them but making deep fakes of them cheating and the test is to see “how well they think they know their partners” aka loyalty test. this is horrific.
— venus (@diligenda) July 15, 2023
Amor ou falsidade é literalmente o reality mais fdp. É muito torturante para os participantes e consequentemente para nós que assistimos ??
— izaffia (@izaffia) July 19, 2023
A apresentadora do reality show “É amor ou falsidade?” da netflix chamando os participantes pra sala branca: pic.twitter.com/dUIhSNeT5W
— G??s (@_GabsSousa) July 20, 2023
acabei de encontrar o reality mais tóxico de todos é amor ou falsidade?
— sara (@smardegani) July 18, 2023
eu jurava que não era possível um reality mais bizarro que o ultimato, aí a netflix lançou amor ou falsidade. BIZARRO
— moura (@ilarielaris) July 16, 2023
Eu já vi muito reality bizarro, mas esse ‘amor ou falsidade’ da Netflix supera qualquer um.
— Pamy (@pamytuita) July 20, 2023
Inacreditável ??
A primeira temporada completa do reality show está disponível na Netflix.
Categorias