Oppenheimer: cena de nudez é censurada com vestido de CGI; veja

Imagem de: Oppenheimer: cena de nudez é censurada com vestido de CGI; veja
Imagem: Universal Pictures
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Oppenheimer estreou nos cinemas na última sexta-feira (21), mas nem todo mundo viu as mesmas cenas do novo sucesso de Christopher Nolan. Índia e países do Oriente Médio censuraram uma cena de nudez envolvendo os atores Cillian Murphy, intérprete de J Robert Oppenheimer, e Florence Pugh, atriz que dá vida à psiquiatra Jean Tatlock.

O filme, que retrata os principais eventos do Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial, também mostra o romance entre o “pai da bomba atômica” e Tatlock. O affair acontece antes e enquanto ele era casado com a botânica Katherine “Kitty” Puening (Emily Blunt).

A cena que gerou polêmica acontece quando Oppenheimer e Tatlock conversam totalmente nus em um quarto de hotel. Apesar de Nolan dizer que não usou computação gráfica (CGI) no longa-metragem, uma alteração digital foi realizada para censurar a cena do casal.

Essa edição foi necessária para que o filme pudesse ser lançado nos países mais conservadores.Essa edição foi necessária para que o filme pudesse ser lançado nos países mais conservadores.Fonte:  Twitter/@bestofpugh

Enquanto o público ocidental assistiu à versão original do filme, com Florence Pugh nua, a edição projetada nos cinemas indianos e do Oriente Médio utiliza CGI para cobrir o corpo da atriz com um vestido preto. O resultado é, no mínimo, curioso, como é possível ver na imagem acima.

Mais polêmicas envolvendo o filme 'Oppenheimer'

Além da cena de nudez, o novo longo de Nolan causou outro debate entre grupos de direita na Índia. Um dos outros trechos do filme envolvendo uma cena de sexo foi recebido como ataque pelos conservadores.

A situação polêmica acontece quando Tatlock pede para Oppenheimer ler uma cópia do Bhagavad Gita durante a relação sexual. Na cena, durante o sexo, Oppenheimer lê a frase “Agora eu me tornei a Morte, o destruidor de mundos”, em uma das escrituras mais sagradas do hinduísmo.

No dia seguinte à estreia, o comissário de informações da Índia, Uday Mahurkar, afirmou que a cena era "um ataque direto às crenças religiosas de um bilhão de hindus tolerantes", comparando-a a "travar uma guerra contra a comunidade hindu".

O conselho de censura do país chegou a receber um pedido para remover a cena do longa, segundo India Today. No entanto, a classificação de Oppenheimer na Índia não foi alterada e crianças menores de 12 anos de idade podem assistir sob a orientação dos pais.

No Brasil,  o filme da Universal com Robert Downey Jr, Matt Damon e Alden Ehrenreich é indicado para maiores de 16 anos devido ao "conteúdo impactante e nudez". Apesar da censura sofrida, Oppenheimer fez história na bilheteria ao bater US$ 82,4 milhões na América do Norte e US$ 180 milhões globalmente!

--

Assista Interestelar, Amnésia, Tenet e outros filmes de Christopher Nolan no Prime Video

Imagem: Teste Grátis o Amazon Prime
Imagem: Tecmundo Recomenda

Teste Grátis o Amazon Prime

Filmes, séries, música, ebooks, jogos, frete grátis, ofertas exclusivas e muito mais. Assine e teste grátis o Amazon Prime por 30 dias!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.