Barbie: entenda o final emocionante e a participação especial no filme
Chegou aos cinemas brasileiros nesta semana o aguardadíssimo filme da Barbie, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Após muita expectativa dos fãs, o longa que acompanha a boneca mais famosa do mundo foi bem recebido e já conta com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, plataforma que reúne avaliações de críticas.
Como os demais filmes dirigidos por Greta Gerwig, Barbie também traz uma jornada de amadurecimento e crescimento, com muita crise existencial. Isso porque, enquanto tenta recuperar sua vida normal e perfeita, a boneca se vê questionando o mundo em Barbieland (e o desfecho promete emocionar muita gente!).
No entanto, se o final não ficou muito claro para você, não se preocupe. Preparamos uma explicação de todos os acontecimentos do fim do filme. Alerta: o texto contém muitos spoilers de Barbie!
Warner Bros./Reprodução
Final de Barbie explicado
Resumidamente, Barbie e Ken saem de Barbieland rumo ao mundo real para procurar uma solução para os problemas da boneca (celulites e pés planos, por exemplo). Lá, a personagem vai em busca da menina que brincava com ela na infância, enquanto Ken passeia pelas ruas de Los Angeles, se apaixonando pelo patriarcado e levando a ideia de volta para o mundo das Barbies.
Quando a boneca volta para casa, ela percebe que os Kens já tomaram conta de Barbieland (depois de fazer uma espécie de lavagem cerebral das Barbies) e que planejam um golpe para assumir o governo. Diante disso, a protagonista se une a Gloria (America Ferrera) e Sasha (Ariana Greenblatt) para derrubar o golpe.
As três partem em uma missão para "restaurar" a memória de todas as Barbies, lembrando-as de quem são de verdade: cientistas, presidentes, médicas, jornalistas, etc. Depois disso, elas fazem um plano para evitar que os Kens votem para mudar a constituição no dia seguinte. Como? Colocando-os para lutar entre si após uma crise de ciúmes generalizada.
- Confira também: conheça as duas atrizes que quase protagonizaram Barbie
Enquanto os homens estão ocupados lutando entre si, as Barbies conseguem retomar seus postos em Barbieland.
Reprodução/Warner Bros.
Quem é Ruth?
Quando todos parecem ter encontrado seu final feliz (Ken aceita que precisa entender quem ele realmente é, a sugestão de "Barbie Comum" de Gloria é aceita pelos chefões da Mattel e tanto as Barbies quanto os Kens estão felizes com as mudanças no lugar), Sasha se questiona qual é o final da Barbie principal.
É aí que aparece Ruth (Rhea Perlman), idosa que já tinha sido introduzida anteriormente no filme, quando Barbie foge dos executivos da Mattel. O filme revela que ela é Ruth Handler, a inventora da Barbie. Segundo ela, a boneca não tem um final feliz, já que é uma ideia, não uma pessoa em carne e osso.
Após uma conversa emocionante com sua criadora, Barbie decide se tornar humana, para "deixar de ser uma ideia, e sim para começar a criá-las". Na cena final, vemos Gloria e Sasha levando Barbie (que trocou os saltos por chinelos) para sua consulta no ginecologista.
Participação especial
Ainda que a verdadeira Ruth Handler não tenha aparecido no longa (a executiva morreu em 2002, aos 85 anos), boatos começaram a se espalhar apontando que a filha dela havia aparecido no filme. Durante uma das cenas, Barbie encontra uma senhora e sorri, em uma cena tocante.
É importante ressaltar, no entanto, que a senhora que Barbie encontra no ponto de ônibus não é Barbara Handler, filha de Ruth. Quem participa da cena, na verdade, é Ann Roth, designer de figurino que já venceu o Oscar e é amiga de Greta Gerwig.
Segundo a diretora do longa-metragem, ela queria colocar uma pessoa "lendária" nesse pequeno momento e pensou na amiga que venceu já venceu o Oscar. Em um dos momentos da edição, a cena quase chegou a ser cortada, mas Gerwig a definiu como "o coração do filme", mesmo não tendo grande importância para a narrativa.
A senhora que aparece na cena não é a filha da criadora da Barbie.
A participação especial ocorre em um momento emocionante, quando Barbie chega ao mundo real. Enquanto a boneca está aprendendo sobre as emoções observando pessoas, ela olha para o lado no ponto de ônibus e vê uma sorridente senhora, e logo em seguida a elogia.
Apesar de não ter aparecido no filme, Barbara Handler é uma das principais inspirações por trás da criação da famosa boneca: o nome Barbie, inclusive, é uma espécie de diminutivo de Barbara. Uma outra curiosidade é que Ken também é inspirado em um filho de Ruth, Kenneth Handler.
Barbie já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
Categorias