10 momentos de animes que traumatizaram o público
Engana-se quem pensa que todos os animes são adequados para crianças pequenas. Muitas séries japonesas trouxeram momentos que realmente impactaram a audiência. São cenas fortes que envolvem violência, fenômenos sobrenaturais ou mesmo até abuso.
Desde produções voltadas para um público mais adulto até animações populares entre crianças, alguns momentos chocaram a audiência no decorrer dos anos. A seguir, confira nesta lista 10 momentos dos animes que podem ter gerado muitos traumas no público.
E já deixamos o aviso: o conteúdo a seguir possui spoilers de vários animes e conta com algumas cenas fortes, que não são adequadas para todos os públicos.
1. Dragon Ball Z: Videl contra Spopovich no Torneio de Artes Marciais
Dragon Ball Z é um anime marcado pelas batalhas épicas entre seres sobrenaturais. Ainda assim, há uma cena específica, envolvendo dois lutadores humanos, que gerou muita polêmica e revolta.
Ela mostra Videl, a namorada de Gohan, enfrentando Spopovich, um lutador musculoso e enorme, dentro do Torneio de Artes Marciais. A cena repercutiu muito na época por conta da violência extremamente intensa.
Ambos causaram ferimentos sérios um no outro, com muito sangue e socos. Enquanto Videl tentava se levantar, Spopovich parecia sentir um prazer quase perverso ao deixá-la à beira da morte, com o objetivo de irritar Gohan. Acentua-se o desconforto o fato de ele estar descendo a porrada em uma mulher.
2. Naruto: Itachi mata todo o seu clã
Naruto também chocou muita gente com uma cena em que Itachi massacra todo o clã Uchiha da Vila Oculta da Folha, poupando apenas o seu irmão Sasuke. Os fãs ficaram conjeturando o que havia naquele personagem para ele ter concretizado uma ação tão extrema.
Uma das teorias é que o massacre teria sido necessário para moldar a personalidade de Sasuke, para que ele se tornasse alguém tão forte que seria capaz até de matar o próprio irmão, de quem desejaria se vingar. De todo modo, foi uma cena que traumatizou muitos espectadores e que serviu para dar andamento para arcos importantes do anime.
3. Death Note: a morte de Naomi Misora
Death Note é um anime cheio de cenas que envolvem mortes, e há até uma discussão sobre qual seria a pior delas. E a morte de Naomi Misora está entre as mais impactantes para os fãs.
Naomi Misora era a noiva de Raye Penber — que já havia sido morto por Light. Ele ficou muito preocupado após Naomi deduzir que Kira poderia ter matado as vítimas por outros meios, além do ataque cardíaco.
Assim, Light resolveu enganar Naomi. Ele a fez revelar seu nome. Quando o protagonista escreveu o nome da jovem no Death Note, ele ainda contou à moça que ele era Kira, o que a chocou. A cena exibia na sequência deixa claro que Naomi cometeu suicídio e seu corpo nunca foi encontrado.
4. Akira: Tetsuo perde o controle
O clássico Akira, anime de 1988, conta a história de um líder de uma gangue de motoqueiro chamado Shotaro Kaneda. Seu amigo de infância, Tetsuo Shima, ganha poderes telecinéticos incríveis após um acidente de motocicleta, o que ameaça provocar um caos.
Em uma das cenas mais chocantes da série, está o momento em que a guerra civil está se tornando iminente e cada vez mais violenta. Os militares usam armas tecnológicas para tentar destruir Tetsuo. Ele, então, perde o controle dos seus poderes e vai expandindo seu corpo, tornando-se uma massa amorfa de carne.
5. Goblin Slayer: abuso no primeiro episódio
Goblin Slayer é um anime que sempre causou polêmica por conta de sua extrema violência. E, por isso, não há uma, mas várias cenas que causaram vários choques, e já estão presentes no controverso primeiro episódio da série.
Dentre elas, estão cenas extremamente gráficas de violência, tortura, trauma e até abuso sexual. Se tudo isso estava presente já no episódio 1, dá para imaginar o que tinha no resto.
6. Attack on Titan: mãe de Eren sendo devorada
Attack on Titan é um dos animes mais populares que existem — o que causa um certo espanto se formos notar que ele é extremamente impactante. Uma das cenas mais traumáticas ocorre quando o protagonista da série, Eren Jaeger, assiste a sua mãe sendo devorada com um Titã enorme.
É uma cena extremamente gráfica e que com certeza ficou na mente de muitas crianças e adolescentes que a testemunharam.
7. Attack on Titan: o assassinato da família de Misaka
Seria até injusto destacar apenas uma cena deste anime violento. E outro momento terrível é o que mostra o começo da vida de Misaka, personagem importante da série. É exibida uma cena em que seus pais são brutalmente assassinados em frente da criança.
Para completar, ela é então sequestrada pelos assassinos de seus pais. A cena marca a perda da inocência da pequena, e apresenta a sua entrada no mundo da luta e da violência. Se pode haver algum consolo nisso, mais tarde, o protagonista Eren Jaeger mataria os sequestradores.
8. Jujutsu Kaisen: o destino de Junpei e sua mãe
Jujutsu Kaisen é um anime tenso e repleto de horror, ainda que tenha uns toques cômicos. E uma das cenas para aterradoras envolve o destino do personagem Junpei e sua mãe, durante a primeira temporada.
Depois que Itadori deixa Junpei e sua mãe, Nagi, em casa, ela acorda e vê o dedo amaldiçoado de Sukuna na mesa. Atrás dela, há um monstro apavorante. Em seguida, há uma narração que conta que o corpo de Nagi foi encontrado na cama. Já a imagem mostra o corpo sob um cobertor. Quando ele é puxado, seu corpo desaparece da cintura para baixo, e sobram apenas bolsas de gelo. Terror psicológico de primeira.
Para piorar a situação, no decorrer da narrativa, Itadori é obrigado a lutar com Junpei, que sofre uma transmutação e vira um monstro de Mahito. Sem poder salvar seu novo amigo, o protagonista vê Junpei perder a vida como um monstro, em uma cena bastante triste.
9. O Túmulo dos Vaga-Lumes: o destino de Setsuko
Este anime de 1988 acompanha a vida no Japão dos irmãos Setsuko e Seita durante a Segunda Guerra Mundial. Eles perdem a mãe num bombardeio e seu pai é convocado para a guerra, fazendo com que tenham que morar com parentes. Mas logo fogem para a floresta.
A cena da morte de Setsuko é profundamente triste. Seita precisa assumir a responsabilidade para sustentar os dois. Para isso, ele trabalha muito, mas também mente e rouba para que ambos possam sobreviver. Só que, um dia, Seita chega em casa e descobre que sua irmãzinha morreu de desnutrição. A cena de seu enterro é profundamente triste.
10. Fullmetal Alchemist: o destino de Nina
Por fim, um momento traumático do anime Fullmetal Alchemist: Brotherhood, considerado por muitos uma obra de arte. Na história, Ed e Al fazem amizade com a inocente Nina, mas seu próprio pai a transforma numa quimera irracional. É uma cena chocante e que certamente perturbou grande parte dos fãs do anime, desde crianças até adultos.
E aí, qual das cenas da lista mais te traumatizou até hoje? Caso queira aumentar seu repertório de animes, não deixe de conferir também a nossa lista com as 25 melhores animações japonesas de todos os tempos!
Categorias