Vale a Pena Ver de Novo: 7 novelas brasileiras que merecem reprise
O quadro Vale a Pena Ver de Novo é responsável por reprisar as novelas da Rede Globo, disponibilizando clássicos da teledramaturgia nas tardes da TV aberta. No entanto, enquanto algumas produções foram reprisadas mais de uma vez, outras nunca tiveram a mesma chance.
Nesta lista, o TecMundo separou 7 novelas que merecem ser revisitadas pelo público na TV aberta. Lembrando também que, algumas das produções já foram disponibilizadas online pelo Globoplay – o serviço de streaming da Globo. Veja!
1. América
Débora Secco, como Sol, em América.Fonte: Rede Globo
Exibida entre março e novembro de 2005, América não teve uma boa recepção de primeira, mas assim que deslanchou, se tornou um fenômeno. A novela de Glória Perez possui 203 capítulos e misturou temas como: rodeio, cleptomania, deficiência visual e a entrada ilegal de imigrantes nos Estados Unidos.
A produção trata da história de amor entre Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício), e a jornada dos dois para realizar seus sonhos. Sol teve uma infância miserável no Rio de Janeiro e sonha em ir para Miami em busca de uma vida melhor. Já Tião, que cresceu no interior do país, quer se tornar um campeão de rodeio e usar o prêmio para construir uma casa para sua família.
Por mais amada que seja pelo público, a novela nunca foi reprisada pela Rede Globo, nem no quadro Vale a Pena Ver de Novo e nem no Canal Viva. Atualmente, América está disponível apenas para assinantes do Globoplay.
2. Paraíso Tropical
Wagner Moura, como Olavo, e Camila Pitanga, como Bebel, em Paraíso Tropical.Fonte: Rede Globo
Paraíso Tropical foi ao ar em 2007 protagonizada por Alessandra Negrini e Fábio Assunção, que interpretaram o par romântico Paula e Daniel. No entanto, o folhetim ficou lembrado pelo trabalho excepcional de Wagner Moura e Camila Pitanga, como os hilários vilões Olavo e Bebel.
A trama foca na tentativa de Olavo em herdar a fortuna de Antenor Cavalcanti (Tony Ramos) e separar o casal principal. Ele conta com a ajuda de Taís (Alessandra Negrini), a gêmea “do mal”, e a prostituta Bebel – responsável por bordões icônicos, como "Sou uma mulher de 'catiguria'!".
3. Lado a Lado
Camila Pitanga (Isabel), Zezeh Barbosa (Tia Jurema) e Sheron Menezes (Berenice) em Lado a Lado.Fonte: Rede Globo
Lado a Lado foi ao ar em 2012 e, apesar de ter uma média de audiência considerada baixa, é um exemplo de que audiência nem sempre é uma questão de qualidade. Tendo conquistado um Emmy Internacional, sua trama envolve problemas estruturais do país e consegue retratar alguns dos principais acontecimentos históricos.
A novela conta a história de Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano), duas mulheres que vivem no início do século XX e buscam suas respectivas emancipações. Pela perspectiva de Isabel, como uma filha de ex-escravo, o telespectador acompanha a criação das favelas, a Revolta da Vacina e a destruição dos cortiços.
Já pela perspectiva de Laura, acompanhamos uma jovem professora que deseja estudar, viajar e trabalhar fora de casa, mas se vê presa a um casamento arranjado por sua mãe, a arrogante e preconceituosa ex-baronesa Constância (Patrícia Pillar).
4. Cordel Encantado
Cauã Reymond, como Jesuíno, e Bianca Bin, como Açucena, em Cordel Encantado.Fonte: Rede Globo
Cordel Encantado foi um sucesso de audiência e uma produção muito elogiada pela crítica. O folhetim, protagonizado por Bianca Bin (Açucena), Cauã Reymond (Jesuíno) e Bruno Gagliasso (Timóteo), misturou as lendas heróicas de cordel com os contos de fada europeus de maneira bem-sucedida.
A trama se passa no Nordeste, na época de reis e cangaceiros, e conta a história de amor entre Açucena e Jesuíno, dois jovens de origem humilde que precisam lidar com terrível fazendeiro Timóteo. Tudo muda quando a corte do Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) volta ao Brasil em busca de Aurora, a princesa perdida.
A novela das 18h foi ao ar em 2011, sendo reprisada só uma vez em 2019 no Vale a Pena Ver de Novo, quando repetiu seu sucesso de audiência.
5. O Beijo do Vampiro
Tarcísio Meira, como Bóris, e Claudia Raia, como Mina, em O Beijo do Vampiro.Fonte: Rede Globo
Sendo uma das novelas mais marcantes dos anos 2000, O Beijo do Vampiro conta com um elenco de peso e uma trama que virou febre entre a audiência mais jovem – rendendo até álbum de figurinhas.
O folhetim conta a história de Zeca (Kayky Brito), um vampiro adolescente criado por um casal de humanos ao ser trocado na maternidade. Ao completar 13 anos, seu pai biológico, o Conde Bóris (Tarcísio Meira), e sua esposa Mina D’Montmatre (Claudia Raia), vão ao seu encontro em busca de salvar a sua espécie da extinção.
A trama foi reprisada pela primeira vez no Canal Viva em 2022, reforçando o seu sucesso e provando como envelheceu bem. Misturando humor com temas fantasiosos, O Beijo do Vampiro faria sucesso no Vale a Pena Ver de Novo!
6. Alma Gêmea
Eduardo Moscovis, como Rafael, e Liliana Castro, como Luna, em Alma Gêmea.Fonte: Rede Globo
A novela de Walcyr Carrasco, Alma Gêmea, foi um dos maiores sucessos dos anos 2000. Abordando o espiritismo, a novela apresenta a história de Luna (Liliana Castro) e Rafael (Eduardo Moscovis), que viveram um amor tão forte que foi capaz de atravessar outras vidas.
A produção ainda contou com a memorável atuação de Flávia Alessandra, como a vilã Cristina, e Emilio Orciollo Netto, como o caipira Crispim, que ficou conhecido por gritar sua irmã Mirna, vivida por Fernanda Souza e por se apaixonar pela "anja" Kátia, interpretada por Rita Guedes.
A novela já foi reprisada uma vez no Vale a Pena Ver de Novo e outra no Canal Viva, sempre rendendo ótimos números de audiência.
7. Senhora do Destino
Suzana Vieira (Maria do Carmo), Carolina Dieckman (Isabel/Lindalva) e Renata Sorrah (Nazaré) em Senhora do Destino.Fonte: Rede Globo
Senhora do Destino foi ao ar em 2004, mas vive no imaginário coletivo dos brasileiros até hoje. Os memes da icônica Nazaré Tedesco, vivida por Renata Sorrah, virou até item de exportação e nome de página de humor na internet.
Com um elenco de estrelas, a novela conta a trágica história de Maria do Carmo (Susana Vieira) que teve sua filha Lindalva (Carolina Dieckman) sequestrada pela terrível Nazaré. A produção de Aguinaldo Silva emocionou e divertiu o Brasil inteiro com a personalidade forte das protagonistas, além dos momentos cômicos.
Outras produções, até mais queridas pelo público, não entraram para a lista por terem sido reprisadas recentemente, como: Laços de Família, Avenida Brasil, A Favorita, Da Cor do Pecado, Chocolate com Pimenta e O Cravo e a Rosa.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ficar de olho aqui no Minha Série e manter-se atualizado sobre as maiores produções nacionais e internacionais. Se desejar, vale a pena ler sobre a primeira novela brasileira da Netflix. Até mais!
Categorias