Netflix: nova métrica de audiência coloca Wandinha como série mais assistida
A Netflix anunciou mudanças nas métricas de audiência da plataforma. Então, as novas regras já impactam no ranking de atrações mais populares do serviço de streaming de filmes e séries.
A audiência da Netflix será medida por “visualizações”, contabilizando as horas visualizadas pelo público dividido pelo tempo total da produção. Dando mais tempo para o “boca-a-boca”, a plataforma também ampliou o período de medição de 28 dias para 91 dias.
Desde 2021, o streaming divulga dados semanais de audiência baseado em horas visualizadas. Contudo, o antigo parâmetro favorecia atrações com maior tempo de duração, como séries dramáticas, e não permitia um comparativo com programas fora do serviço.
Wandinha destronou Stranger Things como série mais popular.Fonte: Netflix/Reprodução
Wandinha ultrapassa Stranger Things
Conforme o Deadline, a nova métrica de audiência da Netflix já está sendo usada para classificar as “10 atrações mais populares de todos os tempos”. Com isso, houve mudanças consideráveis no ranking.
Um exemplo disso é Wandinha assumindo o posto de série mais popular de língua inglesa. O título pertencia anteriormente à 4ª temporada de Stranger Things, que se beneficiou das 13 horas de tempo total de exibição, o dobro da duração do spin-off da Família Addams.
Por outro lado, a sul-coreana Round 6 segue no topo do ranking geral das séries mais populares da Netflix. Enquanto o true crime Dahmer se manteve em 3º lugar na lista, a primeira temporada de Bridgerton chegou a 4ª posição após a mudança na métrica.
O novo parâmetro de audiência também mexeu no Top 10 Semanal. Séries de comédia de 30 minutos, como o 4º ano de Eu Nunca…, conseguiram maior destaque e agora disputam espaço com produções mais longas.
Novo parâmetro deve favorecer produções menos populares ou de curta duração.Fonte: Netflix/Reprodução
Como a nova métrica de audiência mexe com a Netflix?
Para os analistas, as novas métricas de audiência da Netflix favorecerão as atrações menos populares e de curta duração. Com a expansão da janela de medição, os programas terão mais tempo para conquistar a atenção do público e aumentar a popularidade.
Entretanto, o novo cálculo ainda não é “perfeito”. Ampliando o número de visualizações únicas, se pressupõe que um usuário assistirá a um novo conteúdo do começo ao fim apenas uma vez.
Na realidade, é possível que alguns espectadores revejam um programa diversas vezes, enquanto outros abandonam a série antes de finalizar. Então, isso pode gerar uma falsa ilusão de audiência.
Categorias