Quais filmes nacionais têm a maior bilheteria no Brasil? Veja top 10
Ao longo dos anos, o cinema brasileiro produziu obras marcantes e que levaram boa parte do público para as salas de cinemas. Entre clássicos e produções dos mais variados estilos, é possível destacar diversos longas-metragens que conseguiram bater a marca de um milhão de espectadores.
Mas diferente da maioria dos rankings mundiais, que exaltam números de bilheteria por meio dos valores financeiros arrecadados, no Brasil, o que consta nos levantamentos e gráficos é o número absoluto de pessoas que pagaram para assistir aos filmes no cinema. Portanto, logo abaixo, confira quais filmes nacionais têm a maior bilheteria em nosso país!
10. O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977)
(J.B.Tanko Filmes/Reprodução)Fonte: J.B.Tanko Filmes
Para começar a lista, é preciso falar dos feitos de Renato Aragão e seu grupo cênico: os Trapalhões. Entre 1966 e 1995, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias animavam o público na televisão. Dessa maneira, não demorou muito para que também produzissem seus próprios filmes. Em 1977, O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão foi o primeiro a ultrapassar a marca dos cinco milhões de espectadores.
9. Se Eu Fosse Você 2 (2009)
(20th Century Studios/Reprodução)Fonte: 20th Century Studios
As comédias brasileiras são bastante conhecidas por aqui, visto que trata-se de um gênero explorado em todos os seus tipos nos meios audiovisuais.
A sequência do longa-metragem de 2006, dirigido por Daniel Filho, centrado em uma família de classe média alta do Rio de Janeiro chamou o público para as salas de cinema, principalmente porque todos estavam curiosos para saber o que o destino reservava a Helena (Glória Pires) e Cláudio (Tony Ramos) quando uma nova troca de corpos acontecia.
8. Nada a Perder 2 (2019)
(Paris Filmes/Reprodução)Fonte: Paris Filmes
O pastor Edir Macedo é conhecido por ser um dos donos da Record TV, um dos canais de televisão mais populares do Brasil. Em 2019, foi lançada a sequência de sua cinebiografia, explorando mais detalhes de sua trajetória, incluindo o fortalecimento da religião evangélica em nosso país, além de certos casos polêmicos que o envolveram ao longo dos anos.
Conquistando mais de seis milhões de espectadores nos cinemas, o filme conseguiu entrar no ranking de filmes nacionais com a maior bilheteria no Brasil.
7. A Dama do Lotação (1978)
(Embrafilme/Reprodução)Fonte: Embrafilme
Protagonizado por Sônia Braga, tendo como base a obra do escritor Nelson Rodrigues, o filme contou com a direção de Neville de Almeida e se encaixa nos moldes dos dramas eróticos comuns a essa época no cinema brasileiro.
Conseguindo um público invejável — 6,5 milhões de espectadores —, a trama explora a rotina de Solange, uma mulher traumatizada pelas atitudes de seu marido, que passa a atrair homens de todos os tipos nos ônibus da cidade para se reencontrar.
6. Minha Mãe é Uma Peça 2 (2016)
(Downtown Filmes/Reprodução)Fonte: Downtown Filmes
O fenômeno Paulo Gustavo obviamente não poderia ficar de fora dessa lista. Seus filmes sempre conseguiram bater a marca de um milhão de espectadores, mas no caso da sequência de Minha Mãe é Uma Peça (2013), o resultado foi: pouco mais de 9 milhões de pessoas pagantes nas salas de cinema do Brasil.
5. Dona Flor e seus Dois Maridos (1976)
(Embrafilme/Reprodução)Fonte: Embrafilme
Aparecendo mais uma vez nessa lista, Sônia Braga protagonizou uma das versões mais icônicas de Dona Flor e seus Dois Maridos, história de Jorge Amado, exportada para inúmeros países. Ao lado de José Wilker e Mauro Mendonça, a atriz foi vista por quase 11 milhões de espectadores no lançamento deste filme, que se tornou a 5ª maior bilheteria do cinema nacional.
4. Minha Mãe é Uma Peça 3 (2019)
(Downtown Filmes/Reprodução)Fonte: Downtown Filmes
Nunca duvide do efeito Dona Hermínia! Com a chegada de Minha Mãe é Uma Peça 3 aos cinemas, 11 milhões de espectadores foram prestigiar o enlace de Juliano (Rodrigo Pandolfo) e a gravidez de Marcelina (Mariana Xavier) de pertinho. Paulo Gustavo retornou ao papel da icônica mãe que precisava se reinventar diante de todas as mudanças em sua família.
3. Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
(Zazen Produções/Reprodução)Fonte: Zazen Produções
Se você estava sentindo a falta de Tropa de Elite nesta lista, aqui está! O filme de José Padilha se tornou um clássico instantâneo logo depois de seu lançamento, chamando a atenção do público de diversas idades com sua narrativa ágil e personagens marcantes. A sequência de 2010 atraiu mais pessoas às salas de cinema, conquistando 11,25 milhões de espectadores durante o tempo em que esteve em cartaz.
2. Os Dez Mandamentos: O Filme (2016)
(Paris Filmes/Reprodução)Fonte: Paris Filmes
Quando a Record TV resolveu condensar as cenas mais importantes de sua telenovela de grande sucesso Os Dez Mandamentos para lançar como um filme, o resultado foi uma produção que entrou definitivamente para a história do cinema brasileiro por seu grandioso número de espectadores. Embora exista alguma polêmica em torno disso, o longa-metragem detém a marca de 11,32 milhões de ingressos vendidos.
1. Nada a Perder (2018)
(Paris Filmes/Reprodução)Fonte: Paris Filmes
Para fechar a lista, o primeiro filme que compõe a cinebiografia do pastor Edir Macedo. O longa-metragem, que conseguiu mais de 12 milhões de espectadores, trata de exibir os primórdios da carreira do bispo (interpretado por Petrônio Gontijo). O elenco ainda conta com as participações de Day Mesquita, Beth Goulart, Eduardo Galvão, Leonardo Franco e Marcello Airoldi.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais curiosidades interessantes sobre o cinema brasileiro!
Fontes
Categorias