Netflix: número de assinantes cresce após taxa extra nos EUA
A Netflix registrou um aumento significativo no número de assinantes nos Estados Unidos mesmo impedindo o compartilhamento de senhas, medida aplicada em vários países. É o que aponta o levantamento feito pela empresa de análise de dados Antenna, divulgado nesta sexta-feira (9).
Segundo o relatório, a média diária de novas contas na plataforma de streaming foi de 73 mil nos quatro dias posteriores ao início da cobrança extra no território americano, no dia 23 de maio. Este número representa um crescimento de 102% na comparação com os 60 dias anteriores.
Já nos dias 26 e 27 de maio, o serviço registrou dados ainda mais expressivos, ganhando 100 mil novos assinantes a cada 24 horas. A marca é superior à chegada de novos usuários na época do início da pandemia de covid-19, entre março e abril de 2020, quando o lockdown passou a valer.
Comparativo da meda diária de novos assinantes da Netflix nos últimos anos.Fonte: Antenna/Divulgação
Já no Brasil, os efeitos da cobrança extra aparentemente foram diferentes. Conforme dados obtidos pelo Mobile Time, a Netflix registrou queda de 3% no número de assinantes brasileiros em maio, em comparação com o mesmo mês no ano passado, o que pode ter sido motivado pelo novo modelo.
Cancelamentos também cresceram
Ainda de acordo com o levantamento, os cancelamentos de assinaturas da Netflix também aumentaram depois das novas políticas de compartilhamento de senhas no mercado americano. O número de contratos finalizados foi 25,6% maior no período do que nos 60 dias anteriores.
Mas como a quantidade de novas assinaturas registrou um aumento superior a este número, o saldo ficou positivo. Vale lembrar que, recentemente, a big tech relatou um aumento líquido de 1,75 milhão de assinantes globalmente, no primeiro trimestre deste ano, 5% a mais do que os ganhos no mesmo período em 2022.
Categorias