10 melhores séries adolescentes disponíveis no streaming
A temática adolescente pode ser um verdadeiro conforto quando retratada com carinho nas telas. Se souber utilizar bem seus clichês e introduzir os elementos que geram identificação, são um verdadeiro sucesso. Hoje, nas plataformas de streaming, há uma grande variedade de séries dentro desse universo que são excelentes para serem assistidas no fim de um dia difícil e dar o merecido descanso ao cérebro.
Com o caminho aberto por grandes títulos como Freaks and Geeks ou Gossip Girl, hoje o streaming conta com histórias modernas, atualizadas e repletas de diversidade dentro dessa fase cheia de drama, romance e incertezas que é a adolescência. A melhor parte, no entanto, é exatamente essa: sem perder a essência do que é passar pelo período mais difícil da vida. Confira abaixo 10 séries para conhecer e assistir com essa temática:
10. Um de Nós Está Mentindo
Para quem gostou de Pretty Little Liars lá em 2010, Um de Nós Está Mentindo pode ser uma excelente pedida na hora de escolher algo a que assistir. A série é baseada no livro de mesmo nome e traz referências à atmosfera de cinema adolescente utilizada por John Hughes em filmes como O Clube dos Cinco e Gatinhas e Gatões, mas tudo isso numa geração mergulhada na tecnologia de redes sociais e smartphones.
Tudo começa quando cinco alunos ficam de detenção num colégio. O que parecia ser uma tarde de castigo normal, acaba se tornando um verdadeiro mistério em que um deles é morto e os quatro são suspeitos. Bronwyn (Marianly Tejada), Nate (Cooper Van Grootel), Addy (Annalissa Cochrane) e Cooper (Chibuikem Uche) possuíam motivos o suficiente para desejar que seu colega de classe sumisse do mapa, mas será que algum deles seria capaz de fazer isso? Os episódios seguintes seguem esse mistério, desmembrando cada lado da história e revelando que há muito mais para ser descoberto por trás das aparências.
Um de Nós Está Mentindo está disponível na Netflix.
9. PEN15
PEN15 dá a entender logo no título como será uma série mais voltada para o cômico e com alguns momentos de se encolher no sofá de vergonha alheia. No entanto, é bem interessante assistir às comediantes Maya Erskine e Anna Konkle "retornando" aos seus 13 anos para vivenciar a adolescência hoje, com toda a sua bagagem emocional, social e madura que possuem como adultas.
O programa é bem realista (e às vezes vergonhoso), o que faz com que o público sinta e relembre como a adolescência é o período mais difícil da vida, cheio de mudanças, surpresas, problemas e intensidade. Afinal, por mais que tivéssemos 13 anos, a vida podia ser bem complicada né?
PEN15 está disponível no Paramount+.
8. Ms. Marvel
Dando um novo tom ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), Ms. Marvel apresenta Kamala Khan, uma adolescente americana muçulmana que cresceu em Jersey City, cidade em New Jersey. Fã de quadrinhos e super-heróis, ela possui uma imaginação exagerada e o típico sentimento de deslocamento quando se trata de ter interações sociais com pessoas da mesma idade que a sua.
No entanto, isso acaba fazendo mais sentido quando ela ganha superpoderes como os heróis que ela sempre admirou. A vida fica melhor com superpoderes, então não deve ser tão difícil lidar com eles na fase mais complicada da vida... certo?
- Assista no Disney+.
7. Love, Victor
Em Com Amor, Simon conhecemos o jovem Simon em sua jornada de autodescoberta diante de sua sexualidade. Anos depois, sua história acabou inspirando o jovem Victor, que acabou de se mudar para Atlanta, na Geórgia, e está pronto para recomeçar sua vida numa nova casa e numa nova escola. Assim que ele começa a fazer amigos, percebe que seu coração bate de uma forma diferente quando está perto de Benji, outro garoto do colégio.
Assustado com os novos sentimentos, Victor busca respostas com Simon, escrevendo emails para ele como uma forma de se entender melhor. Em paralelo, a adolescência acontece, junto a uma série de problemas familiares envolvendo seus pais, a vida no colégio e toda a fase da puberdade.
- Assista no Star+.
6. High School Musical: A Série: O Musical
Para quem gosta de musicais e está esperando encontrar um pouco de nostalgia nos corredores do East High, High School Musical: A Série: O Musical é um derivado da trilogia de filmes que marcou gerações no Disney Channel. Com um tom cômico e uma narrativa mais voltada para o mockumentary (que vemos bastante em The Office, por exemplo), conhecemos aqui os alunos dessa nova geração do colégio, que pretendem reviver o clube de teatro e, ao mesmo tempo, homenagear o elenco dos filmes que tanto inspiraram eles durante a infância.
- Assista no Disney+.
5. All American
Para quem gosta de séries esportivas, All American mistura o universo do futebol americano com a atmosfera adolescente do Ensino Médio. Aqui conhecemos Spencer Paysinger, a futura lenda do esporte, porém ainda em sua fase de ascensão em Crenshaw, Los Angeles. Recrutado para jogar numa escola de Beverly Hills, ele se vê num mundo completamente diferente do que cresceu e estava acostumado, principalmente ao perceber que tudo colide quando que é recrutado para jogar para uma escola de Beverly Hills.
Bem voltada para o drama, All American expande um pouco mais do universo adolescente e traz críticas sociais, mostrando um personagem principal que ao mesmo tempo que não renega suas origens, luta para se encaixar num universo discrepante do que viveu.
All American está disponível na HBO Max.
4. Heartstopper
Para aquecer a mente e o coração, Heartstopper chegou na Netflix e foi uma verdadeira febre. Aqui conhecemos o gentil Charlie e o amante de rugby Nick, dois alunos do colégio que são bastante diferentes, mas que descobrem em sua improvável amizade algo a mais. Não demora muito para se tornar um romance inesperado, mas agora ambos devem trilhar suas jornadas particulares de autoconhecimento em meio ao caos que é a juventude: tentando se encaixar em seus círculos de amigos, com as provas já batendo à porta, excursões escolares e um baile de formatura para planejar. Tudo isso regado à muito sotaque britânico.
Heartstopper está disponível na Netflix.
3. Sex Education
E falando em sotaque inglês, Sex Education também foi uma verdadeira febre no streaming. Aqui nós acompanhamos o jovem Otis, que tem zero manejo social e apenas um amigo no colégio inteiro, porém muito conhecimento sexual por conta de sua mãe sexóloga - no entanto, sua virgindade permanece intacta.
Entre adolescentes com os hormônios à flor da pele, Otis abre uma espécie de clínica clandestina de conselhos sexuais dentro do colégio e torna-se verdadeiramente popular entre os demais alunos. Em paralelo, ele ainda deve lidar com um possível padrastro em potencial, seus interesses amorosos e... é claro, a construção da sua vida social, que até outro dia era inexistente.
Sex Education está disponível na Netflix.
2. Com Carinho, Kitty
Depois de Lara Jean Covey arrancar suspiros de todos na trilogia Para Todos Os Garotos..., é a vez da irmã caçula tomar os holofotes e viver sua própria história de amor. Geniosa e prestes a entrar na adolescência, Kitty acha que sabe tudo o que há para saber sobre o amor. Mas quando ela se muda do outro lado do mundo para se reunir com seu namorado à distância, ela logo percebe que os relacionamentos são muito mais complicados quando é o próprio coração que está em jogo.
Com Carinho, Kitty está disponível na Netflix.
1. Eu Nunca...
Misturando comédia com romance e (muitos) problemas adolescentes, Eu Nunca... é aquele título de aquecer o coração, dar risadas e enxugar as lágrimas. A série chegou à Netflix em 2020 e serviu como um verdadeiro abraço quentinho para tempos incertos de pandemia, trazendo a história da jovem Devi, uma adolescente de família indiana que não é muito popular, mas que está definitivamente decidida a mudar isso.
Entre infinitos erros e alguns acertos, Devi aprende a se apoiar em sua família e amigos em momentos difíceis e consertar algumas confusões apenas com o tempo. Tudo isso sem deixar suas origens de lado, mas mesclando-as numa rotina de estudos, eventos sociais e interesses amorosos.
Eu Nunca... está disponível na Netflix.
Categorias