Sangue e Ouro: filme da Netflix é baseado em história real? Veja!
Lançado na última sexta-feira (26), na Netflix, Sangue e Ouro (Blood & Gold) precisou de apenas alguns dias para chegar à primeira colocação do top 10 da gigante do streaming. Dirigido por Peter Thorwarth, que também roteirizou o filme ao lado de
Stefan Barth, o longa-metragem alemão chama atenção por conta de sua história intensa e cheia de ação, que se passa dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial.
Segundo descrição da própria Netflix, a trama de Sangue e Ouro é a seguinte: "No fim da Segunda Guerra Mundial, um desertor alemão e uma jovem se envolvem em uma batalha sangrenta com um grupo de nazistas em busca de ouro escondido". A narrativa, inclusive, despertou certa curiosidade nos espectadores: será que a história é baseada na realidade ou completamente fictícia? Vejamos!
Sangue e Ouro, da Netflix, traz uma história de caça ao tesouro durante a Segunda Guerra Mundial.Fonte: Netflix
Sangue e Ouro: filme da Netflix é baseado em fatos?
De forma direta, não, Sangue e Ouro não é baseado em uma história real. Apesar de a narrativa se passar durante a Segunda Guerra Mundial e, por conta disso, apresentar vários fatos históricos precisos e que, de fato, fazem parte da história europeia, o plot envolvendo os personagens Heinrich (Robert Maaser) e Elsa (Marie Hacke) é totalmente fictício.
A ideia de militares nazistas roubando judeus de seus bens e riquezas enquanto estes estavam presos em campos de concentração, todavia, é algo bem verídico. Segundo um artigo do jornal The New York Times, publicado em dezembro de 1997, os nazistas se apossaram de grandes quantidades de ouro durante a Segunda Guerra Mundial. Eles juntaram cerca de U$ 146 milhões em ouro (analisando pelos preços da pedra preciosa em 1945).
Ou seja, apesar da história de caça ao tesouro que vemos em Sangue e Ouro não ser real, houve, sim, embasamento na história para que a narrativa nascesse. Afinal, todas as questões envolvendo peças de ouro roubadas por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram o pontapé inicial para o filme da Netflix.
Fontes
Categorias