Netflix: 13 melhores séries originais para ver em 2023
Recentemente, a Netflix anunciou que cobrará uma taxa extra para quem compartilha sua senha de acesso ao streaming com terceiros, o que deixou muitos assinantes revoltados. Vários deles, aliás, já cancelaram suas assinaturas, o que pode, inclusive ser o seu caso. Mas uma coisa ninguém pode negar: a gigante do streaming tem muitas séries originais icônicas e de muito sucesso em sua extensa biblioteca.
Ao longo do tempo, a Netflix conseguiu deixar sua marca na indústria do entretenimento, trazendo às telinhas diversas séries inesquecíveis, com personagens que vivem e seguirão vivendo nas mentes dos fãs por muito tempo. São produções de fantasia, terror, suspense, dramas históricos, animações, enfim, há seriados para todos os gostos. Mas a grande questão é: quais são as melhores séries originais da Netflix de todos os tempos?
Essa não é uma pergunta muito simples de se responder, mas, nesta lista, compartilharemos com você nossas principais escolhas, que têm como base elementos como popularidade, qualidade, recepção, impacto, entre outros.
Melhores séries originais da Netflix
Se você está pensando em cancelar a Netflix ou simplesmente está em busca de dicas de conteúdo para assistir no streaming, confira a lista de 13 melhores séries originais e exclusivas da plataforma. Lembrando que a relação não possui uma ordem específica, por isso, sinta-se à vontade para reorganizá-la à sua maneira!
13 - House of Cards (2013)
House of Cards foi uma das primeiras séries originais da história da Netflix e, até hoje, é lembrada por sua qualidade e sua trama política intensa. Em sua história, acompanhamos a trajetória de Frank Underwood (Kevin Spacey), um congressista que faz de tudo para chegar até a presidência dos Estados Unidos. Ao lado de sua esposa, Claire Underwood (Robin Wright), o personagem manipula, mata e mente como se fosse algo absolutamente comum.
Mesmo sendo prejudicada devido às polêmicas envolvendo Spacey, que foi removido do elenco após ser acusado de abusos e comportamentos sexuais inadequados, House of Cards ainda é uma produção original bem cultuada, com uma nota de 8,7 no IMDb e 76% de aprovação por parte do público no Rotten Tomatoes.
12 - BoJack Horseman (2014)
As animações para adultos ganharam bastante notoriedade nos últimos anos, e isso se deve muito à influência de BoJack Horseman, série original da Netflix. Contando com seis temporadas no total, a obra criada por Raphael Bob-Waksberg explorou a história do personagem que dá nome à animação, uma ex-estrela de televisão que fez muito sucesso antigamente, mas que, nos dias atuais, luta para seguir relevante e combater seus demônios internos.
Com toques de comédia e drama, BoJack Horseman provoca várias reflexões e encanta por sua honestidade e humor peculiar. No IMDb, a série tem uma nota de 8,8, enquanto que, no Rotten Tomatoes, é aprovada por 95% do público.
11 - Sex Education (2019)
Além de animações para adultos, a Netflix também ajudou a popularizar outro tipo de produção: as séries teen. E, nesse departamento, não podemos deixar de citar a divertida e inteligente Sex Education. A série original do streaming estreou em 2016 e já se encaminha para sua 4ª temporada, que deve estrear ainda em 2023.
Na trama, "um adolescente, que tem uma mãe que é terapeuta sexual, se junta a uma colega de escola para criar uma clínica de terapia sexual clandestina na instituição". Atualmente, a série tem uma nota de 8,3 no site IMDb e uma aprovação de 92% da audiência no Rotten Tomatoes.
10 - Bridgerton (2020)
Dramas históricos picantes e recheados de romances? Temos também! Em Bridgerton, série original inspirada nos best-sellers homônimos da autora Julia Quinn, "oito irmão inseparáveis buscam amor e felicidade na alta sociedade de Londres", diz a sinopse oficial da gigante do streaming. A obra, adaptada para as telinhas por Chris Van Dusen, estreou em 2020 e já conta com duas temporadas, com mais duas a caminho.
Bridgerton, que bateu diversos recordes de audiência na Netflix, tem uma aprovação de 74% do público no Rotten Tomatoes e uma nota de 7,4 no IMDb.
9 - The Crown (2016)
Agora, um drama denso baseado em fatos que é, simplesmente, um dos seriados originais mais premiados da história da Netflix: The Crown. Na plataforma de streaming, a página sobre a obra diz: "Inspirada em acontecimentos reais, esta série de ficção dramatiza a vida da Rainha Elizabeth II e os eventos políticos e pessoais que moldaram seu reinado". A produção já tem cinco temporadas, e a sexta, marcada para chegar em 2023, será a última.
No IMDb, a obra tem uma nota de 8,6 e, no Rotten Tomatoes, é recomendada por 90% do público.
8 - Mindhunter (2017)
Mindhunter contou com apenas duas temporadas antes de ser cancelada pela Netfix. Porém, foi o suficiente para que a obra se tornasse um verdadeiro hit. Aliás, a produção só foi cancelada porque um de seus criadores, o cineasta David Fincher, não quis seguir produzindo o título (ele alegou que dava muito trabalho). O que, claro, deixou os fãs muito tristes.
Na trama, que se passa no final da década de 1970, dois agentes do FBI se juntam para criar um novo departamento, que estuda comportamentos de assassinos em série. A obra é aprovada por 95% da audiência no Rotten Tomatoes e tem uma nota de 8,6 no IMDb.
7 - Narcos (2015)
Estrelada pelo brasileiro Wagner Moura, a série Narcos, criada por Carlo Bernard, Chris Brancato e Doug Miro, também foi um das produções que marcaram a história da Netflix. Contando com três temporadas, o projeto trouxe ao streaming a história real do traficante colombiano Pablo Escobar, que, por anos, construiu um império extravagante e criminoso.
Narcos também foi uma das primeiras séries na qual Pedro Pascal, de The Last of Us e The Mandalorian, apareceu. Atualmente, sua nota no IMDb é de 8,8 e sua aprovação no Rotten Tomatoes é de 95%.
6 - Ozark (2017)
Por muitas vezes, Ozark chegou a ser comparada com Breaking Bad por conta de sua alta carga dramática e temas sensíveis, que envolviam drogas e família, por exemplo. E, assim com a obra centrada em Walter White (Bryan Cranston), este seriado original da Netflix chamou bastante atenção do público, ganhando quatro temporadas recheadas de tensão e reviravoltas.
"Um consultor financeiro arrasta sua família de Chicago para o estado de Missouri, onde ele deve lavar uma grande quantidade de dinheiro em até cinco anos para apaziguar um chefe do tráfico", diz sinopse oficial da obra, que tem uma nota de 8,5 no IMDb e é recomendada por 85% da audiência no Rotten Romatoes.
5 - Black Mirror (2011)
Quando o assunto é melhor séries originais da Netflix, é impossível não citar a provocante Black Mirror. Atualmente se encaminhando para sua 6ª temporada, a produção britânica criada por Charlie Brooker fez um enorme sucesso ao explorar possibilidades e ideias sobre um futuro distópico.
"Uma série de antologias explora um mundo de alta tecnologia, onde as maiores inovações da humanidade e os instintos mais sombrios colidem", revela a sinopse do projeto. Sua nota no IMDb é de 8,8, enquanto sua aprovação no Rotten Tomatoes é de 84%.
4 - Round 6 (2021)
O hype em torno das ótimas séries sul-coreanas talvez tenham chegado ao seu ápice com o lançamento de Round 6, em 2021. Idealizado por Hwang Dong-hyuk, o projeto da Netflix bateu quase todos os recordes possíveis de audiência e se tornou a série mais assistida da história da plataforma. Posição que ela ainda não perdeu e, provavelmente, não perderá tão cedo.
A obra, que já foi renovada para uma 2ª temporada, acompanha diversas pessoas que topam participar de uma competição composta por jogos infantis em troca de um grande prêmio em dinheiro. O problema é que os jogos são bem mais perigosos do que parecem.
A série tem uma nota de 8,0 no IMDb e é bem avaliada por 84% do público no Rotten Tomatoes.
3 - A Maldição da Residência Hill (2018)
É claro que esta lista não poderia deixar de contar com uma série de terror, já que a Netflix também aposta em várias produções do gênero. E, nesse gênero, A Maldição da Residência Hill é provavelmente o maior destaque. A sinopse da série diz: "Uma família fraturada confronta memórias assombradas de sua antiga casa e os eventos aterrorizantes que os expulsaram dela".
O seriado tem uma nota de 8,6 no IMDb e uma aprovação de 91% no Rotten Tomatoes.
2 - Dark (2017)
A série alemã Dark contou com três temporadas ao todo, que trouxeram uma narrativa única e cativante, explorando elementos ligados à família, viagem no tempo, suspense, entre outros temas. A obra foi criada pela dupla Baran bo Odar e Jantje Friese e, até hoje, é lembrada como uma das melhores séries originais da Netflix.
Na história, o desparecimento de um menino coloca toda a cidade em alerta. Porém, o fato é apenas a ponta do iceberg e faz parte de algo muito maior. A nota de Dark no IMDb é de 8,7 e sua aprovação no Rotten Tomatoes é de 94%.
1 - Stranger Things (2016)
Por fim, uma das séries que talvez mais seja associada à Netflix e que marcou a história da companhia: Stranger Things, criada por Matt Duffer e Ross Duffer. A série teen, que traz pitadas de terror, suspense e drama, é toda produzida na vibe das produções da década de 1980 e é um dos maiores ícones da cultura pop atual.
A história traz a personagem Eleven (Millie Bobby Brown) e seus amigos lutando contra forças do mal que aterrorizam a cidade de Hawkins. A vindoura 5ª temporada será a última da obra, que tem uma nota de 8,7 no IMDb e uma recomendação de 90% no Rotten Tomatoes.
Apesar de termos escolhido essas 13 séries acima com as melhores disponíveis na Netflix, temos algumas menções honrosas, que também merecem atenção, como Eu Nunca..., Orange Is The New Black, Big Mouth, O Gambito da Rainha, The Umbrella Academy, When They See Us e Arcane.
Quais outras obras você adicionaria à lista?
Categorias