Succession: entenda o final bombástico e veja quem fica com a empresa
Uma das séries mais premiadas da HBO chegou ao fim: Succession teve seu último episódio exibido no domingo (28), encerrando a disputa dos irmãos Roy pelo comando da empresa Waystar Royco. Recheado de reviravoltas, o último episódio causou furor nas redes sociais e não deve agradar todos os fãs da produção.
Com cerca de uma hora e meia de duração, o último episódio de Succession fecha as principais pontas soltas da trama e dá um destino para os principais personagens da série. Além disso, finalmente temos a resposta de quem será o sucessor de Logan Roy (Brian Cox) no comando do império de mídia do magnata.
Veja o que acontece no final de Succession.
A seguir, entenda tudo que acontece no final de Succession e confira como a série termina. Como esperado, tudo que vem a seguir está recheado de spoilers da quarta e última temporada do seriado exibido no HBO Max.
O que acontece no final de Succession
O último episódio de Succession finalmente encerra a trama envolvendo a aquisição da Waystar Royco pela empresa europeia GoJo. Após a morte de Logan Roy durante a quarta temporada, Roman (Kieran Culkin) e Kendall (Jeremy Strong) tentam bloquear o negócio para assumir o controle da companhia. Enquanto isso, Shiv (Sarah Snook) se une ao excêntrico bilionário Lukas Matsson (Alexander Skarsgard) para concretizar o acordo e conseguir a posição de CEO dos Estados Unidos na "nova era" da empresa de sua família.
Pouco antes da votação, tudo está caminhando para o plano de Shiv dar certo: numa sala com Matsson, ela faz a contagem de votos e a aquisição possui aprovação entre a maioria dos membros do conselho. No decorrer do dia, no entanto, uma grande reviravolta acontece.
Após o episódio das eleições, Roman Roy acaba apanhando na rua e indo para a casa de sua mãe. Shiv e Kendall também vão ao local para tentar conquistar o apoio do irmão, que está claramente abalado, durante a votação do conselho. Shiv segue confiante de que seu irmão mais velho não terá chance de arruinar o negócio, mas é surpreendida com uma grande notícia.
Matsson e Tom traem Shiv
Enquanto Shiv estava com seus irmãos, Matsson sai para jantar com Tom Wambsgans (Matthew Macfadyen), que estava com medo de perder seu emprego na ATN. Durante a conversa, no entanto, as coisas seguem por outro caminho: o dono da GoJo diz que se sente incomodado ao dar o poder para Shiv e prefere que Tom, que é marido dela, assuma a posição de CEO da Waystar nos Estados Unidos.
O motivo para Matsson mudar de ideia sobre Shiv é exibido logo na primeira cena do último capítulo. O comandante da GoJo vê uma caricatura em uma revista em que ele é controlado por Shiv, o que certamente deu a ideia de conseguir alguém mais maleável para colocar no poder.
Matsson deixa Shiv de lado e convida Tom para ser o novo CEO da Waystar.
Assim como aconteceu com Logan Roy, Matsson vê em Tom Wambsgans uma figura com as características certas para servir como um fantoche corporativo. Para testar a confiança de seu novo soldado, o executivo europeu até diz que pretende fazer sexo com Shiv, informação que o marido dela aceita com tranquilidade para garantir a vaga de CEO da Waystar.
Enquanto o novo plano de Matsson tinha tudo para dar certo, um deslize acaba entregando sua traição. Após o jantar com Tom, Matsson vai ao bar com seu funcionário e o primo Greg (Nicholas Braun). Enquanto os europeus discutem o plano de sucessão em sueco, Greg usa um aplicativo de tradução e descobre que Shiv será colocada de escanteio e substituída por outro nome.
A união dos irmãos Roy
Com uma nova informação quente em mãos, Greg resolve contar para Kendall sobre o novo plano de Matsson. O irmão mais velho dos Roys dá a notícia para Roman e Shiv, que fica abalada e resolve se virar contra o dono da GoJo.
Em uma sequência de debates cheios de acidez, os irmãos então decidem que Kendall deve ser o novo CEO da Waystar, com Roman assumindo a divisão de redes sociais e Shiv ficando com a parte de notícias. Em seguida, o trio protagoniza um raro momento de felicidade na cozinha da mãe, na noite antes da grande votação.
Os irmãos se unem no final de Succession, pelo menos por um tempo.
Na manhã seguinte, os irmãos se encontram no apartamento de Logan, onde descobrimos o destino de Connor. Caso a eleição de Mencken seja concretizada, ele irá trabalhar na Europa, enquanto sua esposa Willa ficará nos Estados Unidos e eles manterão um relacionamento à distância.
Logo em seguida, Shiv descobre que Tom será o seu substituto no comando da Waystar caso o negócio com Matsson seja concretizado, o que a deixa furiosa com o marido.
Shiv e Roman desistem de dar o poder para Kendall
Enquanto tudo caminhava para um final em que o trio de irmãos acaba ficando com a Waystar após uma rápida união, as coisas tomam outro rumo durante a votação. Após Roman demonstrar dúvidas sobre a capacidade de Kendall em liderar a companhia, a votação fica empatada e Shiv deve decidir se o acordo será fechado ou não.
Ela sai da sala de reuniões para pensar seu voto e é seguida pelos seus irmãos. Em uma sequência dramática, o trio discute as fraquezas de Kendall, que fica desequilibrado e chega a sair no tapa com Roman.
No final, Shiv aceita a aquisição e acaba dando o poder para o seu marido Tom.
No final das contas, os dois irmãos percebem que colocar a empresa nas mãos de Kendall pode não ser a melhor escolha. Assim, Shiv decide votar a favor da aquisição pela GoJo, dando o cargo de CEO da Waystar para Tom, que é pai de seu futuro filho.
O que acontece com a família Roy no final de Succession?
Com Tom assumindo o poder de CEO e Matsson seguindo como dono da WayStar, podemos ver alguns breves desdobramentos sobre o fim dos personagens logo em seguida. O novo comandante dá a entender que vai demitir nomes como Frank, Karl e Hugo, mas manter o primo Greg na Waystar, mesmo após ele ter vazado informações para Kendall.
No final, Tom vai embora da cerimônia de assinatura da aquisição ao lado de Shiv, de carro. Ambos se dão as mãos sem expressar reações, mostrando que ainda existe uma união ali, e que a filha de Logan Roy segue no jogo pela empresa. Afinal, além de ser casada com o novo CEO, ela também carrega um filho que pode ser o futuro herdeiro do império nos Estados Unidos.
O final da série dá a entender que Shiv e Tom permanecerão juntos.
Na sequência final, Roman Roy aparece em um bar e Kendall caminha para ver o mar, sem reação, acompanhado do fiel segurança de seu pai. A série deixa em aberto se os personagens ainda vão trabalhar na antiga empresa do pai, mas uma coisa é certa: todos seguem muito ricos, já que conseguiram uma bolada de dinheiro com o negócio.
Categorias