As 10 mortes mais impactantes do MCU
A morte é uma etapa natural no ciclo de vida humano, e o cinema sabe como representar bem esse doloroso momento para o espectador. O Universo Cinematográfico da Marvel é cheio de personagens icônicos, mas que não escaparam do seu inevitável destino.
Nesta lista, o Minha Série separou as 10 mortes mais impactantes do MCU. Como você deve imaginar, a relação a seguir está lotada de spoilers. Com isso em mente, siga por sua conta e risco, pois o destino trágico dos personagens será revelado a seguir.
10 - Mercúrio
Vingadores: Era de Ultron é um filme questionável em muitos sentidos, mas se tem uma coisa boa foi a introdução de Pietro e Wanda Maximoff, ou melhor dizendo, Mercúrio e a Feiticeira Escarlate ao MCU.
Porém, mesmo sendo o maior velocista daquele universo, Mercúrio não escapou de uma morte ruim. O personagem teve a proeza de morrer para a metralhadora de um Quinjet enquanto protegia o Gavião Arqueiro e uma criança resgatada. Verdade seja dita, qualquer outro velocista teria desviado das balas ou, de forma mais inteligente, teria conseguido resgatar Clint e a criança antes dos tiros.
Mas o seu sacrifício foi muito importante para que Wanda liberasse seus poderes de forma definitiva, até os eventos de Guarra Infinita e posteriormente, em WandaVision.
9 - Phil Coulson
Couson é aquele coadjuvante que ganhou o amor dos fãs. Isso não é por menos, já que a atuação simpática de Clark Gregg é irresistível, e em Vingadores o ator mostra seu lado fã para aqueles super-heróis. Neste filme, Coulson funcionou como uma "quarta parede" ao levar a empolgação dos fãs para as telonas, em uma fiel reprodução de como alguém apaixonado por quadrinhos reagiria ao conhecer seus heróis.
A morte de Coulson por Loki é usada por Nick Fury como catalisador para fazer com que os Vingadores finalmente se unam. Talvez, sem isso, o grupo teria mantido suas diferenças e jamais poderia enfrentar o exército Chitauri.
8 - Killmonger
Com mais de 99% do elenco composto por pessoas negras, Pantera Negra é um marco na história dos filmes de herói por motivos óbvios. Isso reflete diretamente em Killmonger, o grande vilão vivido por Michael B. Jordan.
Killmonger é um vilão impiedoso e extremamente vingativo, mas suas motivações são reais e palatáveis ao público. Após a batalha final contra T'challa, o personagem é fatalmente ferido, e apenas o último diálogo entre os dois sob o pôr do sol de Wakanda é suficiente para que o antagonista entre nesta lista.
7 - Visão
Visão foi o primeiro Vingador a ser morto em Guerra Infinita em uma emocionante cena com Wanda Maximoff. Em um filme cheio de perdas com o estalo de Thanos, Wanda precisa tomar uma decisão importante: deixar o Titã Louco assassinar seu marido, ou ela mesmo destruir a Joia da Mente e dar um fim digno ao seu amado.
No fim, nada importou, uma vez que ao utilizar a Joia do Tempo pare reverter a morte do Visão, Thanos arrancou brutalmente a Joia de sua cabeça. Essa ação reverbera diretamente na série WandaVision e todo o arco vilanesco que transformaria uma Vingadora em uma mortal vilã em Multiverso da Loucura.
6 - Gamora
Outra morte importante, e definitiva, em Vingadores: Ultimato é a morte de Gamora. Após ser sequestrada por seu pai adotivo e levada para Vormir, Thanos é alertado que para conseguir a misteriosa Joia da Alma precisaria sacrificar aquilo que mais ama. No filme já era claro o que aconteceria nos minutos seguintes.
Contra sua vontade, Gamora é jogada de um penhasco e acaba sendo sacrificada para completar a coleção de pedras na Manopla do Infinito. Isso afeta diretamente na batalha da lua de Titã, quando Peter Quill perde a cabeça e acaba com a chance de deter Thanos; além do próprio arco de superação do protagonista em Guardiões da Galáxia 3.
5 - Yondu
Falando em Guardiões da Galáxia, os dois primeiros filmes da franquia tem como tema central a formação de uma nova família e a paternidade. Além de nunca ter conhecido seu verdadeiro pai e ter perdido sua mãe quando ainda era uma criança, Peter Quill cresceu como um órfão no espaço.
Mesmo assim, o personagem tinha uma mínima referência do que era ter um pai com Yondu. O alienígena azul que o criou, no fim, se sacrificou ao dar sua vida ao seu filho terráqueo. Pai é quem cria, independente da galáxia em que você estiver, e só essa mensagem final mostra o quão impactante é essa morte. RIP Yondu.
4 - Groot
Fechando o ciclo com os Guardiões, a morte do Groot no primeiro filme é simplesmente de partir o coração. Quem diria que uma árvore com apenas três palavras em seu vocabulário e uma mente pouca esperta traria tanta emoção.
Seu sacrifício para proteger a família recém-formada que arranjou é um dos atos mais bonitos dos filmes de super-herói. Felizmente toda árvore dá frutos, e Baby Groot deu as caras ainda mais fofo - e importante - em filmes futuros, inclusive, ajudando a forjar o Rompe-Tormentas de Thor.
3 - Loki
Um dos personagens mais amados do MCU, Loki tem o melhor arco de redenção entre os mais de 30 filmes da Marvel Studios. De um irmão bastardo e diferente, a um vilão inescrupuloso até chegar ao sacrifício máximo contra Thanos e impedir um genocídio universal, Loki cumpriu seu papel bravamente.
Mas o Deus da Mentira nunca morre de verdade, e conseguiu "voltar" em Ultimato ao obter o Tesseract. Isso culmina diretamente em sua série solo, na qual o próprio personagem testemunha sua morte, e "abre" a porta para o Multiverso.
2 - Viúva-Negra
A morte de Natasha Romanoff é a maior piada de mau gosto feita na indústria hollywoodiana nos últimos anos. Matar a Viúva-Negra e logo em seguida dar um filme solo para a personagem no passado é um erro grosseiro. Essa morte só é importante porque mostra o total despreparo da Marvel Studios. Injustiçada.
1 - Tony Stark
Tony Stark é o personagem definitivo da Marvel. O papel do Homem de Ferro é tão importante que se tornou um ponto de virada para um ator que já havia sido preso, com um passado recente de uso de drogas e alcoolismo.
Tony Stark representa para Robert Downey Jr. um renascimento, e para o cinema, representa uma revolução na forma de contar histórias. Seu sacrifício ao usar a Manopla do Infinito para derrotar Thanos é o sacrifício definitivo, e o final mais apropriado para encerrar o ciclo desse personagem. Tony Stark É o MCU.
Além desses personagens, o MCU conta com inúmeras outras mortes que tiveram algum impacto. O fim da família da Wanda, a morte dos Iluminati e a suposta morte de Buck Barnes são alguns dos exemplos, além, é claro, de todas as baixas causadas pelo estalo de Thanos.
Categorias