Como é calculada a audiência da TV brasileira?
Apesar do avanço do uso da internet e dos serviços de streaming, a televisão aberta ainda é o veículo de comunicação preferido dos brasileiros. O aparelho televisor está presente em cerca de 96% dos quase 70 milhões de domicílios do país, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisa realizada em 2022.
Por isso, o mercado publicitário ainda destina boa parte das verbas para os canais de televisão. No ano passado, a TV aberta atraiu R$ 8,8 bilhões em publicidade, o que significa 42% de tudo que foi investido em mídia no Brasil. O número é ainda maior que todo o dinheiro gasto em impulsionamento na internet.
Para saber qual é o melhor local para investir, os profissionais de marketing tem como base a medição da audiência, que reflete o interesse do público por um programa. Em 2022, os brasileiros gastaram 25% do tempo que assistem TV com telejornalismo, 18% com novelas brasileiras e estrangeiras, 11% com programas esportivos.
Como funciona a audiência de televisão?
A medição da audiência de televisão é um processo complexo e detalhado que envolve a coleta de dados em diversas regiões do país. A empresa responsável por essa medição é a Kantar Ibope Media, que utiliza um aparelho eletrônico chamado peoplemeter para coletar informações sobre o consumo de TV e internet.
O peoplemeter é conectado a todas as TVs dos domicílios de uma amostra representativa da população brasileira. O aparelho informa, em tempo real, se a televisão está ligada, qual o canal, o sinal e os dados demográficos de quem está assistindo. Além disso, consegue identificar o consumo de conteúdo em aparelhos de DVDs e videogames.
A empresa usa o Kantar Focal Meter, um novo medidor de audiência que mensura o consumo de vídeo de todas as telas numa rede doméstica, em conformidade com os padrões e regulamentos da Proteção de Dados. Esse medidor é instalado no roteador dos domicílios e mede o tráfego de internet.
Quantos televisores equivale a 1 ponto de audiência?
Um ponto de audiência corresponde a 1% dos televisores de uma determinada região. Com isso, o número de aparelhos conectados de um ponto varia conforme a população. Quando consideradas as 15 principais regiões metropolitanas brasileiras juntas, um ponto de audiência representa 268 mil domicílios, com mais de 700 mil pessoas assistindo TV.
Na grande São Paulo, principal praça usada pelo mercado publicitário, um ponto de audiência equivale a 77 mil residências e mais de 200 mil telespectadores. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo mercado publicitário do país, o mesmo ponto de audiência representa pouco mais de 49 mil domicílios e mais de 125 mil pessoas assistindo televisão.
Os pontos de audiência menos representativos estão nas regiões metropolitanas das capitais do Pará, Amazonas e Santa Catarina. Na grande Belém, um ponto de audiência equivale a 7 mil casas e 23 mil telespectadores; em Manaus, são 6 mil domicílios e 20 mil pessoas; enquanto que, em Florianópolis, são 4 mil residências e 10 mil telespectadores.
Qual foi o maior índice de audiência da TV brasileira?
O futebol gera bons picos audiência para TVs, mas preferência dos telespectadores brasileiros ainda é por novelas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
O sistema de medição de audiência no Brasil começou junto com a televisão, em 1950. Nas últimas oito décadas, os métodos para mensurar o número de pessoas e domicílios assistindo a um programa mudou bastante. Até 1991, quando o peoplemeter começou a ser usado, a pesquisa era realizada de porta em porta.
O maior índice de audiência registrado pela televisão brasileira aconteceu durante o capítulo 152 da novela Selva de Pedra, exibido em outubro de 1972. Na época, a medição era realizada apenas no Rio de Janeiro e todos os televisores ligados estavam vendo a atuação de Regina Duarte, a “namoradinha” do Brasil.
O segundo maior índice foi durante o jogo Brasil x Turquia, pela semifinal da Copa do Mundo de 2022, que registrou 77 pontos de audiência. Em 2005, a televisão brasileira registrou a terceira maior audiência de sua história, durante o capítulo final da novela América, que mediu 66 pontos.
Qual é a emissora mais assistida do Brasil?
A Rede Globo é a emissora mais assistida no Brasil desde 1969, quando desbancou a TV Excelsior e TV Record que se alternavam na liderança.
Os programas Dercy de Verdade, Homem do Sapato Branco e o Programa Silvio Santos impulsionaram a audiência da Vênus Platinada no início, mas foram as novelas que consolidaram a preferência da emissora frente ao público brasileiro.
Nos últimos anos, a Globo tem perdido audiência para outras emissoras e até para plataformas de streaming. Mas isso não tirou o seu domínio. A emissora carioca costuma registrar uma média de audiência três vezes superior que os seus concorrentes ainda hoje.
Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro desse e outros assuntos sobre tecnologia, ciência e entretenimento, continue de olho aqui no TecMundo!
Fontes
Categorias