Prime Video usa IA para melhorar volume de diálogos em filmes e séries
Se você assiste filmes e séries com frequência, já deve ter percebido uma coisa: às vezes, o som dos diálogos são muito baixos, enquanto os barulhos referentes às demais cenas são muito altos.
Em produções de ação, por exemplo, pode acontecer de as conversas serem bem difíceis de escutar, enquanto as explosões e perseguições são tão intensas que é preciso baixar o volume da televisão. Pois é, a situação é bem incômoda. Mas, ao que tudo indica, a Amazon pretende dar um jeito nisso.
Recentemente, a Amazon anunciou o Dialogue Boost, recurso que permite aos usuários do Prime Video ajustarem o volume dos diálogos das produções que estiverem assistindo. Dessa maneira, é possível equilibrar os sons dos filmes e séries para que as conversas fiquem tão audíveis quanto as explosões, tiros, músicas, etc. A novidade se utiliza de uma Inteligência Artificial (IA) e pode ser customizada de acordo com as preferências dos espectadores.
O Prime Video acaba de apresentar um novo recurso que permite equilibrar os sons de filmes e séries.Fonte: GettyImages
Segundo a Amazon, o Dialogue Boost foi desenvolvido para uma "experiência mais confortável e acessível" e, por enquanto, está disponível apenas para algumas obras originais do Prime Video. São elas: as séries Jack Ryan, The Marvelous Mrs. Maisel e Harlem, e os filmes The Big Sick, Being the Ricardos e Beautiful Boy. Ainda de acordo com a empresa, mais títulos devem receber a funcionalidade ainda em 2023.
"No Prime Video, estamos comprometidos em construir uma experiência de streaming inclusiva, igualitária e satisfatória para todos os nossos clientes", disse Raf Soltanovich, vice-presidente de tecnologia do Prime Video e do Amazon Studios. "Nosso catálogo de conteúdos com legendas e descrições de áudio continua crescendo, e ao melhorar nossas tecnologias para criar inovações como o Dialogue Boost, estamos dando mais um passo na criação de um streaming mais acessível", completou.
A ferramenta baseada em IA identifica pontos em filmes e séries em que os diálogos podem ser difíceis de entender e os potencializa automaticamente. O recurso já existe em alguns cinemas mais modernos, bem como em algumas televisões smart, porém, no campo do streaming, a Amazon é a primeira a conseguir trazer a novidade.