Cidade de Deus e mais 4 filmes brasileiros que são sucesso global
Até hoje, a indústria cinematográfica brasileira não é tão valorizada como deveria. Muitas pessoas ainda têm o pensamento de que o cinema nacional não tem uma qualidade tão boa como o estrangeiro. É um fato, porém, que essa constatação não é verdadeira.
Diversos filmes nacionais tiveram um grande impacto na indústria internacional, influenciando a forma de se fazer filmes e recebendo indicações a grandes premiações, como o Oscar.
Portanto, na lista a seguir, conheça os 5 filmes nacionais mais populares mundialmente e que fizeram um sucesso global com a audiência e com a crítica especializada.
5 - Marte Um
(Fonte: Embaúba Filmes/Divulgação)Fonte: Embaúba Filmes
A história se passa em Contagem, cidade de Minas Gerais, e acompanha o dia a dia de uma família negra que vive na periferia. Além de lidar com questões do seu cotidiano, eles ainda precisam aprender a viver em um país liderado por um governante de extrema direita, que não condiz com os princípios que eles seguem.
O longa nacional se tornou um dos mais bem avaliados de 2022 no Letterboxd, site em que os usuários podem registrar os filmes que assistem e dar nota a eles. Na lista, Marte Um aparece em 4º lugar, com nota 4,3 e nove mil avaliações registradas.
4 - Central do Brasil
(Fonte: Sony/Divulgação)Fonte: Sony
A obra conta a história de Dora e Josué e de sua viagem em busca do pai do garoto. Dora é uma professora que escreve cartas para pessoas analfabetas. Certo dia, Ana, mãe de Josué, pede para a professora escrever uma carta para o pai do garoto, mas acaba morrendo em um atropelamento em seguida.
A partir daí, Dora se comove com a situação do jovem e, embora relutante no começo, decide levá-lo para o encontro de seu pai que o abandonou, Jesus.
O filme é estrelado por Fernanda Montenegro, que foi consagrada com uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 por sua poderosa atuação. Além dessa categoria, a obra nacional também foi indicada a Melhor Filme Internacional.
3 - Tropa de Elite
(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte: Universal
A história acompanha a rotina do Capitão Nascimento como comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, também conhecido como BOPE. O policial precisa trabalhar no apaziguamento do Morro Turano enquanto busca por um substituto para seu cargo.
O filme é marcado, principalmente, por mostrar de forma explícita a violência dos morros e a forma como a ação policial influencia nesses locais.
Além de ter um grande impacto na cultura nacional, o longa também foi reconhecido em premiações estrangeiras. No Festival de Berlim, em 2008, ele recebeu o Urso de Ouro de Melhor Filme.
2 - Bacurau
(Fonte: Vitrine Filmes/Divulgação)Fonte: Vitrine Filmes
O longa de 2019 acompanha a cidadezinha de Bacurau, no sertão brasileiro. Certo dia, o local some do mapa nacional e uma série de assassinatos misteriosos começam a acontecer. Então, os cidadãos da cidade não tem outra opção senão unir-se e reagirem contra esse mal enigmático.
A obra cinematográfica foi uma das mais aclamadas do Festival de Cannes de 2019, recebendo o Prêmio do Júri. Por estrear nos Estados Unidos somente em 2020, ela ainda apareceu na lista de melhores filmes do ano do ex-presidente Barack Obama, que publica-a anualmente em suas redes sociais.
1 - Cidade de Deus
(Fonte: O2 Filmes/Divulgação)Fonte: O2 Filmes
Porém, o filme que mais impactou a indústria nacional e internacional é, sem dúvidas, Cidade de Deus. Até hoje, seus personagens, cenas e frases marcantes são lembrados pelos brasileiros.
A história mostra Buscapé, um fotógrafo, jovem e negro, que registra os acontecimentos da favela em que vive no Rio de Janeiro. Através de suas lentes, é relatado o cotidiano de quem vive na comunidade carioca e toda a violência e problemas sociais marcados na vida dessas pessoas.
O longa foi indicado quatro vezes ao Oscar de 2004, nas categorias de Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.
Embora tenha saído de mãos vazias, diversas figuras da indústria americana ficaram impactadas com o filme. Dentre elas, Ryan Coogler, diretor dos filmes do Pantera Negra, e Michael B. Jordan, que já rasgaram diversos elogios ao filme.
E aí, qual desses filmes nacionais é o seu favorito?
Fontes
Categorias