Gilmara Sanches, dubladora de Cavaleiros do Zodíaco, morre aos 79 anos
A dubladora Gilmara Sanches morreu na última quarta-feira (29), aos 79 anos. A notícia foi confirmada em nota pela assessoria da emissora SBT e a causa da morte ainda não foi revelada.
“Com uma personalidade marcante e exuberante, chamava atenção pela perfeita dicção e análise profunda dos candidatos, mesclando momentos sérios com extremo bom humor, sendo lembrada até os dias atuais pela face de jurada", diz a emissora em comunicado.
"Nos últimos anos, Gilmara dedicava-se à dublagem, e tem sua trajetória celebrada no meio por ter marcado diversos trabalhos com as vozes que emprestava a personagens de desenhos como Pokémon, Os Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon. Gilmara deixou sua marca nos 60 anos do Programa Silvio Santos, e o SBT deseja que Deus conforte o coração dos familiares neste difícil momento, entre eles à sua irmã, a também atriz Elaine Cristina.”
Carreira
Ela começou a carreira na rádio aos 11 anos. Depois foi para o mundo da televisão, participando de séries da TV Record, como A Turma do Sete, Fiorela e Mandraque. Em 1970, integrou o corpo de jurados do programa Show de Calouros, do SBT.
Sanches ficou mais conhecida entre os fãs de animes no início dos anos 1990, ao dublar a personagem Marin de Águia em Os Cavaleiros do Zodíaco. Ela também foi a primeira voz da Sailor Mercury na primeira temporada de Sailor Moon. Já nos anos 2000, ela dirigiu a versão brasileira de animes como Pokémon, Super Onze, Kaleido Star, Dinossauro Rei e Viewtiful Joe.
Categorias