MCU: os 9 piores CGIs da história dos filmes e séries da Marvel
O MCU é recheado de grandes momentos, conclusões épicas e cenas de tirar o fôlego de qualquer fã de heróis. No entanto, a Marvel também é conhecida por apresentar alguns efeitos especiais de procedência muito duvidosa em inúmeras produções.
Com o ritmo cada vez mais acelerado das produções da companhia, algumas séries e até filmes do MCU estão apresentando efeitos de computação gráfica com qualidade inferior. A cada lançamento, os fãs reclamam e criam memes com alguma cena que deixou a desejar nas produções da Marvel.
Nesta lista, o Minha Série separou alguns dos piores CGIs em filmes do MCU, sejam algumas cenas isoladas, lutas contra vilões e até mesmo personagens com uma aparência bem questionável. Confira a seguir:
9 - A cabeça flutuante
Thor: Amor e Trovão não teve a recepção que a Marvel esperava, e embora conte com alguns visuais bem bonitos, possui uma cena um tanto quanto esquisita com um dos personagens coadjuvantes.
Na trama, Axl é filho do lendário Heimdall, e se comunica com Thor através de uma...cabeça flutuante. A cena é tão bizarra que gerou críticas por parte dos espectadores no cinema, levando a Marvel a editar o material para o lançamento no Disney+. Porém, de alguma forma a alteração conseguiu piorar os efeitos especiais.
8 - Bruce Banner na Hulkbuster
Vingadores: Guerra Infinita é considerado por muitos como o melhor filme do MCU, e mesmo assim não está a salvo de críticas. Com dificuldades em se transformar no Hulk, Bruce Banner decide melhorar a armadura da Hulkbuster para utilizar como um "quebra-galho".
O resultado foi algo como a imagem do ator Mark Ruffalo copiada e colada dentro da armadura sem a menor cerimônia. Embora isso não tenha sido objeto de grandes críticas durante o lançamento da produção em 2018, os fãs perceberam que o efeito envelheceu mal.
7 - She-Hulk
Desde que a primeira imagem da She-Hulk foi divulgada, um caminhão de críticas atingiu a série exclusiva para o Disney+. O aspecto geral da produção não é ruim e conta com efeitos até que interessantes para o orçamento da série. No entanto, o visual de personagem principal mirou no divertido e acertou na bizarrice.
Com um cabelo mal feito, e expressões faciais tiradas de um filme B, Jennifer Walters não agradou o público geral como She-Hulk, mas conseguiu dar a volta por cima com um roteiro divertido, e uma boa quebra da quarta parede, brincando com os próprios fãs raivosos e preconceituosos.
6 - Pip, O Troll
Eternos é um filme divisivo dentro do Universo Marvel. Cheio de boas intenções, muitos fãs reclamaram do ritmo lento e a longa duração. A cena pós-créditos revelou o personagem Starfox (Harry Styles), irmão de Thanos, e introduziu o coadjuvante Pip, O Troll.
A cena causa muita estranheza, principalmente porque Pip é completamente mal feito, e totalmente perceptível que não é um ser real, muito diferente do que acontece com Rocket Raccoon, por exemplo.
5 - A luta final de Pantera Negra
Pantera Negra é um dos melhores e talvez um dos mais importantes filmes da Marvel. Com ótimas cenas de ação e um personagem completamente amado pelo público, o filme foi um sucesso imensurável, principalmente por conta do ótimo antagonista.
O final de Pantera Negra, todavia, acaba sendo bem anti-climático e feio. A luta entre T'Challa e Killmonger acontece em uma mina de vibranium, e os efeitos especiais mostram que faltou capricho - ou orçamento - para deixar a briga mais convincente. Pelo menos, o diálogo final entre os personagens consegue redimir essa parte, e entrega um das melhores cenas de filmes de heróis.
4 - O terceiro olho do Doutor Estranho
Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura é outro filme com recepção mista para os fãs da Marvel. O longa tem ótimos efeitos especiais e uma boa direção do cineasta Sam Raimi, mas erra feio no CGI do personagem principal quando o mesmo adquire um terceiro olho.
O terceiro olho aparece primeiramente com o Doutor Estranho Sinistro, em um universo paralelo do Multiverso. Depois, o Stephen Strange "normal" ganha um terceiro olho ao fim do filme. Infelizmente o resultado ficou bem aquém do desejado, parecendo muito mais uma edição amadora do que um efeito realmente profissional.
3 - A Batalha do Aeroporto
Capitão América: Guerra Civil é um bom filme de ação, mas a batalha entre as duas equipes feita em um aeroporto não foi uma das mais agradáveis. A cena em si não tem muitos problemas com o CGI dos personagens, mas mostra um cenário sem vida, completamente cinza e sem personalidade.
O momento deveria ser mais caprichado, visto que a Guerra Civil dos quadrinhos é um dos mais importantes arcos já feitos nas HQs, e não faz jus a grandiosidade do filme.
2 - O final de Viúva-Negra
Viúva-Negra é considerado como um dos piores filme da Marvel, não somente pelo lançamento ainda em uma situação complicada durante a pandemia da COVID-19, como também pelo fato da personagem ter sido morta em Vingadores: Ultimato.
A gota d'água aconteceu no final do filme, que conseguiu a façanha de possuir o pior CGI da Marvel. Na ocasião, Natasha Romanoff e sua irmã, Yelena Belova precisam escapar de uma base ultrassecreta e impedir o General Dreykov de escapar. Os efeitos soam até ofensivos para o público, lembrando produções de baixíssimo orçamento.
1 - MODOK
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é mais um longa que teve uma recepção mista por parte do público. Além de apresentar o Reino Quântico e dar mais detalhes sobre Kang, O Conquistador, o filme foi responsável por mostrar MODOK aos espectadores.
Como já era de se esperar, o vilão ficou completamente tosco nas telonas, com um CGI que arrancou risadas das pessoas. Felizmente, essa parece ter sido a única vez que veremos o antagonista em live-action.
Com tantas produções em andamento, as casas de efeitos especiais atingiram um esgotamento nos últimos anos, e como consequência, diversos filmes foram afetados com efeitos incompletos. Será que veremos melhorias nos próximos anos ou teremos que fazer uma parte 2 dessa lista?
Fontes
Categorias