Filme brasileiro ajudou Brendan Fraser a vencer Oscar em A Baleia! Entenda
Para a felicidade dos fãs de Brendan Fraser, o ator não só foi indicado ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Ator, uma das principais da cerimônia, como também a venceu. Pois é, a celebração, que aconteceu no último domingo (12), coroou a atuação emocionante do artista em A Baleia (The Whale), filme dirigido por Darren Aronofsky e roteirizado por Samuel D. Hunter, que também escreveu a peça de teatro de mesmo nome na qual o projeto foi baseado.
Mas e se nós te contássemos que tudo isso começou aqui no Brasil, em São Paulo, para ser mais específico? Explicamos: durante algumas entrevistas, o diretor Darren Aronofsky revelou que estava com muita dificuldade para escolher quem seria o intérprete de Charlie, protagonista de A Baleia. "Levei dez anos para fazer A Baleia, pois não conseguia escolher o ator protagonista”, afirmou em um depoimento no lançamento do filme. Até que, ao navegar pelo YouTube, ele deu de cara com o trailer de 12 Horas até o Amanhecer (Journey to the End of the Night) e tudo mudou.
Lançado em 2006, em uma parceria entre Brasil, Alemanha e Estados Unidos, 12 Horas até o Amanhecer foi dirigido por Eric Eason, rodado em São Paulo e tinha, adivinhe quem, no elenco? Ele mesmo: Brendan Fraser. “Eu caí nesse trailer de um filme brasileiro pequeno e lá estava Brendan Fraser. Um pouco mais velho, mas com os mesmos olhos. Aquele azul impossível repleto de calor e profundidade. Me deu um estalo: eu tinha achado o Charlie", explicou o cineasta. Ou seja, se não fosse pelo longa-metragem filmado em solo verde e amarelo, talvez, Fraser não estaria onde está atualmente, tampouco teria vencido o primeiro Oscar de sua carreira.
Conheça 12 Horas até o Amanhecer
Segundo o IMDb, o filme 12 Horas até o Amanhecer acompanha "a história de um filho e seu pai tramando separadamente para escapar da desolação de suas vidas no submundo sinistro da indústria do sexo no Brasil". Na narrativa, Brendan Fraser vive Paul, um norte-americano estabelecido em São Paulo que é dono de um bordel. Ao encontrar uma maleta de valor milionário, o personagem dá início a uma trama policial e de suspense que afeta as vidas de todos os envolvidos com ele.
Outra curiosidade bem legal é que o elenco de 12 Horas até o Amanhecer permitiu que o ator de A Baleia contracenasse com conhecidas figuras brasileiras, como Alice Braga, Matheus Nachtergaele e Milhem Cortaz. Além deles, o filme também trouxe nomes como Yasiin Bey (Mos Def), Scott Glenn, Catalina Sandino Moreno, Ruy Polanah, Gilson Adalberto Gomes, Luke Denis Nolan, Antonio Pinto e Ana Paula Demambro.
Acaso, destino, sorte, chame como quiser. O fato é que a dobradinha entre Aronofsky e Fraser aconteceu e foi um sucesso, apesar de todas as polêmicas que A Baleia coleciona desde antes de seu lançamento oficial. Será que vem mais da dupla por aí?
Categorias