Além do tapa: 10 momentos icônicos ou polêmicos do Oscar

Imagem de: Além do tapa: 10 momentos icônicos ou polêmicos do Oscar

Em 12 de março deste ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos vai promover a 95ª cerimôia de entrega do Oscar. A premiação visa reconhecer o trabalho de diversos profissionais da área de cinema, que tiveram suas produções inscritas e votadas pelos membros que fazem parte da Academia.

A primeira edição do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929 ,e em quase cem anos de história, diversos momentos icônicos e também polêmicos foram vistos pelos espectadores. Inclusive, quem não se lembra do famigerado tapa do ano passado, no qual o vencedor da categoria de Melhor Ator Will Smith perdeu a paciência com o comediante Chris Rock?

Dessa maneira, logo abaixo, confira mais destaques da premiação que renderam comentários durante muito tempo. Aproveite!

10. O discurso de Hitchcock

Durante a 40ª edição do Oscar, o cineasta Alfred Hitchcock recebeu um prêmio honorário, o qual agradeceu com um simples “Thank You”, deixando muitas pessoas rindo na plateia. Curiosamente, apesar de ter sido indicado diversas vezes em anos anteriores na categoria de Melhor Direção, ele nunca venceu.

9. A selfie

Apresentado por Ellen DeGeneres, o Oscar 2014 contou com uma ação de marketing muito bem-sucedida. Em determinado momento da premiação, Ellen convidou uma série de celebridades presentes para fazer uma selfie, como Jennifer Lawrence, Lupita Nyong'o, Bradley Cooper e Meryl Streep.

No Twitter, a publicação da foto rendeu o maior número de compartilhamentos da história do site.

8. O beijo em Halle Berry

(Getty Images/Reprodução)(Getty Images/Reprodução)Fonte: Getty Images

Em 2003, o vencedor na categoria de Melhor Ator Principal foi Adrien Brody por seu desempenho em O Pianista (2002). Como é praxe na premiação, quem lhe entregou a estatueta foi a atriz Halle Berry, vencedora de Melhor Atriz Principal no ano anterior. A euforia de Brody foi tamanha, que ele lascou um beijão ao vivo e inesperado na boca da atriz.

7. Vitória para Hattie McDaniel

Em uma época de muita segregação racial e falta de direitos para a população negra dos Estados Unidos, Hattie McDaniel se consagrou como a primeira atriz negra a vencer o Oscar em 1940 por seu trabalho como coadjuvante em E O Vento Levou… (1939). Seu discurso foi emocionante, embora ela tenha sido impedida de participar da cerimônia no salão principal.

6. Elia Kazan

Em 1999, Elia Kazan recebeu um Oscar honorário, anunciado por Robert De Niro e Martin Scorsese. Durante sua chegada ao palco, foi possível escutar diversos aplausos, ainda que em sua maioria bastante tímidos.

Contudo, no meio deles também tiveram vaias e pessoas com a cara fechada que não se moveram em protesto. Tudo isso ocorreu porque Kazan, na época da Lista Negra de Hollywood, havia denunciado diversos colegas às autoridades.

5. O peladão no Oscar

Na edição de 1974, David Niven estava no palco para anunciar Elizabeth Taylor. Contudo, em meio ao seu discurso, um homem totalmente nu surgiu correndo atrás de Niven, algo que foi notado de forma imediata pela plateia. O peladão consistia em um intruso: o fotógrafo Robert Opel, que estaria protestando diante de uma sociedade tão conservadora.

4. A inversão das categorias

(Oscars/Reprodução)(Oscars/Reprodução)Fonte: Oscars

Em meio à pandemia de covid-19, a cerimônia do Oscar de 2021 teve diversas mudanças para que pudesse acontecer. Além disso, os roteiristas acreditavam que Chadwick Boseman, falecido no ano anterior e indicado na categoria de Melhor Ator Principal, fosse vencer postumamente.

Por esse motivo, houve uma inversão na apresentação das categorias de Melhor Filme, geralmente a última, e Melhor Ator, para que uma homenagem acontecesse. Porém, o vencedor da noite foi Anthony Hopkins, que nem estava presente. Assim, essa ideia se tornou facilmente um dos momentos mais desastrosos da premiação.

3. Parasita é o Melhor Filme

Em 2020, Parasita foi indicado ao Oscar em diversas categorias, incluindo Melhor Filme. Apesar de ter sido agraciado com inúmeros prêmios ao longo da cerimônia, poucos acreditavam em seu reconhecimento na categoria principal.

Porém, de forma histórica, o longa-metragem dirigido por Bong Joon-ho foi contemplado com uma última estatueta, sendo o primeiro filme em língua não-inglesa a vencer como o Melhor Filme.

2. Melhor Ator para Marlon Brando

Durante a 45º edição do Oscar, O Poderoso Chefão foi indicado em diversas categorias. Marlon Brando, por exemplo, venceu como Melhor Ator, mas recusou seu prêmio e enviou a atriz e ativista Sacheen Littlefeather para discursar em seu lugar.

Em protesto, Littlefeather falou sobre a representação de povos nativos em Hollywood, algo que gerou muita polêmica. Ao longo dos anos, a atriz sofreu duras represálias na indústria, embora a Academia tenha reconhecido esse fator e pedido desculpas a ela recentemente.

1. Afinal, quem ganhou?

Para fechar a lista, quem se lembra do final da cerimônia do Oscar em 2017, quando Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram La La Land como o grande vencedor da noite?

No entanto, eles estavam errados e o vencedor de Melhor Filme, na verdade, era Moonlight. A confusão se deu por conta da empresa responsável pela auditoria dos envelopes, que teria feito uma troca errônea. Pegou muito mal!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.