Streamings têm apenas 10% de produções brasileiras, mostra pesquisa
A Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicou um estudo que mostra que somente 10,9% das obras que estão disponíveis nos serviços de streaming são nacionais. A pesquisa levou em consideração somente serviços que podem ser assinados pelos brasileiros e produções que estão catalogadas no IMDB.
O Panorama do Mercado de Vídeo por Demanda no Brasil, que analisou números relativos a 2022, mostra que a Box Brazil Play é a plataforma com maior proporção de conteúdo brasileiro. Cerca de 91% das produções audiovisuais do canal foi produzida localmente.
Após a Box Brazil Play, aparecem os Canais Globo (57% de produção brasileira) e Globoplay (30%). Levando em consideração as maiores empresas, a que mais possui conteúdo nacional é o Prime Vídeo, com menos de 6%, mesma proporção da Netflix, que é a líder em assinaturas por aqui. O serviço gratuito ViX foi o último colocado, com 0% de conteúdo brasileiro.
Além da porcentagem baixíssima de conteúdo brasileiro, o estudo ainda faz uma ressalva que apesar de muitas produções representarem o Brasil como país de origem, elas não necessariamente “se inserem na cadeia de valor a partir de um movimento de fortalecimento de produtoras nacionais a partir da detenção de direitos ou criação de propriedade intelectual”.
“Não foi possível, portanto, discernir as obras produzidas por produtoras independentes nacionais, a partir de propriedades intelectuais próprias, daquelas que contam com a participação de produtoras brasileiras, mas cujos principais direitos econômicos pertencem a grandes empresas de comunicação”, diz trecho do documento.
Oferta e preço
Apesar da perspectiva de concentração de mercado, os brasileiros podem consumir 59 plataformas de streaming diferentes, sendo as gratuitas e pagas. Neste quesito, o país lidera o número de opções na América Latina, já que Argentina e Chile têm 53 e 50 serviços disponíveis, respectivamente.
Levando em consideração os serviços por assinatura, quem oferece o maior catálogo para os consumidores é o Prime Video, com mais de 7,6 mil obras. A Netflix vem logo atrás com 5,2 mil obras.
Enquanto a empresa da Amazon lidera no quesito filmes, com 5,8 mil longas-metragens, a locadora vermelha tem o maior número de séries, com 1,8 mil títulos.
O levantamento mostra ainda que a média de preços das plataformas foi de US$ 5,64 (R$ 26,36 na cotação de setembro do ano passado, quando a pesquisa foi finalizada). Contudo, o preço mais praticado no país é de R$ 19,90.
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