Dragon Ball: criador é 'cancelado' após fake news sobre racismo
Uma suposta declaração racista de Akira Toriyama, criador da popular série de anime Dragon Ball, causou um grande alvoroço nas redes sociais. Contudo, o conteúdo compartilhado é, na verdade, uma fake news.
Vários perfis divulgaram a imagem de uma falsa entrevista do artista contra-atacando “os haters que criticam a ausência de personagens negros na série”. Então, uma resposta controversa teria motivado o “cancelamento” do mangaká.
“Esta é uma franquia japonesa, feita por japoneses e para japoneses. As coisas das quais as pessoas reclamam continuam a mudar com o tempo, mas a demografia racial japonesa não. Eles (negros) não moram aqui”, indica uma fala do texto atribuída a Toriyama.
Suposta entrevista de Akira Toriyama que circulou pela internet.Fonte: AnimeHunch/Reprodução
De fato, a falta de representatividade costuma ser um assunto bastante discutido entre os fãs de animes. Entretanto, as pessoas começaram a repassar o material sem consultar a autenticidade da fonte.
Felizmente, alguns leitores mais atentos notaram que a declaração de Akira Toriyama era uma fake news. No caso, o artista de 67 anos é bem recluso e raramente concede entrevistas para qualquer veículo de mídia.
Situações como esta reforçam a importância de sempre buscar a fonte das informações compartilhadas nas redes sociais. Principalmente, quando envolve assuntos polêmicos relacionados a artistas com pouca aparição na mídia.
Onde ver Dragon Ball?
Todos os animes de Dragon Ball estão disponíveis no Crunchyroll.Fonte: Toei Animation/Divulgação
Atualmente, todas as fases do anime Dragon Ball – incluindo as entradas Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super – estão disponíveis na plataforma de streaming Crunchyroll.
Vale citar que os fãs também encontram os episódios da saga Dragon Ball Z Kai no HBO Max. Bem como, a aventura original de Goku e saga Kai e seus amigos está disponível no Globoplay.
Fontes
Categorias