Kang é mais forte que Thanos? Conheça o vilão de Homem-Formiga 3
Kang, O Conquistador está chegando em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania para ser o novo grande vilão da Marvel Studios nos cinemas. Porém, assim como todo personagem importante, o público que não conhece tanto as HQs pode ficar com uma séria dúvida: Kang é mais forte do que Thanos?
Pensando nisso, o Minha Série preparou este comparativo entre os dois antagonistas, trazendo mais detalhes sobre a nova ameaça do universo da Marvel nos cinemas. Mas vale lembrar que Thanos, o Titã Louco, já teve um arco completo dentro do MCU ao longo de anos, ou seja, já é um personagem estabelecido dentro dos cinemas e sua história teve início, meio e fim bem definidos.
Para Kang, não podemos dizer o mesmo. O personagem apareceu primeiramente como uma variante do Aquele que Permanece, durante a primeira temporada de Loki, e só agora está voltando; além de participar dos futuros Vingadores: Dinastia de Kang e possivelmente, Vingadores: Guerras Secretas.
Quem é Kang?
De forma rápida, Kang é o nome vilanesco de Nathaniel Richards, um parente distante de Reed Richards, o Sr. Fantástico e líder do Quarteto Fantástico. Nathaniel era um brilhante cientista do século 31 quando descobriu a existência de um Multiverso enquanto estudava sobre linhas do tempo e realidades paralelas, após encontrar uma máquina do tempo.
O cientista se apaixonou pelo assunto de tal forma que conseguiu fazer com que diferentes versões dele mesmo, mas de universo distintos, conseguissem se encontrar e trocar conhecimento e tecnologia. A ganância por poder levou Nathaniel a abandonar seu real nome, e com o desejo de conquistar todo o Multiverso para si, começou a ser conhecido como Kang, O Conquistador.
Kang vs Thanos
Agora que um pouco da história de fundo de Kang já foi estabelecida, é hora de partir para ação, mas não sem antes comentar que todo o enredo do personagem descrito neste texto serve para a versão de Kang nos cinemas. Nos quadrinhos, o vilão é um dos mais complexos personagens da Marvel, justamente por envolver tantas realidades paralelas e viagens no tempo.
Quem ganha no soco?
Como já foi explicado no filme dos Vingadores e em Eternos, Thanos é praticamente um deviante. O vilão, geneticamente, vem de gerações de Eternos, mas mutações fizeram com que o personagem adquirisse sua tonalidade roxa e pele diferente. Kang, por outro lado, é simplesmente um humano com um tipo de tecnologia super avançada.
Logo, teoricamente, se Thanos e Kang estivessem em uma luta em que apenas a força física contasse, Kang não teria a menor chance. Thanos antes mesmos de conseguir a Manopla do Infinito já era um vilão extremamente perigoso, uma espécie de general impiedoso, que utilizava da força bruta para conquistar planetas e derrotar heróis. Se na abertura de Guerra Infinita o Titã Louco abdicou dos poderes da Manopla e simplesmente espancou Hulk com socos, O Conquistador seria certamente derrotado.
Mesmo que nos trailers de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania Kang apareça utilizando poderes, o personagem está recorrendo a alguma tecnologia do Reino Quântico para vencer seus duelos. Sem esses recursos, o personagem simplesmente lutaria como um humano.
Vale lembrar que nos quadrinhos, Thanos já conseguiu grandes feitos sem as Joias do Infinito ou outros artefatos, como dilacerar o corpo do Homem de Ferro com as mãos, esmagar a cabeça do Capitão América, além de matar sua própria mãe em uma invasão ao seu planeta natal. O Titã realmente não brinca em serviço.
Intelecto superior
Thanos, além de ter uma destreza imensurável em força física, é um bom estrategista, afinal de contas esse vilão planejou por séculos até finalmente encontrar todas as Joias do Infinito. Isso sem contar o fato do personagem comandar um exército da raça Chitauri, e ter manipulado o próprio Deus da Mentira.
No entanto, Kang é algo superior nesse sentido. O Conquistador já viajou para diversas eras no passado e futuro, chegando até mesmo a ser um faraó no Egito Antigo em uma viagem no tempo que deu errado. O vilão passou por tantas viagens que acumulou um nível de conhecimento praticamente ilimitado, se tornando um dos personagens mais inteligentes da Marvel.
Em um duelo mano a mano, Kang não teria chance contra Thanos, mas O Conquistador poderia usar de outros artifícios para vencer seu oponente. Kang consegue viajar pelo tempo e o espaço, dando a ele uma espécie de onisciência a respeito do que acontece em todos os lugares.
Assim, io vilão poderia alterar aspectos da linha do tempo do Thanos que estava enfrentando para enfraquecer seus poderes, ou até mesmo, impedir seu nascimento. O antagonista já tentou impedir o nascimento dos Vingadores nos quadrinhos, por exemplo, mas foi impedido pela Vespa e outros heróis.
Por ter essa onisciência dos fatos, Kang sabe o que aconteceu no passado, o que acontece no presente, e o que acontecerá no futuro. Então, teoricamente, para derrotar o vilão seria necessário conseguir viajar no tempo - algo que os Vingadores já fizeram - mas principalmente, viajar entre múltiplas realidades - que se tornou bem possível após a aparição de América Chavez em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura.
Kang e Thanos nunca se enfrentaram nas HQs, e a menos que O Conquistador enfrente o Titã Louco em alguma realidade paralela nos próximos filmes do MCU, essa dúvida será apenas uma grande teoria de fãs.
Homem Formiga e a Vespa: Quantumania traz Paul Rudd ao papel de Scott Lang mais uma vez. O herói precisará unir forças com sua filha, Cassie Lang (Kattryn Newton), Vespa (Evangeline Lilly), Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer) e Dr. Hank Pym (Michael Douglas) quando todos acabam presos no Reino Quântico, o "porão" do Multiverso. Lá, a ameaça de Kang, O Conquistador (Jonathan Majors) surge com um plano para conquistar as linhas temporais.
O filme estreia em 16 de fevereiro nos cinemas.
Fontes
Categorias