Santo Maldito: nova série do Star+ vai fazer você questionar sua fé
Quais as chances de um ateu ferrenho virar pastor e se converter na força (do ódio) da devoção popular? Uma pessoa com convicções tão bem definidas pode ter suas opiniões abaladas por uma experiência ou status social que nem ela mesma acredita? Sim, são muitas as questões trazidas pela nova série nacional do Star+, Santo Maldito.
Com vários dilemas envolvendo religião e fanatismo, a produção levanta, principalmente, discussões sobre o limite do ser humano quando suas convicções são colocadas à prova. E o mais importante, vai fazer sua cabeça pensar “o que eu faria nessa situação?”.
A mais nova produção do diretor Gustavo Bonafé (Insânia) chega ao catálogo do streaming na próxima quarta-feira (8) e promete gerar boas reflexões entre os telespectadores.
Milagreiro ou impostor?
A série apresenta Reinaldo (interpretado por Felipe Camargo), professor e escritor que se considera um ateu ferrenho. Ele leva uma vida relativamente tranquila (mas apertada financeiramente) com a família, quando um acidente muda tudo.
Sua esposa Maria Clara entra em estado vegetativo após levar um tiro e, quando Reginaldo decide colocar um fim no sofrimento, ela acorda. Sem saber, ele é filmado por um fiel de uma pequena igreja da periferia, que compartilha o vídeo do 'milagre' com o pastor.
O líder da igreja logo oferece todas as suas economias para que Reinaldo pregue aos seus fiéis, acreditando estar diante de um homem iluminado. E é daí que parte a série.
Com um roteiro agilizado de Rubens Marinelli (Entre Lágrimas e Risos), Ricardo Tiezzi (Temporada de Verão) e Bea Góes (Quarentenados), Santo Maldito vai fazer você questionar o certo e errado. O Minha Série conversou com o Bonafé durante a divulgação da série e o cineasta deu mais detalhes sobre a produção.
Segundo ele, o ponto alto da trama é levantar o questionamento que é inerente ao ser humano desde o início de tudo. “É um tema que pode tocar o mais descrente dos seres humanos, com a pergunta: ‘Existe alguma coisa além daquilo que a ciência diz que existe?', assim como o mais religioso dos seres também pode já ter se questionado, ‘e se não tiver nada além disso? E se for tudo uma invenção da humanidade?’”, reflete.
Santo Maldito, do Star+, promete gerar boas reflexões entre os telespectadores (Foto: divulgação)
Os dois primeiros episódios, assistidos pela equipe do Minha Série, contam com uma atmosfera pra lá de tensa e sufocante. Para manter a aura sombria da produção, Bonafé explica que a técnica chiaroscuro, uma das estratégias da pintura renascentista, foi bastante referenciada nos episódios.
“A inspiração nas pinturas renascentistas nos ajudaram a trazer toda a ideia de 'luz e escuro, sombra e claridade' para a trama, já que a série fala o tempo inteiro sobre a ambivalência da fé e da descrença.”
A todo momento, a ambiguidade e dúvida dos personagens são trazidas à tona, tanto na fotografia quanto no roteiro. "Nossa intenção desde o início foi mostrar um mundo real, que é duro. E é neste mesmo mundo que os milagres podem acontecer... ou não".
Santo Maldito terá segunda temporada?
Sobre uma possível renovação, o diretor confirma que já rolam discussões e vontade de fazer novos episódios, mas tudo depende do desempenho da primeira temporada. “Por enquanto, estamos de dedos cruzados!”.
Ou seja, enquanto novidades sobre a continuação ainda ficam no ar, os espectadores que curtiram a premissa da série podem aproveitar a temporada atual. Novos episódios de Santo Maldito serão lançados semanalmente, às quartas-feiras no Star+.
Conheça o Star Plus
Streaming da Disney chegou com conteúdos exclusivos e especiais para fãs de The Walking Dead, Os Simpsons, Lost, Modern Family, Prison Break e muito mais!
Categorias