Boate Kiss: Ministério Público do RS critica série da Netflix
Após a repercussão da série Todo Dia a Mesma Noite nos últimos dias, o Ministério Público do Rio Grande do Sul também se posicionou contra a produção da Netflix. Em nota divulgada na última terça-feira (31), o órgão critica a série, afirmando que a obra "explora a dor de centenas de famílias para o entretenimento", além de "contribuir para a desinformação" sobre o caso.
"Ao apresentar tanto personagens quanto o Sistema de Justiça, seus ritos e regramentos de forma caricaturada em muitos momentos, a obra contribui para a desinformação e para a criação de uma memória coletiva contaminada por versões e por fatos que não ocorreram como apresentados", afirma a nota do Ministério Público.
Além disso, o órgão ressalta que o caso ainda está em tramitação na justiça e o resultado pode ser influenciado pela produção.
"A série explora, para o entretenimento, a dor de centenas de famílias, ainda enlutadas, que aguardam, em longa espera, a punição dos culpados. E o mais grave, a produção expõe uma versão para a opinião pública de um caso ainda em tramitação, que poderá ser objeto de novo júri popular, possibilidade que a instituição luta com muito empenho para afastar."
Todo Dia a Mesma Noite foi alvo de polêmicas desde que foi lançada pela Netflix (Foto: divulgação)
Processo contra a Netflix
A nota emitida pelo Ministério Público vai de encontro à decisão de um grupo de pais e amigos das vítimas para processar a Netflix pelo lançamento da série. Eles afirmam que a empresa está explorando financeiramente a dor dos familiares e que a plataforma “sequer teve a sensibilidade de informá-los que uma série dramática seria produzida”.
Já a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, por outro lado, se posicionou a favor da série. Segundo o grupo, a produção é uma forma de lutar por justiça. "Recontar essa história significa denunciar as inúmeras negligências e tentativas de silenciamento que encontramos pelo caminho", disse o grupo em nota.
Categorias