To Leslie: entenda como atriz do filme pode perder indicação ao Oscar
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados à 95ª cerimônia de premiação do Oscar recentemente. Na cerimônia, um nome surpreendeu boa parte da audiência no prêmio de Melhor Atriz: Andrea Riseborough.
Protagonista de To Leslie, a artista não aparecia em boa parte das listas de possíveis indicadas, que consideram todos os termômetros elegíveis ao Oscar, nem mesmo nas maiores campanhas da temporada. Dessa maneira, sua indicação teria acontecido de forma espontânea, com alguns dos votantes tendo se manifestado publicamente em favor da nomeação.
Apesar de, nas redes sociais, muitas críticas terem surgido após o nome de Riseborough aparecer na lista, ao invés de Viola Davis, por A Mulher Rei, ou Danielle Deadwyler, por Till, alguns críticos comemoraram o reconhecimento à atriz, sobretudo por fazer parte de um filme que não teria condições de lidar com a campanha de gigantes do mercado.
(Momentum Pictures/Reprodução)Fonte: Momentum Pictures
Acontece que, nos últimos dias, de acordo com o que apurou a Variety e outros portais estrangeiros, a Academia parece ter se incomodado com a possível falta de campanha do filme em questão e estaria investigando internamente todos os detalhes dessa indicação. Assim, teria Andrea Riseborough quebrado alguma das regras para conseguir essa nomeação?
Oscar: como geralmente acontece a campanha dos filmes elegíveis?
Em linhas gerais, desde o mês de agosto as principais distribuidoras começam a se preparar para as premiações do início do próximo ano. Como o Oscar é a principal delas, é preciso ser criterioso em quais serão as apostas da temporada.
Vale destacar ainda que, para ser elegível ao Oscar, o filme também precisa ser exibido em datas específicas ao menos uma semana na cidade de Los Angeles. As distribuidoras também fazem a inscrição de seus projetos na Academia, colocando os concorrentes que desejam nomeação em cada categoria.
Durante os primeiros dias do ano, sessões especiais com os membros da equipe são feitas, sobretudo o elenco e aqueles que a distribuidora deseja reconhecimento pela academia. Outros eventos também são previstos, bem como entrevistas, encontros e a disponibilização do filme para que os votantes tenham a oportunidade de assisti-lo.
To Leslie: como aconteceu a campanha do filme?
Conforme descrito anteriormente, existe muito dinheiro e marketing envolvido em uma campanha do Oscar. Muitos podem não saber, mas a maioria das produções que venceram o prêmio foram aquelas que tiveram maior investimento e conseguiram chamar a atenção dos votantes com algum argumento sólido.
No caso de To Leslie, sua distribuidora é muito pequena e não teria condições de arcar com uma “campanha tradicional”. Nesse sentido, o filme se beneficiou por conta dos votantes famosos, como Kate Winslet, que, publicamente, disse que a performance de Andrea Riseborough neste filme era uma das melhores de todos os tempos.
Esse fato chamou a atenção da mídia, que logo buscou mais informações sobre esse drama independente praticamente desconhecido. E a controvérsia da campanha pode ter surgido justamente por conta dessa questão: segundo as regras da academia, comentários espontâneos de membros votantes são permitidos, desde que eles não sejam utilizados pela distribuidora para favorecer seus elegíveis.
Afinal, Andrea Riseborough vai ser desclassificada da premiação?
Conforme as apurações da Variety, entre outras questões, a Academia vem investigando mais intensamente duas possíveis violações em torno da indicação a Riseborough. A primeira delas se refere ao suposto pedido que a atriz Mary McCormack, casada com Michael Morris, diretor de To Leslie, fez a diversas estrelas.
McCormack teria enviado um e-mail a inúmeros atores e atrizes a fim de que fizessem campanha para o filme nas redes sociais. De acordo com as regras, fazer apelos nominais aos votantes é expressamente proibido.
Já a segunda estaria ligada a uma publicação oficial dos produtores, no qual compartilhavam trechos de uma crítica em que o filme recebia diversos elogios, mas fazia comparações a concorrentes, o que também é vedado.
(IMDb/Reprodução)Fonte: IMDb
A expectativa é que nesta terça-feira (31) haja um veredito. Membros da governança da Academia irão se reunir formalmente para tomar uma decisão. Caso a atriz seja removida do Oscar, durante a sua 95ª edição, apenas quatro concorrentes estarão aptas a receberem o prêmio.
Fontes
Categorias