Oscar 2023: veja os atores e atrizes esnobados pela premiação
Nesta manhã de terça-feira (24), foram anunciados os indicados à 95ª edição do Oscar. Ao todo, 120 indicações foram feitas em um total de 23 categorias. Porém, mesmo com essa grande quantidade de nomeações, sempre sobra espaço para os esnobados.
Após o anúncio realizado pela manhã, as redes sociais foram tomadas pelas opiniões dos usuários sobre atores e atrizes que deveriam ter sido indicados no lugar de outros que, segundo alguns, não mereciam estar ali. Saiba mais sobre quem está figurando entre os nomes mais citados pela internet.
Melhor ator sem Tom Cruise e Paul Dano
Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, a surpresa foi a entrada de Brian Tyree Henry, ator de Causeway, da Apple TV+. No entanto, ele acabou “tomando o lugar” de Paul Dano, que interpreta o pai do protagonista em The Fabelmans, dirigido por Steven Spielberg. Dano era muito esperado na lista de nomeações, e a ausência de seu nome foi uma surpresa negativa para muitos.
(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte: Universal
Em Melhor Ator, a lista agradou grande parte do público. Porém, alguns reclamaram da falta de Tom Cruise, protagonista de Top Gun: Maverick. A sequência do clássico Top Gun: Ases Indomáveis de 1986, foi um dos seletos filmes de 2022 a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria mundial. Apesar de ser produtor do longa e estar indicado em Melhor Filme, a ausência do protagonista na categoria correspondente a atuação desagradou a alguns.
(Fonte: Paramount/Divulgação)Fonte: Paramount
Melhor atriz sem Viola Davis
A maior polêmica, no entanto, veio em Melhor Atriz. Não apenas uma polêmica, mas também um marco histórico para a premiação. No último mês, diversos atores de Hollywood, como Gwyneth Paltrow, Kate Winslet, Edward Norton e Sarah Paulson iniciaram uma campanha solo para a indicação de Andrea Riseborough, protagonista do filme de baixo orçamento To Leslie. Em postagens no Instagram, Twitter e outras redes sociais, os artistas começaram a mostrar apoio à nomeação da atriz.
O que surpreendeu nesse caso, é que cada estúdio responsável pelo seu filme fazia sua própria campanha até então. Porém, uma campanha independente conseguiu fazer, ao longo dos dias, com que o nome de Riseborough começasse a ser mais falado entre os artistas da indústria, culminando em sua indicação ao Oscar.
Andrea Riseborough foi indicada após campanha de artistas pelo filme To Leslie. (Fonte: Momentum/Divulgação)Fonte: Momentum
Porém, com a grande surpresa, também vieram, claro, grandes esnobadas. As atrizes Viola Davis e Danielle Deadwyler, figuravam em praticamente todas as listas de apostas para as nomeações. No entanto, nenhuma delas conseguiu entrar.
(Fonte: Sony/Divulgação)Fonte: Sony
Diferente de Riseborough, que causou surpresa, a indicação de Ana de Armas, intérprete de Marilyn Monroe em Blonde, frustrou diversos internautas. Essa reação aconteceu, não por questionarem a atuação da protagonista, mas sim pela péssima recepção que o longa recebeu. Envolvido em acusações de excesso de sofrimento da personagem e de não fazer jus a vida da icônica atriz de Hollywood, o filme foi duramente reprovado pela crítica e pela audiência.
(Fonte: Netflix/Divulgação)Fonte: Netflix
James Cameron fora de Melhor Direção
Outra ausência que chamou a atenção no Oscar deste ano está na categoria de Melhor Direção. Enquanto Avatar: O Caminho da Água angariou diversas indicações, incluindo como Melhor Filme, o diretor James Cameron não vai disputar uma estatueta pelo seu papel de diretor.
Apesar de ter angariado US$ 2 bilhões em bilheteria com o lançamento e buscar inovações tecnológicas na área, o diretor foi deixado de lado na categoria. No entanto, vale ressaltar que ele já possui uma estatueta na categoria, vencida na época de Titanic
A revelação dos grandes vencedores ocorrerá na premiação em 12 de março, a partir das 21h. E aí, você está ansioso para descobrir os vencedores do Oscar 2023?
Fontes
Categorias