Netflix faz 15 anos: o que mudou de lá para cá?
Hoje (16), uma amiga muito querida que temos em comum está completando 15 anos de idade. Estamos falando da Netflix, que, em 2007, se lançou no mercado de serviços de streaming e, de lá para cá, apenas cresceu, conquistando assinantes, acionistas, fãs e haters também (ou você achou que ela escaparia assim tão fácil?). Não à toa, a plataforma ainda é tida por muitos como referência na área e segue sendo a líder do segmento, com mais de 200 milhões de assinantes.
Mas a história da Netflix não começou em 2007, como muitos podem pensar. Na verdade, sua trajetória se iniciou em 1997, quando a empresa foi fundada Reed Hastings e Marc Randolph, em Scotts Valley, California. Na época, a companhia não se aventurava no streaming, mas, sim, no aluguel de DVDs, que eram escolhidos online pelos usuários. Ou seja, a transição para o streaming aconteceu apenas dez anos depois.
Mas a pergunta que fica é: como a Netflix evoluiu durante todo esse tempo? Vamos aos fatos!
A Netflix completa, em 2023, 15 anos de existência com muito entretenimento e polêmicas ao longo do caminho.Fonte: Shutterstock
15 anos de Netflix: o que mudou?
Desde sua remodelação para o streaming, em 2007, a Netflix funciona como um serviço por assinatura. Algo que já havia sido testado na fase final dos aluguéis de DVDs e que já tinha provado dar muito certo. Porém, no começo de tudo, os interessados em receber conteúdos online da Netflix tinham apenas um pacote padrão para escolher.
Agora, em 2023, a Netflix oferta quatro planos diferentes, com diferentes faixas de preço e níves de qualidade. São eles: básico, padrão, premium e básico com anúncios. Este último, aliás, é o mais recente de todos e surgiu como forma de aumentar novamente o número de assinantes da plataforma, que havia caído drasticamente em 2022.
Os conteúdos originais também representam uma enorme mudança nesses 15 anos de Netflix. Ou será que, em 2007, a empresa sonhava em produzir seus próprios títulos, com grandes astros e estrelas, lucrar horrores e ainda participar de premiações prestigiadas? Pois é, talvez, não. Mas, aqui estamos e, mês após mês, a Netflix lança filmes, séries, animes e documentários 100% autorais em seu catálogo, se tornando, também, uma grande produtora.
Por conta dessas produções, inclusive, é seguro dizer que a Netflix adquiriu um status de fenômeno da cultura pop. Atualmente, a empresa não é mais apenas uma "empresa", mas, sim, uma parte integrante do mundo do entretenimento, "mãe" de personagens muito amados e obras que perduram no imaginário dos fãs. Um status que poucas companhias conseguiram alcançar.
E, você, o que acha da Netflix em 2023?
Categorias