Conheça Lezio Lopes, brasileiro que ilustrou a abertura de White Lotus

Imagem de: Conheça Lezio Lopes, brasileiro que ilustrou a abertura de White Lotus
Imagem: HBO

Premiada como melhor minissérie e programa de TV no Globo de Ouro, White Lotus segue como uma das produções mais comentadas e elogiadas nos últimos meses. Porém, além de chamar a atenção pelo sua abordagem tragicômica, o projeto da HBO traz um detalhe que pode passar despercebido por muitos. Isso porque as ilustrações de sua abertura foram realizadas pelo artista sergipano Lezio Lopes, que teve seu trabalho reconhecido pelo estúdio através das redes sociais.

Em entrevista à revista Piauí, Lezio compartilhou mais informações sobre sua trajetória e afinidade com o universo artístico. Aos 32 anos, ele é formado em design de moda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e começou a divulgar seus trabalhos durante o lockdown, já morando em solo australiano. Por meio de sua conta no Instagram, ele foi reconhecido pelos produtores da série e acabou convidado para assinar a abertura com sua estética autoral.

"Fui uma criança que desenhava em qualquer superfície, parede ou papel. Adorava lápis de cor, canetas coloridas, transformava rolos de papel higiênico em robôs, usava e exercitava toda a minha imaginação com esses objetos", diz o artista. "Meus cadernos do colégio estavam sempre cheios de desenhos e sempre fui muito dedicado às matérias ligadas à arte. Lembro de um concurso de desenho no colégio. Eu fiz duas artes, mas cada pessoa só podia inscrever uma.

Decidi colocar as duas mesmo assim, então inscrevi meu irmão com uma e eu com outra. Vejo o quão errado foi isso, mas ali que passei a acreditar ainda mais na força da minha produção artística. Meu desenho tirou o primeiro lugar, e o que estava com meu irmão, o terceiro lugar."

(Fonte: Piauí / Reprodução)(Fonte: Piauí / Reprodução)Fonte:  Piauí 

Segundo ele, sempre houve apoio de sua família para perseguir seus sonhos. Ao longo de sua infância, seus desenhos foram estampados em todo tipo de material e se tornaram referência na comunidade. E apesar de ter ocorrido um certo desestímulo ao decidir investir na carreira de design de moda, Lezio nunca foi atingido por esses comentários. Porém, após sete anos atuando no setor, ele passou a trabalhar de casa como ilustrador freelancer para ter maior liberdade criativa.

Com as facilidades do homeoffice, o artista viajou para a Austrália em 2020 e dividiu uma casa com mais 13 pessoas. Para sobreviver em um ambiente estrangeiro e mais desafiador, ele optou por se inscrever em especializações, cursar inglês e aceitar trabalhos de zelador, garçom e barman durante o primeiro ano. A chegada da pandemia da covid-19 trouxe impactos para as relações trabalhistas de Lezio e o forçou a buscar uma oportunidade de dentro de casa. Foi então que tudo mudou.

O convite da HBO

Lezio deu início a seu projeto no Instagram e fez ilustrações baseadas em vários temas, incluindo horóscopo, fauna e flora. As postagens viralizavam rapidamente e alcançaram públicos de todo o planeta, servindo como inspiração para que a rede de contatos fosse expandida. Porém, desde sempre sua intenção era respeitar as raízes nordestinas e trazer elementos com referências à terra natal.

Certo dia, ele recebeu um e-mail de uma agência de produção convocando para trabalhar em uma ilustração para vídeo. Reuniões foram realizadas em seguida e foi confirmado que o projeto se tratada de uma série original da HBO. Assim, o artista foi orientado pelos representantes e atuou em conjunto para aliar a base de seus desenhos com a proposta de White Lotus. Os trabalhos da primeira temporada se concluíram em dois meses.

"Fiquei incrédulo quando terminei de assistir. Pensei: 'Uau, é uma grande produção, não é qualquer coisa, é algo gigante.' Quando vi que minhas ilustrações eram 100% da abertura, fiquei de queixo caído. Até hoje a ficha não caiu, eu assisto e não acredito que faço parte de algo tão grande. Agora em 2022 veio a segunda temporada, e eles optaram pelo meu trabalho outra vez, e eu, novamente, fiquei super feliz e incrédulo", comenta.

Para a segunda temporada, o processo foi mais árduo e durou aproximadamente cinco meses. Essa nova produção exigiu que Lezio combinasse seus traços com elementos de outros artistas e estudasse sobre os afrescos italianos para aprimoras as técnicas, devido às referências a pinturas renascentistas. Esse trabalho garantiu maior visibilidade para o artista e resultou em novos seguidores, pedidos de orçamento, mensagens sobre a abertura e muito mais.

"Isso me inspira a continuar trabalhando com arte. Saber que meu trabalho está inspirando outras pessoas é incrível e muito gratificante. Representatividade é essencial para percebermos que nossos similares também podem. Isso me faz ficar muito orgulhoso e contente pela minha trajetória. É bom ver que estou encorajando outros artistas brasileiros. O menino Lezio, que participava de todos os concursos, jamais pensou que fosse desenhar para tantas pessoas", conclui.

White Lotus está disponível na HBO Max.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.