Tubarão: Steven Spielberg lamenta impacto do filme no ecossistema marinho
Steven Spielberg, lenda do cinema, não está satisfeito com a repercussão do clássico Tubarões no ecossistema marinho. Em entrevista ao podcast Desert Island Discs da BBC, o cineasta lamentou o impacto do filme nas comunidades de tubarões e revelou compreender as críticas de grupos de ecoativistas, que apontam equívocos narrativos sobre o comportamento agressivo e vingativo desses animais.
Desde o final da década de 1980, o indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1976 é alvo de conservacionistas por seus controversos apontamentos sobre a violência animal. Segundo Spielberg, o projeto deu início a um "frenesi alimentar de pescadores esportivos malucos", com registros do Florida Program for Shark Research indicando uma redução de 50% da população de tubarões ao longo da costa leste da América do Norte e um déficit de 79% no noroeste do Oceano Atlântico entre os anos de 1986 e 2000.
Um dos críticos mais aguerridos do filme, o autor Peter Benchley acredita que o longa-metragem apresentou uma falsa representação dos tubarões. Ele afirma que os peixes carnívoros não guardam rancor de seres humanos e não os caçam pelos mares em busca de vingança. Assim, Steven Spielberg viu uma oportunidade para compartilhar seu ponto de vista e provar estar ao lado de quem sugere tais considerações.
"Essa é uma das coisas que ainda temo. Não ser comido por um tubarão, mas que os tubarões estejam de alguma forma bravos comigo pelo frenesi alimentar de pescadores esportivos malucos que aconteceu depois de 1975", responde o diretor, ao ser questionado sobre as alterações nos ecossistemas. "Eu verdadeiramente até hoje lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme. Realmente e genuinamente lamento isso."
(Fonte: Getty Images / Reprodução)Fonte: Getty Images
Apesar das críticas, Tubarões foi um verdadeiro comercial e em relação aos nomes da indústria do cinema. O filme foi indicado a quatro estatuetas do Oscar e mantém uma impressionante nota de 97% no Rotten Tomatoes, sendo certificado com selo Fresh e estando nas principais listas de longas obrigatórios para assistir.
Fontes
Categorias