7 comédias românticas mais problemáticas do cinema
Procurando por filmes leves e divertidos para assistir? Bem, talvez, comédias românticas sejam exatamente o que você precisa. Conhecidas por misturarem comédia, drama e, claro, romance, essas produções estão entre as favoritas de muitos cinéfilos, que adoram caçar novas obras do gênero para assistir no streaming e no cinema.
Contudo, muitos sucessos da comédia romântica, apesar de bem avaliados por fãs e críticos, contém alguns probleminhas, digamos assim. Isso segundo alguns usuários do Reddit, que indicaram 7 comédias românticas que, apesar de famosas, são problemáticas. Será que faz sentido? Confira!
7 - Nunca Fui Beijada
O filme Nunca Fui Beijada (Never Been Kissed), de 1999, acompanhamos a história de Josie (Drew Barrymore), uma editora que é designada pelo jornal no qual trabalha para cobrir uma história em uma escola. Detalhe: ela tem que ir disfarçada de aluna.
Ao longo do filme, Josie passa a ser cortejada por um dos professores do local, o que deixou a usuário @HappyLadyHappy confuso e tenso. Ele disse: "eu sei que, tecnicamente, ela era maior de idade, mas o professor não sabia disso, então o que diabos ele estava fazendo com ela?". De fato, um ponto problemático na narrativa e que pode ter passado despercebido por muitos.
6 - O Noivo da Minha Melhor Amiga
Pelo título do filme, já dá para ter uma noção do porquê a obra é um pouco problemática. Na trama, uma mulher começa a ter um caso com o noivo de sua melhor amiga, justo quando o casal começa a planejar seu casamento. A justificativa para o ato seria: a garota estaria apaixonado pelo rapaz bem antes de sua amiga decidir casar com ele.
Bem, como esperado, a tal justificativa, assim como a história em si, não agradou algumas pessoas. Um redditor disse: "Ginnifer Goodwin interpretou a patética figura feminina de 'eu não sei por que ou como essas coisas acontecem comigo'". É, parece que o papel de "melhor amiga deixada de lado" não colou muito bem dessa vez.
5 - A Verdade Nua e Crua
Estrelado por Katherine Heigle e Gerard Butler, o filme A Verdade Nua e Crua (The Ugly Truth) traz uma produtora de notícias que precisa trabalhar com um apresentador amargo, que adora chutar quaisquer demonstrações ou esperanças de amor para escanteio.
Apesar de proporcionar boas risadas e um final aceitável, o filme gera controvérsias, como a apontada pelo usuário @not_doing_that, que disse: "O filme tem opiniões tão rasas sobre homens e mulheres e apenas reforça vários estereótipos estúpidos". No fim, o longa é mais um daqueles que, para muitos, não envelheceu tão bem.
4 - A Barraca do Beijo
O filme A Barraca do Beijo (The Kissing Booth), da Netflix, se tornou um dos queridinhos dos assinantes do streaming ao trazer uma narrativa simples, que foca em dois estudantes que pretendem organizar uma barraca do beijo para angariar fundos para um evento escolar.
Porém, a tal simplicidade citada é justamente um dos motivos que deixaram alguns fãs descontentes, já que se reflete em uma história previsível e cheia de estereótipos, como aponta o redditor @mgm2508: "o filme foi feito e lançado tão recentemente, mas, ainda assim, conseguiu ser mais retrógrado e cheio de estereótipos do que outras comédias românticas".
3 - Coincidências do Amor
O filme Coincidências do Amor (The Switch), de 2010, tem uma premissa cômica: quando Kasseie (Jennifer Anniston), a melhor amiga de Wally (Jason Bateman), decide ter um bebê através de um doador de esperma, o homem acaba jogando o líquido fora por acidente e o repõe com o seu próprio sem que ela saiba.
Apesar de parecer uma trama divertida e inusitada, se pensarmos a fundo, ela é bem problemática, como afirma @trixareforkiddos: "A premissa é tão errada e ele a violou ao fazer isso...". Realmente, uma situação completamente errada e invasiva, do início ao fim, já que Wally engana Kassie de uma maneira absurda em uma questão muito séria.
2 - Noivas em Guerra
Lançado em 2009, Noivas em Guerra (Bride Wars) tem a seguinte trama: duas melhores amigas decidem casar no mesmo período e começam a planejar a ocasião. Porém, elas acabam alugando o mesmo local para a celebração e só há espaço para um casamento na data escolhida.
Sobre o longa, @shoup88 disse: "Noivas em Guerra é tão ruim. É uma mesquinhez exagerada". Quando analisamos, o filme acaba sendo mais triste do que cômico, já que coloca duas melhores amigas em um conflito desnecessário, reforçando o estereótipo de que amizades femininas são "frágeis" e cheias de "dramas".
1 - O Lado Bom da Vida
Por fim, temos o filme O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook), de 2012, com os astros Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, que fazem uma dupla curiosa. Durante a trama, vemos os dois desenvolverem uma amizade ao passo em que a personagem de Lawrence ajuda o personagem de Cooper a reconquistar sua esposa, logo após ele ter deixado uma clínica psiquiátrica. Porém, ela só o ajuda com base em um grande favor.
"O relacionamento entre os dois personagens principais cria espaço para abusos emocionais por conta da falta de limites, ao lado de outros comportamentos tóxicos", disse um @redditor. Apesar de o filme ser aclamado por muitos, alguns padrões de comportamento podem acender alguns alertas, o que torna o filme um pouco problemático, no fim das contas.
Fontes
Categorias