Aladdin: música icônica do filme foi inspirada em Superman
Quando o assunto é filmes clássicos da Disney, Aladdin, certamente, está na conversa. Lançada em 1992, a animação está completando 30 anos em 2022 e marcou uma geração inteira de jovens, que até hoje se lembram de seus personagens icônicos, como a Princesa Jasmine, o Gênio, o macaco Abu e, claro, o protagonista Aladdin.
Porém, além de figuras inesquecíveis, a obra está recheada de canções incríveis, que ainda são muito celebradas pelos fãs em todo o mundo. Mas você sabia que uma dessas músicas foi inspirada no filme Superman, de 1978?
Quem revelou a curiosidade foi John Musker, um dos diretores da animação Aladdin ao lado de Ron Clements. Em entrevista ao Yahoo! Movies, ele disse que a composição "A Whole New World", criada por Alan Menken e Tim Rice, tentou capturar uma cena romântica de Superman, na qual o herói (Christopher Reeve) leva Lois Lane (Margot Kidder) em um encontro maravilhoso.
Para entender melhor, precisamos lembrar da cena em que "A Whole New World" surge em Aladdin. Na obra da Disney, a música toca no momento em que Aladdin tenta conquistar Jasmine e a leva em um passeio em seu tapete mágico, mostrando a ela diferentes paisagens. "Nós queríamos um encontro musicalizado e fantástico, no qual Aladdin leva Jasmine para voar em seu tapete", disse Musker.
Ou seja, com a explicação do artista, fica notório como os elementos da cena de Aladdin e da sequência de Superman são bem similares: o herói tenta conquistar sua amada e a leva para voar, apresentando visões encantadoras.
Inclusive, é nessa parte da animação que Jasmine passa a enxergar Aladdin com mais ternura e carinho. O mesmo acontece na produção do Homem de Aço, já que Lois cria ainda mais admiração pelo herói após o passeio.
Por fim, o diretor também mencionou o impacto de "A Whole New World" após 30 anos. "Nós sabíamos que 'A Whole New World' se tornaria um sucesso pelos próximos 30 anos? Não, mas parabéns a Alan e Tim. [A canção] passou no teste do tempo e se tornou uma parte da fábrica do teatro musical norte-americano", concluiu.
A música chegou a vencer um Oscar por Melhor Canção Original na época e foi performada novamente no filme live-action de Aladdin, de 2019.
Categorias