Andor: 5 easter eggs da série Star Wars que você não percebeu
ATENÇÃO: SPOILERS DE ANDOR À FRENTE!
Após 12 episódios eletrizantes e muito bem recebidos pelos críticos e fãs, a primeira temporada de Andor terminou na última quarta-feira (23), com o episódio "Rix Road". A série do universo Star Wars foi ao ar no Disney+ e contou com o ator Diego Luna na pele do protagonista Cassian Andor.
Na trama, acompanhamos o herói (ou anti-herói) vivendo diversas aventuras pela galáxia, bem como seu processo de transformação de um ladrão egoísta para um verdadeiro Rebelde capaz de lutar por um bem maior.
E, se você é fã da franquia Star Wars, deve ter notado alguns easter eggs ao longo da série. Mas será que você percebeu todos?
Bem, separamos 5 referências incríveis e escondidas do último episódio da temporada de estreia que, talvez, tenham passado batido por seus olhos. Confira!
5 easter eggs de Andor para você aproveitar
5. Troopers da Morte, de Rogue One, aparecem no season finale
O episódio final mostra Dedra Meero, supervisora da ISB (Imperial Security Bureau), chegando ao planeta Ferrix para prender Cassian. Ela surge acompanhada de dois Troopers da Morte, que fazem parte de um grupo de Stormtroopers especialistas em espionagem.
Eles trabalham apenas para a Inteligência do Império e para a ISB, o que explica suas aparições ao lado de Dedra. Eles apareceram pela primeira vez em Rogue One: Um História Star Wars.
4. Mon-Mothma cita Canto Bight
Em uma discussão com seu marido, Perrin, Mon-Mothma o acusa de reacender sua paixão por apostas e o alerta para o perigo iminente que isso traz, já que o motorista dela trabalha para o Império e poderia reportar a situação para o governo.
Ou seja, a ISB ficaria bem mais atenta para irregularidades e a personagem não gostaria de levantar suspeitas sobre seu envolvimento com a Aliança Rebelde.
Nessa conversa, ela cita o planeta Canto Blight, introduzido em Star Wars: O Último Jedi. Perrin tem uma história não muito agradável, digamos assim, com o local.
3. Mensagem de Maarva
No episódio 12 de Andor, uma das maiores surpresas acontece durante o funeral de Maarva, mãe adotiva de Cassian Andor. Na cena, a personagem aparece em forma de holograma e realiza um discurso repleto de inspiração, instigando o povo de Ferrix a lutar e não perder a esperança.
Logo de cara, os fãs já devem ter se lembrado de duas situações similares: Leia, na primeira trilogia de Star Wars, quando seu holograma serve como ponto de virada para Luke agir; Clone Wars, quando Saw Gerrera utilizava o recurso para incitar os demais a combater.
Em Andor, aliás, o discurso de Maarva é um dos pontos de virada para Cassian mudar sua mentalidade.
2. A nave de Luthen
Chamada de The Fondor, a nave de Luthen é uma das mais impressionantes da galáxia e da série do Disney+. No penúltimo episódio, inclusive, vemos como Luthen pode ser letal ao se sentar no controle do veículo espacial. Mas o que mais chamou a atenção dos fãs foi a sua funcionalidade cloak.
O modo cloak é ativado pela inteligência artificial da nave e a deixa quase que indetectável, tornado-a invisível para os inimigos. Vemos esse recurso ser utilizado no season finale de Andor, quando Luthen deixa Ferrix.
A tecnologia foi vista pela primeira vez na Scimitar, nave do vilão Dath Maul, e foi popularizada na série Clone Wars. Muitos especulam, aliás, que a ferramenta foi criada pelos Sith, ordem de guerreiros seguidores do Lado Sombrio da Força.
1. A Estrela da Morte na cena pós-créditos
Como de costume em grandes produções, a cena pós-créditos de Andor revelou um grande easter egg da franquia Star Wars. Na sequência final, uma teoria de fãs é confirmada quando descobrimos que prisioneiros da Narkina 5 estão construindo partes da temida Estrela da Morte, estação espacial bélica criada pelo Império.
Apesar de a cena ser um pouco contraditória, já que a Estrela da Morte já estava sendo feita durante Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, pode ser que essa seja a segunda versão da estação. De qualquer forma, a referência não fica tão clara.
O que sabemos, entretanto, é que a Estrela da Morte é a responsável pela morte de Cassian Andor no futuro, conforme visto no filme Rogue One. Nesse sentido, o easter egg se torna bem poético (e triste).
Lembrando que a 2ª temporada de Andor já foi confirmada no Disney+ e contará com 12 episódios também, que devem chegar em algum momento de 2024.
Fontes
Categorias