Steven Spielberg critica streaming por impactar estreias no cinema
Em entrevista concedida ao The New York Times, o premiado diretor Steven Spielberg e cofundador da DreamWorks aproveitou a oportunidade para criticar novamente o comportamento dos serviços de streaming durante a pandemia de covid-19. Segundo ele, os executivos de plataformas digitais se aproveitaram da fragilidade da situação para aumentar suas assinaturas e deixar cineastas para trás, impactando os lançamentos de produções nos cinemas.
Citando uma espécie de "sabotagem", Spielberg esclarece que os streamings fizeram bem ao público mais velho que não tem condições de sair para um cinema, especialmente em um momento tão delicado, mas sugere que as plataformas destruíram a sensação de "magia". Com isso, as pessoas não se sentaram ao lado de "estranhos" em salas lotadas e não puderam acompanhar estreias significativas para a filmografia internacional, prejudicando a arrecadação por parte dos executivos.
“A pandemia criou uma oportunidade para as plataformas de streaming aumentarem suas assinaturas para níveis recordes e também jogar alguns dos meus melhores amigos cineastas sob o ônibus, já que seus filmes não foram lançados sem cerimônia nos cinemas”, disse o diretor. “Eles foram pagos e os filmes foram subitamente relegados, neste caso, à HBO Max. E então tudo começou a mudar.”
(Fonte: Getty Images / Reprodução)Fonte: Getty Images
O idealizador da franquia Jurassic Park e de Indiana Jones sugere que os diretores tenham opções de datas de lançamento nos cinemas e reforça a importância de haver um trabalho em conjunto com o streaming, para que não apenas exista chance de longas-metragens serem premiados, mas também que se possa pagar toda a produção e a arrecadação dos estúdios.
“Queremos que os cinemas permaneçam abertos”, disse ele. “Achei encorajador que Elvis tenha arrecadado US$ 100 milhões nas bilheterias domésticas. Muitas pessoas mais velhas foram ver esse filme, e isso me deu esperança de que as pessoas estavam começando a voltar ao cinema à medida que a pandemia se tornava endêmica. Acho que os filmes vão voltar. Eu realmente quero.”
O que você acha dessa declaração? Acredita que os streamings prejudicaram as exibições nas telonas? Comente!
Fontes
Categorias