O Senhor dos Anéis: Gandalf, o Branco ou Cinzento? Entenda diferença!
O primeiro filme de O Senhor dos Anéis chegou aos cinemas em 2002 e, 20 anos depois, o universo criado pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien está novamente em alta, com a estreia da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder.
Para quem chegou recentemente na Terra-Média, uma dúvida é bem comum: qual a diferença do Gandalf, o Cinzento para Gandalf, o Branco? Temos a resposta para isso!
Apresentado inicialmente como Gandalf, O Cinzento, o mago tem um visual marcante e emblemático. Suas vestes longas cinzas, cabelo e barba grandes, chapéu pontudo e o cajado sempre em mãos marcaram a história do universo de Tolkien, estando presente na queda de Sauron, o tenente mais poderoso de Morgoth.
Gandalf em batalha contra balrogFonte: HBO
Contudo, apesar do grande poder que o mago possuía, ele morre após batalha contra balrog nos eventos finais de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, caindo do penhasco, permitindo que Frodo e companhia consigam escapar do perigo, na cena em que rendeu uma das frases mais famosas da franquia: "You shall not pass!". Ou melhor, isso foi o que a gente pensou.
O mago retorna no segundo filme da franquia, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, como Gandalf, O Branco, sua versão ainda mais poderosa, e Tolkien explica a sua volta à vida.
Gandalf, O Branco, após reencarnaFonte: HBO
Na mitologia, após falecer, o mago teria sido arrancado para fora do tempo e do espaço por Eru Ilúvatar, o criador supremo do universo. Ele devolve a vida ao corpo de Gandalf como forma de retribuição por todo o sacrifício que o mago fez para proteger a Terra-Média.
Reencarnado, Gandalf vai para o reino de Lothlórien, onde é curado pela magia elfica e assume uma aparência impecável, com os longos cabelos alinhados e as vestes brancas.
Vivido pelo ator Ian McKellen, Gandalf aparece em toda a trilogia de O Senhor dos Anéis e também nos filmes da saga O Hobbit.
Fontes
Categorias