Filmes clichês: 7 produções clássicas do cinema
Nem mesmo o maior fã de cinema cult vai negar que gosta de filmes clichês. Contudo, o que configura um longa-metragem como clichê? De modo geral, são aqueles em que o enredo já nos é conhecido, que conseguimos antecipar as ações dos personagens.
Podem ser relacionados a diferentes gêneros cinematográficos, como o horror e o suspense, mas são mais comuns nas comédias românticas. Esse, por sinal, é um de nossos critérios na elaboração desta lista.
Pensamos em títulos românticos, os bem comuns na “Sessão da Tarde”, e em filmes recentes, que reproduzem os clichês adolescentes. A seleção foi elaborada considerando longas que estejam nas plataformas de streaming. Ficou curioso? Confira.
1. (500) Dias com ela
(500) Dias com ela é uma comédia romântica que inverteu um pouco os papéis, colocando um homem no lugar que, em geral é ocupado por uma mulher. E integra a lista de filmes clichês porque é uma história conhecida por todos nós.
Um indivíduo, em busca de um grande amor, que se apaixona por uma pessoa que parece, a seus olhos, um príncipe/princesa encantado(a). Na trama do longa, dirigido por Marc Webb, Tom Hansen fica apaixonado por sua assistente, Summer Finn.
Eles começam um relacionamento, que parece lindo, até que ela rompe o namoro repentinamente. Ao longo do filme, ele vai relembrar os 500 dias que viveram juntos, na busca de descobrir em que momento as coisas começaram a dar errado.
2. 10 Coisas que eu odeio em você
Quem era adolescente em 1999 se derreteu com 10 Coisas que eu odeio em você. Bianca é uma garota bonita e popular que deseja namorar, mas só poderá se a irmã mais velha, Kat, fizer isso antes. Um rapaz interessado em Bianca paga para um amigo sair com Kat, na tentativa de que ele a conquiste.
Já notou que é daqueles filmes clássicos clichês, certo? Sim, você encontrará diálogos clássicos de comédias românticas, protagonistas que dizem não se amarem e que no fim ficam juntos. É o suprassumo do clichê.
Que tal assistir a Heath Ledger novinho? Tem no Disney+.
3. Como perder um homem em 10 dias
Títulos com um galã que acredita que nunca vai encontrar o amor e termina por se apaixonar são clássicos clichês, certo? Pois Como perder um homem em 10 dias segue o manual à risca.
Ben é um publicitário que faz uma aposta com o chefe para ganhar uma conta publicitária. Ao mesmo tempo, Andie é uma jornalista que está redigindo uma reportagem com o nome do filme.
Acidentalmente, como todo filme clichê, eles se apaixonam e precisam resistir aos problemas que surgem para viverem esse amor.
Você pode descobrir se o amor deles sobreviverá no Prime Video.
4. De repente 30
De repente 30 poderia se encaixar nos filmes clássicos clichês e nos repletos de clichês adolescentes. É que Jenna, inicialmente, é uma jovem pouco popular na escola e que não recebe atenção do garoto por quem é apaixonada.
Após ser humilhada em sua festa de 13 anos, ela faz um pedido e, milagrosamente, avança para os 30 anos. Aí é aquela coisa, amizades, amores, desilusões. Tudo que um bom filme de “Sessão da Tarde” pode entregar.
Vai lá, faz uma pipoca e abra sua Netflix, que lá você vê o filme.
5. Meninas malvadas
“Às quartas usamos rosa”. Só por essa frase você já deve saber o filme que é o próximo de nossa lista.
Meninas malvadas se tornou um clássico dos filmes de clichês adolescentes: um grupo de garotas populares; a garota que tenta fazer parte desse grupo e se apaixona por um garoto popular; a garota popular que tenta sabotar a menina emergente.
Poderia ficar por horas elencando todos os clichês de Meninas malvadas, e não seria nenhum demérito, já que o filme é um “cult” entre os “trashes”.
Clique aqui para assistir a Lindsay Lohan em seu ápice no Prime Video.
6. A barraca do beijo
A barraca do beijo é uma adaptação de livro de mesmo nome. Daqueles filmes feitos para derreter corações de adolescentes, o longa acompanha a jornada dos amigos Elle e Lee, que decidem comandar a barraca do beijo durante um evento da escola em que estudam.
Para tornar a iniciativa um sucesso, ela tenta convencer seu crush, Noah (irmão mais velho de seu melhor amigo) a participar. Aí, é aquela coleção de clichês adolescentes: eles se aproximam, o que abala a amizade entre Elle e Lee.
Pode confessar que você também quer ter seu coração derretido. Clica aqui para assisti-lo na Netflix.
7. Para todos os garotos que já amei
Para todos os garotos que já amei é outra adaptação literária da Netflix. A trilogia segue as aventuras amorosas de Lara Jean, que escreve cartas para os garotos por quem já teve uma quedinha, mas as guarda, como um tipo de diário.
Sim, a obra resgata um dos maiores (terrores e) clichês adolescentes: o amor não correspondido. Tudo vira de ponta-cabeça quando a irmã mais nova encontra as cartas e decide enviá-las aos rapazes.
Não vamos contar mais, para não dar nenhum spoiler. Pode clicar aqui e acompanhar os três filmes da franquia na Netflix.
Esperamos não ter esquecido nenhum filme clichê, mas, se fizemos isso, compartilhe conosco suas sugestões. Aproveite e compartilhe com a família, os amigos e seu crush. De repente, eles topam uma tarde de pipoca e filmes clichês.
Fontes
Categorias