Lufa-Lufa: 8 características sobre a casa de Hogwarts
A Saga Harry Potter, composta por inúmeros livros e filmes, apresentou um mundo cheio de magia e bruxaria para pessoas das mais diferentes faixas etárias. Na trama, Hogwarts consiste em uma instituição de formação de novos bruxos, na qual seus estudantes passam por desafios constantes no ano letivo.
Vale destacar que a escola é dividida em quatro grupos principais a partir das Casas fundadas por seus idealizadores. Elas são:
- Grifinória (fundada por Godrico Gryffindor);
- Sonserina (fundada por Salazar Slytherin);
- Corvinal (fundada por Rowena Ravenclaw);
- Lufa-Lufa (fundada por Helga Hufflepuff).
Cada uma delas possui características, símbolos, fantasmas, salão comunal e muitas outras curiosidades únicas. Portanto, quer saber mais sobre as principais características da Lufa-Lufa? Confira logo abaixo!
8. A influência de sua fundadora
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Segundo a biografia de Helga Hufflepuff, a bruxa tem origem galesa e foi a única a aceitar estudantes independente de suas condições, ambições e dificuldades. Apesar disso, ela sempre prezou pela lealdade e dedicação aos estudos.
Isso, sem dúvidas, reverberou com o passar do tempo e a maioria dos bruxos aceitos na Casa possuem justamente essas características. A dedicação aos estudos, inclusive, trouxe grandes conquistas intelectuais para a Lufa-Lufa.
7. Lealdade acima de tudo
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Conforme citado anteriormente, Helga prezava muito pela lealdade. Dessa maneira, os membros dessa Casa são os melhores amigos que alguém poderia ter, sobretudo porque eles sempre estarão ao lado daqueles com quem se importam.
Além disso, os lufanos não gostam de magoar ninguém e têm seus próprios sentimentos feriados por conta disso. Aqueles que pertencem à Lufa-Lufa pensam sempre no próximo antes, até mesmo, de pensarem em si mesmo.
6. Feiticeiros do bem
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Ao longo dos livros de Harry Potter, inúmeros bruxos com intenções maléficas foram vistos, como é o caso de Tom Riddle – o Voldemort, pertencente à Casa Sonserina. Porém, na Lufa-Lufa, há raríssimos casos de bruxos que ascenderam às artes das trevas.
Além disso, boa parte dos lufanos prefere praticar a bondade e união com seus amigos. Aqui podemos citar Cedrico Diggory, Ninfadora Tonks e Newt Scamander, membros bastante bondosos, leais e dedicados.
5. O fantasma da Lufa-Lufa
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
No salão comunal das Casas de Hogwarts, os estudantes convivem diariamente com fantasmas representantes. Na Lufa-Lufa, esse ambiente está próximo da cozinha e possui teto baixo, embora nunca tenha sido visto nos filmes.
O fantasma da casa é o Frei Gordo, um bruxo bondoso que morreu após ser acusado de heresia pela igreja enquanto observava um doente na cama. Aqui há outra característica dentro da bondade dos lufanos: eles se sacrificam por aquilo que acreditam ser o certo.
4. Ótimos em Herbologia
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
A dedicação aos estudos mais uma vez surge nesta lista. Há inúmeras disciplinas interessantes no currículo escolar de Hogwarts, como Defesa contra as Artes das Trevas, Astronomia, Poções, Adivinhação, Trato das Criaturas Mágicas e também Herbologia, uma das mais complexas.
Talvez por ser ministrada pela Professora Pomona Sprout, da Lufa-Lufa, os estudantes pertencentes a essa Casa são exímios herbologistas. Nas aulas, os conteúdos apresentados envolvem o trato de plantas mágicas.
3. Seres despretensiosos
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Outra característica fundamental dos lufanos é a paciência e despretensão, visto que os estudantes estão mais preocupados com outras questões além da ambição desenfreada.
Isso se reflete no símbolo da Casa, que é representado por um texugo, um animal cujo espírito livre é muitas vezes subestimado pelos outros.
Embora sejam lidos como pessoas ingênuas, os membros da Lufa-Lufa podem ser ferozes se incomodados, pois eles sabem se defender e possuem grandes aliados.
2. Gostam de trabalhar
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Os lufanos também gostam bastante de trabalhar e, assim como nos estudos, eles se dedicam bastante às suas atividades profissionais.
Além disso, todas as tarefas a que são designados são desempenhadas da melhor maneira possível, mesmo que elas sejam consideradas muito simples ou triviais.
Eles gostam sempre de visualizar resultados dignos de sua própria personalidade, com uma filosofia de conhecer seus limites e conquistar seus objetivos de forma honesta.
1. Valores de respeito
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Pictures
Para fechar essa lista, é preciso falar de um outro valor precioso ensinado pela própria Helga Hufflepuff: todos merecem ser tratados com respeito, independente de suas convicções, ações e diferenças. Seus ensinamentos foram eternizados na famosa canção do Chapéu Seletor para lembrar os estudantes de que todos eles seriam valorizados.
Com muito respeito, Helga conseguiu construir uma Casa única, cujas lições transformaram a vida de seus membros, tornando-os pessoas bondosas e repletas de valores necessários.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Minha Série para saber mais curiosidades sobre Harry Potter e tantas outras franquias de sucesso no universo do entretenimento!
Categorias